domingo, abril 04, 2010

OVELHAS & OVELHAS




“EU SOU O BOM PASTOR. O BOM PASTOR DÁA VIDA PELAS OVELHAS.” ( João 10.10)..

Bem se expressou o salmista:
“... FOI ELE E NÃO NÓS QUE NOS FEZ POVO SEU E OVELHAS DO SEU PASTO.” ( Salmo 100.3).
Uma tipologia sobre a Igreja é a de rebanho. E rebanho de ovelhas (porque há rebanhos de cabras), mas o Senhor Jesus é Pastor de ovelhas como está escrito:
“ORA, O DEUS DA PAZ, QUE TORNOU A TRAZER DENTRE OS MORTOS A JESUS, NOSSO SENHOR, O GRANDE PASTOR DAS OVELHAS...” ( Hebreus 13.20).
Éramos ovelhas, como está escrito:
“TODOS NÓS ANDAVAMOS DESGARRADOS COMO OVELHAS...” ( Isaias 53.6).
Jesus viu o povo de Israel como ovelhas:
“... VIU JESUS UMA GRANDE MULTIDÃO E COMPADECEU-SE DELES, PORQUE ERAM COMO OVELHAS QUE NÃO TÊM PASTOR.” ( Marcos 6.34).
Interessante ser ovelha!
Ovelha é mamífero - precisamos de “mães espirituais”, aqueles que nos dão o “genuíno leite espiritual, para que por ele vades crescendo.” ( 1 Pedro 2.2);
Ovelha é ruminante – para que haja nutrição não basta comer, mas alimentar-se, e ela só se alimenta depois da erva passar pelo rumem, retículo, omaso e abomaso, que é o verdadeiro estômago, o glandular. Nós precisamos nos alimentar da mesma Palavra várias vezes, repetidas vezes para sermos nutridos espiritualmente (Filipenses 3.1).
Ovelha não tem dentes incisivos, caninos, tendo em vista não ser animal carnívoro, ou seja, não se alimenta de carne. Nós não podemos também nos alimentar de “carne”, mas de leite e de Pão ( João 6.57).
Quem se alimenta de “carne” não é ovelha.
Ovelha só enxerga a uma distância de menos de dez metros, por isso ela se perde facilmente do rebanho. Ela além de não ter boa visão também não tem bom olfato. Temos necessidade de estar em rebanho, juntos uns dos outros (comunhão), para não nos distanciarmos do Pastor a quem seguimos ( João 10.4).
Ovelha é propensa a cair em covas ( Mateus 12.11). Acompanhar o Pastor de perto é fundamental para evitar cairmos em covas, porque há covas que são preparadas para nós (Salmo 57.6).
Se a ovelha virar-se de patas para cima não consegue levantar-se sozinha; quantas vezes como ovelha também ficamos à espera de alguém que nos venha ajudar a levantar-nos! ( Mateus 12.11).
A ovelha é mansa, obediente, dependente, frágil, espera ser cuidada e vive em comunidade. É incapaz de defender-se.
A ovelha é fonte de riqueza; quem investe em um rebanho tem um retorno altíssimo no seu investimento. Por que será que tanta gente quer reunir pessoas em um rebanho nos nossos dias? Por que será que tantos querem ser pastores e pastoras?
Ovelha é fonte de carne, de laticínio (queijo roquefort), lã e couro! Rendimento garantido!
A Bíblia fala de diferentes tipos de ovelhas (Ezequiel 344.16):
Ovelha fraca; ovelha doente; ovelha quebrada; ovelha desgarrada; ovelha perdida; ovelha gorda e ovelha forte.
O Senhor promete julgar entre ovelha e ovelha ( Ezequiel 34.17).
Que ovelha nós somos? Para que o Senhor seja o nosso Pastor precisamos nos colocar como Suas ovelhas; precisamos segui-lO, andar nos seus passos.
Quem tem sido de fato o nosso pastor? A quem estamos seguindo? Quem está determinando o caminho por onde andamos?
Há casos que a mídia ou a net é quem são pastores de muitos, até mesmo daqueles que se chamam pelo Nome do Senhor. São alimentados por eles; são orientados por eles; seguem à risca as suas chamadas consumistas; praticam o que eles ensinam e pregam.
Que ovelha nós somos aos olhos do Sumo Pastor e Bispo das nossas almas?( 1 Pedro 2.25).
Mantenhamos os nossos olhos nEle, no nosso Supremo Pastor, porque quando Ele se manifestar reunirá todos quantos foram verdadeiramente Suas ovelhas e assim será “UM SÓ REBANHO E UM SÓ PASTOR!”
Não saia do seu rebanho; permaneça no aprisco onde o Bom Pastor lhe colocou; cuidado com o mercenário que só quer o produto da ovelha; mantenha-se junto do rebanho; não vá a outros rebanhos sem que o Pastor lhe direcione para não correr o risco de se perder, ou virar de patas para cima...
Daqui a bocadinho o nosso Pastor voltará e levará consigo as ovelhas que O seguem, que conhecem a Sua voz!
Maranata!

Nenhum comentário: