domingo, junho 27, 2010

O TEMPO PARA O TEMPO DE AGIR




“TINHA JOSIAS OITO ANOS DE IDADE QUANDO COMEÇOU A REINAR... NO OITAVO ANO DE SEU REINADO, SENDO AINDA MOÇO, COMEÇOU A BUSCAR O DEUS DE DAVI, SEU PAI; E NO DUODÉCIMO ANO COMEÇOU A PURIFICAR A JUDÁ E A JERUSALÉM... “ ( 2 Crônicas 34.1.3).

Meus amados e mui queridos irmãos como a Palavra de Deus é preciosa! Cada dia que se passa eu louvo mais e mais a Deus por nos ter presenteado com a Sua bendita Palavra, e por nosso país ter me permitido, desde criança, poder manusear a Bíblia Sagrada, o Livro que tem poder de transformar vidas, por ser inspirado pelo Amigo Espírito Santo, aleluia!
O que eu aprendo com este texto? Que lições posso extrair dele para a nossa vida nos dias atuais? Vejamos:
1. Josias, filho de Amom, neto de Manassés;
2. Josias, neto e filho de homens que marcaram a história de Israel com o procedimento de fazer o que era mau perante o Senhor (2 Cronicas 33.22);
3. Mesmo vivendo em famílias cujos pais não serviram retamente a Deus, todavia, Josias, fez a diferença nos seus dias, embora sendo ainda uma criança, na sua segunda infância quando começou a reinar.
Portanto, não há justificativa para alguém que escolhe seguir as coisas contrárias à Palavra de Deus, quando se refere a ter sido criado em família desestruturada; que o ambiente foi o culpado daquela pessoa ter se tornado um ímpio, um afastado de Deus.
A tendência natural pela ordem das coisas era Josias seguir o caminho do seu pai e do seu avô, mas foi bem diferente! Ele escolheu fazer o que era reto perante o Senhor, andando em todo o caminho de Davi, seu ascendente, um homem segundo o coração de Deus!
É isso aí: tudo depende da nossa escolha. A quem queremos seguir? A inclinação natural das coisas da carne para a morte ou a inclinação para o Espírito que é vida e paz?
4. Josias – oito anos de idade é rei;
5. Josias – dezesseis anos de idade resolve buscar a Deus, o Deus de Davi!
6. Josias – vinte anos de idade toma a decisão de agir no que diz respeito à purificação do povo para o qual Deus o instituiu liderança!
A Bíblia não refere a quem foi que orientou Josias na sua meninice a respeito das coisas de Deus, mas o certo é que ele deve ter aprendido com as histórias que ouvia acerca de Davi e resolveu seguir o exemplo dele, ao invés de seguir o seu pai e avô.
Davi é conhecido como um homem cujo coração nunca se contaminou com idolatria. Deus, o seu Deus era o Tudo na sua vida.
Davi foi um homem que soube esperar o tempo certo para todas as coisas de acordo com as orientações de Deus.
Josias agiu de maneira igual: ainda na adolescência, uma fase de conflitos, de questionamentos, de crises de identidade, ele busca a Deus. Que decisão maravilhosa!
Quem dera que todos os adolescentes seguissem o exemplo de Josias, decidindo buscar a Deus antes de tomar qualquer decisão, seja ela de que ordem for!
Lamentavelmente há muitos que estão em liderança, seja no lar, seja na casa de Deus, que não entram por esse caminho de buscar a Deus antes de fazer qualquer coisa; pelo contrário são movidos pela pressa e, precipitadamente, muitas vezes acabam por estragar até mesmo o plano de Deus para algumas situações.
Josias não só resolveu buscar a Deus e não foi a qualquer deus, mas o Deus de Davi ( o Pastor, o Escudo e Fortaleza, a sua Força, a Rocha, a Cidadela, o Libertador, o Rochedo, o Refúgio, o Baluarte); Josias resolve buscar Aquele que é digno de ser louvado, o Deus dos deuses!
Mas, ele não somente buscou; ele esperou... Esperou... Esperou...
Passou um ano, dois anos, três anos e no quarto ano após ter decidido buscar a Deus é que ele tem a convicção de que chegou a hora de agir. E vejam que a atitude dele era em prol de uma boa causa: ele entraria com autoridade para abolir a idolatria no meio do povo de Deus!
Todo mundo sabe que Deus não suporta idolatria, porém, ensinou a Josias a esperar a hora oportuna de entrar em ação, aleluia!
O Amigo Espírito Santo nos ensina neste texto a não somente buscar a Deus, mas também esperar com paciência, com perseverança pelo momento certo de tomar atitude, mesmo sendo algo que seja do agrado de Deus.
A Bíblia diz:
“PERSEVERAI NA ORAÇÃO, VELANDO NELA COM AÇÃO DE GRAÇAS.” (Colossenses 4.2.).
Tem muita gente boa orando muito, porém quando se trata de perseverar em oração não agüenta. Movidos pela pressa da vida acabam tomando atitudes que depois irão se arrepender, e muitas vezes o prejuízo também alcança outros.
Está buscando a Deus para fazer alguma coisa no Seu Reino? Ótimo, parabéns! Contudo, tenha paciência, não ponha a sua mão antes do sinal verde de Deus. Não aja como Saul que por causa de alguns minutos, talvez, perdeu tudo quanto Deus tinha para ele. Espere mais um pouco, lembrando de que Deus é atemporal, mas chega na hora que determinou.
Espere... Espere... Espere... A hora vai chegar e Deus será glorificado, aleluia!
Maranata!

Nenhum comentário: