terça-feira, novembro 30, 2010

CRENTE VELHO OU VELHO CRENTE?



“... NA MALÍCIA, SIM, SEDE CRIANÇAS; QUANTO AO JUÍZO, SEDE HOMENS AMADURECIDOS.”
( 1 Coríntios 14.20).

Quem está em Cristo é nova criatura, está escrito, independente da idade cronológica que tenha, e como está escrito, deve viver em novidade de vida.
O problema é que o crente quando fica velho na fé é de fato um PROBLEMA!
O crente velho vive uma vida sem prazer;
O velho crente não importa a situração, “O SEU PRAZER ESTÁ NA LEI DO SENHOR...”;
O crente velho tem a visão de reino sem o brilho do sol; suas noites não têm lua, nem tão pouco ele pode enxergar o brilho das estrelas. Sua vida perdeu totalmente o esplendor;
O velho crente por mais escuras que sejam as nuvens a cobrir o sol ele pode ver além delas, um lindo sol a brilhar! Suas noites têm sempre uma bela lua e é pontilhada de estrelas que ao piscarem lhes transmitem uma mensagem de que Deus é fiel e da mesma maneira como as chama pelo nome, também conhece o nome dele para agir em seu favor!
O crente velho vive uma vida espiritual sem firmeza nos braços, isto é, não consegue empreender nenhum trabalho no Reino; as suas pernas já não têm segurança para andar com passos firmes no Caminho; a sua alimentação tem que ser coisas leves, líquidos (mensagens para bebês espirituais); sua visão está totalmente escurecida, não consegue enxergar o que Deus está fazendo na sua vida e na vida dos que estão ao seu redor; ele só vê tudo escuro, só vê coisas negativas em tudo e em todos;
O velho crente, pelo contrário, não perde oportunidade de exercitar os braços na obra de Deus, procurando fazer o que lhe vem às mãos conforme as forças que tem (Eclesiastes 9.10); suas pernas estão firmes, pois afinal, ele faz veredas direitas para os seus pés e assim pode correr com paciência a carreira que lhe está proposta, olhando para Jesus ( Hebreus 12.2); recebe a alimentação espiritual sempre com alegria, não tem fastio e tão pouco faz restrição alimentar, porque tanto se alimenta de coisas leves quanto de coisas sólidas (Hebreus 5.14); ele sabe que o homem vive de toda Palavra ( mas TODA mesmo) que sai da boca de Deus ( Mateus 4.4). sua visão é visão de águia, ver ao longe,enxerga tudo límpido, ver coisas boas em tudo e em todos, pois, afinal, ele compra colírio para ungir os seus olhos e estes nunca escurecem! ( Apocalipse 3.18).
O crente velho não podendo falar em voz alta não perde tempo para murmurar até falando consigo mesmo; seus dias são cheios de amargura e seus lábios só se abrem para destilar absinto, triste!
O velho crente abre a sua boca com alegria para louvar a Deus; seus lábios exprimem o gozo que lhe vai na alma; não há lugar para queixumes e murmurações, afinal ele tem tanto para agradecer que não sobra tempo para proferir palavras que venham entristecer do Dono da sua casa – o Amigo Espírito Santo. Ainda que as circunstâncias lhes sejam adversas Ele tem motivos para louvar a Deus pois a sua fé lhe estimula a isso; ele sabe que o seu Deus nunca o abandonará (Hebreus 13.5.b).
O crente velho quando lhe falta o sono levanta-se e começa a recordar o passado, e, de preferência lembrando as coisas más, enquanto que o velho crente quando fica sem sono aproveita para recordar os feitos do Senhor em sua história de vida e interceder por aqueles que estão dormindo, que privilégio!
O crente velho já não consegue ouvir a voz do Bom Pastor; sua audição espiritual está comprometida, foi avariada com o barulho do mundo e das suas próprias palavras de crítica, acusação, condenação, enfim.
O velho crente tem a sua audição espiritual bem aguçada; ele está sempre pronto para ouvir o que o Espírito diz às igrejas; ele ouve a voz do seu Pastor e a conhece. Não tem perigo de confundir a voz do Mestre amado com a voz do mercenário, aliás, quando o “outro” tenta lhe falar, tentando-o a maldizer ele o repreende em nome de Jesus e começa a exaltar o seu Senhor!
O crente velho vive sempre com medo, não tem segurança em Deus, vive sempre sobressaltado esperando o pior, tudo lhe é demasiadamente pesado já não consegue ajudar outros a levar a carga, pois nem dá conta da sua própria.
O velho crente anda seguro! Não tem porque temer, pois sua vida e a vida dos seus está bem protegida pelo Poderoso de Jacó! Está sempre disposto a ajudar os irmãos a levar as suas cargas e com alegria; ajudar outros não lhe é um fardo, mas uma maneira de servir ao seu Senhor servindo ao Corpo.
E finalmente, o crente velho se apavora em pensar que o dia do encontro com Deus vai chegar; ele pensa em como há de deixar este mundo, como ficarão os seus sem ele...
O velho crente jubila em pensar no dia em que estiver frente a frente com o seu Senhor, Aquele que lhe amou, lhe comprou, lhe sustentou em todo tempo, lhe foi fiel! Não se preocupa com os seus, pois sabe muito bem que o seu Senhor cuidará deles da mesma maneira como o fez consigo e lhe conduziu em segurança até o Seu Reino celestial. Por isso, só há motivo para alegrarem-se quando pensa no dia da colação de grau, aleluia!
Afinal, que crente queremos ser: Crente velho ou velho crente? A escolha é de cada um.
Maranata!

quarta-feira, novembro 24, 2010

INFORMAÇÃO AOS LEITORES

A paz do Senhor amados
Tenho estado bastante atarefada com os compromissos de viagens a serviço do meu Senhor, cooperando com igrejas que nos convidam, para glória de Deus, e, por isso, não tenho tido condições de escrever os textos para publicá-los.
Chegamos hoje de viagem e estaremos viajando na sexta-feira para um trabalho em Santo André = SP em nome de Jesus.
Portanto, estamos buscando do Amigo aquilo que Ele quer que compartilhemos naquela ocasião para glória do Nome de Jesus.
Querendo Deus estaremos retomando na próxima semana, em nome de Jesus.
Permanceçam firmes na fé, amados, porque o Noivo - Jesus poderá voltar ainda hoje, aleluia!
Vivamos o dia de hoje e não nos preocupemos com o amanhã, pois o Deus de quem nós somos e a quem servimos tem cuidado de nós.
Um abraço
a conserva em Cristo Jesus
lidia

quinta-feira, novembro 18, 2010

PARTICIPANTES DA SANTIDADE DE DEUS

“... PARA QUE SEJAMOS PARTICIPANTES DA SUA SANTIDADE.” ( Hebreus 12.10).

Deus é santo, como está escrito:
“... SANTOS SEREIS, PORQUE EU, O SENHOR, VOSSO DEUS, SOU SANTO.” ( Levítico 19.2).
O profeta Isaias teve uma visão da santidade de Deus e reconheceu:
“... AI DE MIM! ESTOU PERDIDO...” (Isaias 6.5)
Ninguém, absolutamente pode ser considerado santo sem estar em Cristo; somente em Cristo somos achados santos diante de Deus.
Todavia, Deus tem interesse em que sejamos participantes da Sua santidade! Não dá para entender bem essa maneira de agir de um Deus tremendamente Santo, e conforme diziam os serafins:
“... SANTO, SANTO, SANTO, É O SENHOR DOS EXÉRCITOS...” ( Isaias 6.3).
A santidade pertence a Deus; só Ele tem a santidade absoluta, aleluia!
Ele, esse Deus Santo, quer nos tornar participantes da Sua santidade, repito e para isso, como um bom Pai que é, nos disciplina, nos corrige, glória a Deus!
Nunca devemos nos queixar, murmurar, reclamar, questionar quando estamos sendo disciplinados pelo Senhor, sabendo que nem todo sofrimento que passamos é prova, mas, na maioria das vezes é mesmo a Sua correção para nos disciplinar, porque nos ama.
Ao invés de tentar entender o porquê do nosso sofrimento, por que não agradecemos ao Pai celestial, por nos amar tanto a ponto de se importar em que sejamos participantes da Sua santidade?
Já não bastava sermos co-participantes da Sua natureza, Ele quer compartilhar conosco um de seus atributos tão especial – a santidade.
Enquanto escrevo sei que alguém que me lerá certamente está vivendo um tempo de sofrimento, seja em qual área for da vida; sei também que o adversário tem tentado colocar na sua mente que o tal processo é porque a pessoa não é amada por Deus.
Em nome do Senhor Jesus não dê atenção ao mentiroso! Escolha ficar com o que diz a Santa Palavra de Deus e aproveite o momento para louvar a Santidade de Deus e agradecer pelo tratamento que está permitindo, seja aplicado a sua vida com um propósito tão especial.
Sejamos sábios e não nos deixemos enredar por teologias enganosas que excluem o sofrimento da vida dos santos em Cristo Jesus.
Rejeitemos, pois, toda e qualquer doutrina que não esteja de acordo com as sagradas escrituras, tendo cuidado com os falsos mestres que usam textos do Antigo Testamento nos quais Deus faz promessas ao Seu povo, sem, contudo, observar que para toda promessa há uma condição de obediência e fidelidade.
Louvado seja Deus pela graça de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos fortalece em nosso processo de dores sejam elas físicas ou emocionais; glória a Deus pelo Amigo Espírito Santo, o Consolador divino que nos consola com as palavras do Senhor Jesus e nos encoraja a prosseguir apesar de, sabendo sempre que nada, mas nada mesmo, nos poderá separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!
Adoremos a Deus na beleza da Sua Santidade! Ele é Santo!
Louvemos a Deus porque Ele é bom e porque a Sua benignidade dura para sempre! Ele é Santo!
Sirvamos a Deus com um coração voluntário e alegre, pois, afinal, temos motivos de sobra para assim fazer. Ele é Santo!
Maranata!

segunda-feira, novembro 15, 2010

ALGUMAS RAZÕES PELAS QUAIS AMO A JESUS

“NÓS O AMAMOS PORQUE ELE NOS AMOU PRIMEIRO.” ( 1 João 4.19).

Ele nos amou!
Ele nos ama! (Apocalipse 1.5).
Nossos pecados são perdoados!
“FILHINHOS, EU VOS ESCREVO, PORQUE OS VOSSOS PECADOS SÃO PERDOADOS, POR CAUSA DO SEU NOME.” ( 1 João 2.12).
Não há condenação!
“AGORA, POIS, JÁ NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ PARA OS QUE ESTÃO EM CRISTO JESUS... QUEM OS CONDENARÁ? É CRISTO JESUS QUEM MORREU OU, ANTES RESSISCITOU, O QUAL ESTÁ Á DIREITA DE DEUS E TAMBÉM INTERCEDE POR NÓS.” ( Romanos 8.1.34).
Temos um Advogado!
“FILHINHOS MEUS, ESTAS COISAS ESCREVO PARA QUE NÃO PEQUEIS. SE, TODAVIA, ALGUÉM PECAR, TEMOS ADVOGADO JUNTO AO PAI, JESUS CRISTO, O JUSTO.” (1 João 2.1).
Nunca estamos só!
“... E EIS QUE ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS ATÉ Á CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS.” ( Mateus 28.20).
Ele, Jesus, mora em nós!
“... E VIREMOS PARA ELE E FAREMOS NELE MORADA.” ( João 14.23).
Somos abençoados nEle!
“BENDITO O DEUS E PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, QUE NOS TEM ABENÇOADO COM TODA SORTE DE BÊNÇÃO ESPIRITUAL NAS REGIÕES CELESTIAIS EM CRISTO,” (Efésios 1.3.) Incrível como tem tanto crente, evangélico que corre atrás de bênção, que vem para a igreja buscar bênção...
Temos um intercessor diante de Deus!
“POR ISSO, TAMBÉM PODE SALVAR PERFEITAMENTE OS QUE POR ELE SE CHEGAM A DEUS, VIVENDO SEMPRE PARA INTERCEDER POR ELES.” ( Hebreus 7.25).
Ele nos socorre na tentação!
“POIS, NAQUILO QUE ELE MESMO SOFREU, TENDO SIDO TENTADO, É PODEROSO PARA SOCORRER OS QUE SÃO TENTADOS.” ( Hebreus 2.18).
Quero convidá-lo (a) a buscar na Santa Palavra de Deus outras tantas coisas que são motivos para amarmos a Jesus, e procurar cada dia mais amá-lO, reverenciá-lO, adorá-lO, louvá-lo e servi-lO com alegria.
Se você for mulher acrescente um motivo a mais: Ele restaurou a nossa sorte e nos deu o privilégio de estar no meio dos santos nELE! Nada de exclusão, somos o Seu Corpo, aleluia! Como está escrito:
“DESSARTE, NÃO PODE HAVER JUDEU NEM GREGO; NEM ESCRAVO NEM LIBERTO; NEM HOMEM NEM MULHER; PORQUE TODOS VÓS SOIS UM EM CRISTO JESUS.” ( Gálatas 3.28). Aleluia!
Amemos Jesus cada vez mais; que nosso amor por Ele aumente à medida que os minutos passam meus amados. Não nos deixemos enganar pelo mentiroso quando nos tenta a abandonar Aquele que por nós morreu e ressuscitou, apresentando razões fúteis, inflando o nosso “ego”, estimulando o nosso egoísmo.
Façamos como o apóstolo Paulo:
“SIM, DEVERAS CONSIDERO TUDO COMO PERDA, POR CAUSA DA SUBLIMIDADE DO CONHECIMENTO DE CRISTO JESUS, MEU SENHOR; POR AMOR DO QUAL PERDI TODAS AS COISAS E AS CONSIDERO COMO REFUGO, PARA GANHAR A CRISTO E SER ACHADO NELE...” (Filipenses 3.8.9).
Ganhar a Cristo é o mais excelente!
Ganhar a Cristo é mais importante que ganhar uma cadeira oferecida pelos homens; é mais glorioso do que acumular bens e riquezas matérias; é estar cheio de saúde; é ter poder e fama neste mundo (mesmo no meio evangélico).
Ganhar a Cristo e ser achado nEle supera todas as coisas, porque somente os que forem achados nEle poderão subir com o Corpo quando a última trombeta estrugir, aleluia!
Maranata!

quinta-feira, novembro 11, 2010

AGUAS E ÁGUAS




“ E DISSE DEUS: HAJA FIRMAMENTO NO MEIO DAS ÁGUAS E SEPARAÇÃO ENTRE ÁGUAS E ÁGUAS.” (Gênesis 1.6).

Interessante! Separação entre águas e águas...
Neste mundo temos as águas dos mares e as águas dos rios, que por sua vez são formados pelas fontes e seguem para desembocar no mar.
“ TODOS OS RIOS CORREM PARA O MAR, E O MAR NÃO SE ENCHE;” ( Eclesiastes 1.7). O mar não se satisfaz, pense nisso!
Segundo os estudiosos da Bíblia, águas nos falam de povos, nações, pessoas.
Observando as escrituras podemos encontrar como Deus trata com certo tipo de pessoas comparando-as com águas, como por exemplo:
“MAS OS ÍMPIOS SÃO COMO O MAR AGITADO, QUE NÃO SE PODE AQUIETAR, CUJAS ÁGUAS LANÇAM DE SI LAMA E LODO.” (Isaias 57.20).
Veja lá se os ímpios se satisfazem com alguma coisa. Cuidado com essa sua insatisfação...
Este é o quadro da humanidade sem Deus! Preste atenção e veja como vivem as pessoas na terra: agitadas, em sua grande maioria para não dizer em maioria absoluta; quando abrem as suas bocas é somente para murmurar, lamentar, falar palavras torpes, xingamentos, maldições, impropérios, críticas, queixas, e outros pecados da língua, e, como está escrito, só deixam sair de si lama e lodo.
Quantas pessoas têm sido atingidas e maculadas pela lama e pelo lodo que sai da boca dos ímpios! E como disse Jesus:
“... DA ABUNDÂNCIA DO CORAÇÃO FALA A BOCA.” ( Lucas 6.45), tais pessoas têm os seus corações cheios de lama e de lodo. Lugar onde predomina lama e lodo é denominado charco,(poça extensa, mas não profunda, de água estagnada e suja - dicionário de português), e segundo o salmista Deus nos tirou de lá.
“TIROU-ME DE UM LAGO HORRÍVEL, DE UM CHARCO DE LODO...” ( Salmo 40,2).
Todos quantos tiveram a experiência do novo nascimento já não mais estão nesse lugar horrível, mas não somente estão na rocha, como também têm dentro de si “RIOS DE ÁGUA VIVA”, aleluia!
Há uma música cantada por muitos evangélicos que diz “navegar no oceano do Espírito...”; completamente anti-bíblica. Nunca o Amigo Espírito Santo foi comparado a oceano, a mar. Jesus fala dEle como “RIO”, e isto é bem diferente.
“HÁ UM RIO CUJAS CORRENTES ALEGRAM A CIDADE DE DEUS, O SANTUÁRIO DAS MORADAS DO ALTÍSSIMO.” ( Salmo 46.4).
Quem é o santuário de Deus? Portanto, no santuário de Deus há um rio e não um oceano.
O texto de Ezequiel quarenta e sete que fala sobre as águas purificadoras, é usado para comparar com a vida do salvo, de maneira que quando o profeta foi levado pela correnteza, não podendo nadar, ilustra-se com uma vida cheia do Espírito Santo que não mais faz o seu querer, mas é totalmente dependente do Amigo Espírito Santo.
Mas a Palavra também se refere a crentes comparando-os com a onda do mar, ou seja, com água salgada, e isso é muito bom prestarmos atenção.
“... O QUE DUVIDA É SEMELHANTE Á ONDA DO MAR, E AGITADA PELO VENTO...” ( Tiago 1.6).
Os ímpios vivem agitados, como já vimos acima e agora a Bíblia diz que os incrédulos, o que duvida, também vive agitado...
Que crentes somos nós? Tranqüilos como um rio, ou agitados como a onda do mar? (a não ser casos específicos de pessoas com TDAH).
Se exercitarmos a nossa fé e a nossa confiança em Deus podemos viver tranquilamente, na certeza de que o nosso Pai cuida muito bem de tudo em nossa vida e como está escrito:
“... SÓ TU, SENHOR, ME FAZES HABITAR EM SEGURANÇA.” (Salmo 4.8).
Mesmo no meio do povo que se chama pelo Nome do Senhor há separação entre águas e águas, e como!
Há evangélicos que vivem como “mar” e outros que são como “rio”; uns têm em si água salgada; outros têm água doce, aliás, o apóstolo Tiago escreve:
“ACASO PODE A FONTE JORRAR DO MESMO LUGAR O QUE É DOCE O QUE É AMARGO?... TAMPOUCO FONTE DE ÁGUA SALGADA PODE DAR ÁGUA DOCE.” (Tiago 3.11.12).
O que temos jorrado? Que tipo de água sai de nosso interior? Aquilo que falamos tem servido para dessedentar os sedentos? Água do mar não mata a sede de ninguém, pelo contrário, aguça mais a sede...
E segundo o Senhor Jesus vai haver o dia da separação entre joio e trigo e, é certo que também haverá separação entre águas e águas.
Eu quero estar naquele grupo “rio” que tem no seu interior rios de água viva, que fluem água doces, para mitigar a sede dos homens que carecem de beber de Jesus – a fonte de água viva, e você?
Os peregrinos que se dirigem à cidade celestial, o que lá os espera não é o mar, pelo contrário, está escrito:
“VI NOVO CÉU E NOVA TERRA, POIS O PRIMEIRO CÉU E A PRIMEIRA TERRA PASSARAM, E O MAR JÁ NÃO EXISTE.” ( Apocalipse 21.1.).
Para os que gostam muito do mar, quem sabe, vão sentir falta dele (rsrsrsrs).
Na cidade cujo arquiteto é o próprio Deus, o que João viu e escreveu é o seguinte:
“ENTÃO, ME MOSTROU O RIO DA ÁGUA DA VIDA, BRILHANTE COMO CRISTAL, QUE SAI DO TRONO DE DEUS E DO CORDEIRO.” ( Apocalipse 22.1), aleluia!
Lembra do rio de Ezequiel quarenta e sete? “... TUDO VIVERÁ POR ONDE QUER QUE PASSE ESTE RIO.” ( Ezequiel 47.9). Glória a Deus!
Vivamos hoje sentindo os rios fluírem do nosso interior e não águas salgadas.
Rios sim; mares não!
Maranata!

segunda-feira, novembro 08, 2010

O SENHOR É O MEU PASTOR


“BONDADE E MISERICÓRDIA CERTAMENTE ME SEGUIRÃO TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA;” (Salmo 23.6).

Se eu sou de fato ovelha do Pastor, se Ele é realmente meu Senhor (Jesus, o bom Pastor), a verdade bíblica acima é também uma realidade em minha vida, glória a Deus!
Quando Faraó perguntou a Jacó:
“QUANTOS SÃO OS DIAS DOS ANOS DA TUA VIDA?” ( Gênesis 47.8), Jacó prontamente lhe respondeu:
“... OS DIAS DOS ANOS DAS MINHAS PEREGRINAÇÕES SÃO CENTO E TRINTA ANOS; POUCOS E MAUS FORAM DOS DIAS DOS ANOS DA MINHA VIDA...” ( Gênesis 47.9).
Se hoje lhe fosse feita a mesma pergunta qual seria a resposta dada a quem lhe perguntasse? A mesma de Jacó, ou teria alegria em relembrar os anos que já viveu, visto ter sido alcançado pela graça e misericórdia do Senhor em tempo oportuno? É alguma coisa boa para se pensar neste dia.
Mas seja como for a boa notícia é que sejam quais forem os nossos dias há a promessa de que bondade e misericórdia nos seguirão, aleluia! O que seria de nós sem estas virtudes de Deus nos seguindo? Ai de mim!
A Bíblia refere-se a alguns dias que podemos viver, tais como:
Ester 9 fala dos dias de festa, de alegria, de banquetes...
O salmista fala dos seguintes dias: dia mal; dia da peleja; da adversidade; da angústia (Salmos 41.1;78.9; 27.5;40.15).
O pregador fala do dia da prosperidade; dia do nascimento e dia da morte ( Eclesiastes 7.14.1).
O profeta Jeremias escrevendo Lamentações fala do dia da solenidade (que belo dia!) (Lamentações 2.22).
O profeta Isaias nos fala do dia de alvoroço, de atropelamento e confusão (misericórdia!) ( Isaias 22.5).
O profeta Amós nos fala sobre o dia da batalha e da tormenta ( Amós 1.14)
O menor de todos os profetas fala do dia da calamidade (Deus tenha de nós compaixão!) ( Obadias 13).
O profeta Ezequiel nos fala sobre o dia da turbação ( Ezequiel 7.7).
O profeta Zacarias fala dos dias das coisas pequenas (Zacarias 4.10) Como é bom o dia das coisas grandes!
O apóstolo Paulo escrevendo aos Efésios nos fala do dia mau (Efésios 6.13).
O escritor aos Hebreus nos fala sobre o dia da tentação ( Hebreus 3.8).
O certo é que há dias e dias e com certeza alguém, neste dia, está vivendo um dia (dia na Bíblia se refere a um período de tempo e não a vinte e quatro horas simplesmente).
Não sei qual o seu dia; sei o meu e dou glória a Deus por ele, porque sei que o meu Deus é bom e tudo tem o seu tempo determinado, aleluia!
A maravilhosa mensagem é que seja lá que dia estamos vivendo temos a garantia da Palavra de Deus de que “BONDADE E MISERCÓRDIA” nos seguirão todos os dias, todos os dias, todos os dias...
Nosso Pastor é bondoso e as suas misericórdias não têm fim, como está escrito, elas são novas cada manhã, aleluia! (lembre-se de que não é a Palavra do Senhor que se renova cada manhã, por favor não torça a Palavra; a Palavra é eterna e o que é eterno não tem necessidade de ser renovado).
Para cada dia que vivermos há uma porção da Palavra para nos fortalecer, encorajar, animar, trazer esperança, glória a Deus!
Olhe para trás de si e veja pela fé, sobre a Palavra de um Deus que não pode mentir que a Sua bondade e a Sua misericórdia está lhe seguindo, está nos seguindo, glória a Deus!
Portanto, nada de desânimo, nem de tristeza profunda, nem de desesperança, ou de outra qualquer coisa que lhe venha fazer sofrer o coração, pelo contrário, alegremo-nos pelo privilégio que muitos neste dia não têm de serem seguidos pela bondade e misericórdia de Deus. Esse é um privilégio para aqueles que são ovelhas do Seu pasto e O têm como seu Pastor, seguem as suas pisadas, aleluia!
Maranata!

sexta-feira, novembro 05, 2010

QUANDO DEUS NOS ENSINA

“... FEZ O SENHOR NASCER UMA PLANTA... ENVIOU UM VERME... EM NASCENDO O SOL, DEUS MANDOU UM VENTO CALMOSO ORIENTAL...” (Jonas 4.6-8).

É maravilhoso observar as lições que Deus nos dá; Ele sempre está querendo nos ensinar alguma coisa para o nosso crescimento e aprendermos obediência.
Jonas, o profeta fujão, como é chamado, a duras penas finalmente chega à cidade de Nínive e entrega a mensagem de Deus para aquele povo.
Embora não tendo percorrido toda a cidade, retira-se e fica à espera do que irá acontecer. O seu coração não mostra a mínima misericórdia para com aquele povo que não conhece a Deus; pelo contrário, ele espera mesmo a destruição total de todos ali.
Deus, entretanto, age de modo diferente do que pensamos ou até mesmo queremos que Ele aja, Deus é Deus, aleluia, e não é levado por sentimentos dos homens, glória a Deus.
E Deus ensina a Jonas a lição da misericórdia: faz nascer uma planta que traz para o profeta um bem estar; envia um verme que faz a planta morrer imediatamente e depois, manda um vento que não traz refrigério para o profeta, cuja cabeça está sendo aquecida pelo sol. Isto provoca a revolta do profeta ao ponto de fazê-lo desejar a morte, imagine!
Deus lhe ensina sobre compaixão e misericórdia.
Quando o Amigo me trouxe ao coração esta meditação me orientando para escrever , sei que há alguém que me lerá que está passando por uma situação semelhante a que viveu Jonas:
Deus lhe abriu uma porta que lhe tem trazido bem estar e conforto; isso lhe trouxe muita alegria, celebração, agradecimento, enfim...
Contudo, o mesmo Deus fez com que acontecesse alguma coisa para lhe tirar da zona de conforto e isso lhe tem trazido questionamentos sérios. Deus faz como quer quando nos lhe apraz nos ensinar uma lição. A situação mudou; o conforto já não é tanto; houve uma reviravolta para tirá-lo de certa comodidade, mas saiba que é Deus agindo e para o seu bem.
Não se preocupe quando o sol começar a arder na sua cabeça e quando o vento lhe tocar mas não lhe trouxer alívio, experimente louvar a Deus, agradeça, pois como está escrito:
“EM TUDO DAÍ GRAÇAS...” ( 1 Tessalonicenses 5.18) e ainda:
“DANDO SEMPRE GRAÇAS POR TUDO...” ( Efésios 5.20).
Em todas as circunstâncias devemos falar com o Amigo Espírito Santo e Ele nos trará, de alguma maneira, uma resposta acerca do propósito daquela situação.
Deus nos faz passar por momentos difíceis para que possamos ter compaixão e misericórdia de outros que estão ao nosso redor e vivem situações às vezes, até desesperadoras. Somente entenderemos o processo que alguém está vivendo quando lembramos de que passamos por outro igual; aí somos inclinados a agir com bondade no exercício do verdadeiro amor para com o nosso próximo.
O melhor, todavia, é exercitarmos bondade, misericórdia e compaixão sem que precisemos viver momentos como viveu o profeta Jonas, e, de modo nenhum imitemos o seu proceder ou sua fala numa atitude de revolta contra o modo de Deus agir em favor de outros.
Deus sabe muito bem quando precisamos aprender uma lição, mas conhece também a nossa estrutura, e lembra que somos pó. Ele não vai deixar que o sol causticante lhe consuma os dias; Ele mesmo lhe envolverá com a Sua sombra e debaixo das Suas asas estarás seguro...
A nuvem da misericórdia chegará ao seu dia de deserto; há um oásis bem a sua frente e do outro lado um novo tempo espera alguém que poderá ser misericordioso e compassivo para com aqueles que lhe procurarem buscando uma palavra de refrigério e encorajamento.
Não desista! Viva com alegria o momento de sol escaldante. Esse momento é breve, passará mais depressa do que se possa imaginar. Deus é bom!
Maranata

terça-feira, novembro 02, 2010

LIDERES, PORÉM INCRÉDULOS

“VEMOS, POIS, QUE NÃO PUDERAM ENTRAR POR CAUSA DA INCREDULIDADE.” ( Hebreus 3.19).
“QUANTO, PORÉM, AOS COVARDES, AOS INCRÉDULOS... A PARTE QUE LHES CABE SERÁ NO LAGO QUE ARDE COM FOGO E ENXOFRE, A SABER, A SEGUNDA MORTE.” ( Apocalipse 21.8).

Desde criança que tenho estado em igrejas locais em diferentes lugares, porém, na mesma denominação, entretanto nunca tomei conhecimento de que alguém foi desligado do rol de membros, foi afastado da comunhão da Igreja por ser incrédulo. Mas como está escrito:
“...TUDO QUANTO, OUTRORA, FOI ESCRITO PARA O NOSSO ENSINO FOI ESCRITO... “ ( Romanos 15.4), precisamos ter muito cuidado com a incredulidade, porque ela excluí do céu tanto quanto a imoralidade e a mentira.
Na narrativa do capítulo sete do livro de Números, aliás, o capítulo mais longo do Pentateuco, vemos que quando Moisés acabou de levantar o tabernáculo, os príncipes de Israel, os cabeças da casa de seus pais, príncipes das tribos, que haviam presidido o censo fizeram ofertas diante do tabernáculo.
A Bíblia não diz que Moisés fez qualquer pedido, eles ofereceram voluntariamente. Deus mandou Moisés receber as tais ofertas, e ainda orientou quanto ao destino delas.
Nas ofertas deles estavam incluídos:
Um prato de prata (cheio de farinha, amassada com azeite);
Uma bacia de prata (cheio de farinha, amassada com azeite);
Um recipiente de dez siclos de ouro (cheio de incenso);
Um novilho;
Um carneiro;
Um cordeiro de um ano;
Um bode;
Dois bois;
Cinco carneiros;
Cinco bodes;
Cinco cordeiros de um ano.
Eles ofereceram ofertas de manjares (louvor), holocaustos (sacrifícios), incenso (oração), contudo não puderam entrar na terra prometida por causa da incredulidade!
Era gente boa; era liderança alta; eram os principais, os cabeças das tribos de Israel; fizeram tudo como manda o figurino, mas não entraram, nenhum deles, que lástima
Que Deus tenha de nós misericórdia, pois segundo as escrituras conosco não será diferente. Se vivermos em incredulidade não teremos o direito de entrar na cidade santa pelas portas, pelo contrário, o lugar preparado para os incrédulos é terrível (guarde-nos Deus de ir para lá!).
Talvez alguém que me lê venha a dizer: por que essa irmã escreve esse assunto tão forte, quando poderia escrever alguma coisa que nos encorajasse...
Mas quem disse que esse assunto não nos encoraja? Encoraja sim, a não entrar no caminho dos incrédulos, pois como o próprio Senhor Jesus falou “QUANDO, VIER O FILHO DO HOMEM, PORVENTURA ACHARÁ FÉ NA TERRA?” ( Lucas 18.8.
Precisamos ter muito cuidado para não deixarmos de crer em tudo quanto as Escrituras nos falam e entrarmos no caminho daqueles que já não crêem que o Senhor Jesus é capaz de cuidar da Sua Igreja, por isso precisamos lançar mão de coisas seculares para pelejar pelo Corpo de Cristo.
Cuidado para não nos afastarmos das eternas verdades da Santa Palavra de Deus, passando a crer em ensinamentos baseados no humanismo, em teorias sem embasamento bíblico, ou até mesmo em distorções bíblicas sob o pretexto de que nos originais não está escrito assim.
O tempo está difícil mesmo meus amados. Que Deus nos ajude a chegar ao final da carreira aqui na terra como o apóstolo Paulo com a fé guardada.
Não vamos abrir mão da nossa fé, aquela fé genuína, simples, a fé vivenciada por aqueles que nos antecederam, que, mesmo sem conhecimento intelectual, sem conhecimentos teológicos, mas como justos viveram da fé, aleluia! Mesmo ignorantes em tantas coisas mantiveram a fé viva no Senhor Jesus e nas Sagradas Escrituras, crendo como está escrito.
Seja Deus gracioso para conosco e nos ajude a não estarmos nas igrejas locais oferecendo sacrifícios de qualquer tipo, orando, louvando a Deus, tendo a Palavra(farinha), tendo azeite (o Espírito Santo) e na última hora ficarmos fora da nova Jerusalém por uma coisa chamada incredulidade.
Já pensou alguém que viveu se abstendo da impureza, da imoralidade, das coisas que o mundo oferece e não subir com a Igreja por algo que está tão escondido que ninguém pode saber? Agora, meus amados, uma das manifestações visíveis da incredulidade é a murmuração. Por trás de uma murmuração está a incredulidade.
O antídoto contra a incredulidade é a fé. Aproximemo-nos do Autor e Consumador da nossa fé, mantendo uma estreita comunhão com Ele e com a Sua bendita Palavra, pois segundo as escrituras a fé é gerada quando ouvimos pela Palavra de Deus.
Quanto mais a nossa fé estiver fortalecida, mais forte será o escudo para que possamos combater os dardos inflamados do maligno e estar preparados para o encontro.
Maranata!