sexta-feira, maio 27, 2011

ONDE ANDAM OS SOCORRISTAS?




“A UNS ESTABELECEU DEUS NA IGREJA... DONS DE CURAR, SOCORROS...” (I Coríntios 12.28).

Acredito que precisamos como igreja local, publicar um anúncio procurando quem exerça os dons de socorros, tendo em vista o grande número de pessoas necessitando desse serviço.
Há disputas para se ocupar cargos de liderança onde as pessoas possam se projetar; há corridas por exercer funções de destaque no sistema eclesiástico da igreja como organização, mas, onde andam os socorristas? Onde andam aqueles que estejam à disposição do Amigo Espírito Santo para socorrer os que se encontram necessitando de ajuda em diferentes áreas da vida?
Os que se dispõem a cooperar com o Amigo neste particular precisam ter em mente que devem estar de prontidão vinte e quatro horas no dia, pois nunca se sabe quando será acionado para trabalhar; é necessário estar disposto também a deixar de freqüentar reuniões ou mesmo um culto, pois de repente alguém grita por socorro (sei muito bem o que isto significa); é estar preparado para ouvir mais do que falar; emprestar o ombro para que lágrimas sejam derramadas sem reservas; é ser digno da confiança do Amigo Espírito Santo para ouvir e ter controle para não comentar com quem quer que seja sobre aquela situação que lhe foi exposta.
A dependência do Amigo Espírito Santo tem que ser total a fim de que Ele oriente em cada caso em particular, ensinando como a pessoa deverá ser ajudada; não podemos lançar mão de experiências anteriores, visto que cada caso é um caso, e o Amigo tem a maneira específica para cada um deles, Ele é Deus!
Onde andam os socorristas? Eles precisam ajudar:
Os fracos – quantos se encontram em estado de profunda fraqueza espiritual; às vezes estão até obesos fisicamente, porém, enfraquecidos espiritualmente; suas forças foram minadas pelas lutas e tribulações deste mundo. O socorrista precisa chegar com o alimento especial para a necessidade daquela pessoa, por exemplo, se a fraqueza for por falta de ferro não levar cálcio; isso só o Amigo pode prescrever, aleluia!
Os desanimados – só o Senhor Jesus sabe, como Cabeça do Corpo, quantos se encontram sem ânimo algum para prosseguir na caminhada; as aflições têm lhe tirado o ânimo; as tentações lhe têm roubado a capacidade de reagir e por isso diminuem o ritmo na vida espiritual; a dificuldade de crer diante de tantas decepções os deixa desanimados. Contudo, há esperança!
Os cansados – são tantos que estão a cantar: ‘Stou cansado e sem forças..., meu Deus! Cansados de sofrer; cansados de crer; cansados de desilusões; cansados por conta do fardo pesado que estejam a carregar; cansados a ponto de sequer poder levantar a cabeça por isso andam só a olhar para baixo e, quanto mais olham para baixo mais cansados ficam. Acode socorrista! Ajuda-os a levantar a cabeça e olhar para cima porque a nossa redenção está próxima!
Os feridos – esse grupo é muito grande, mas grande mesmo! Há muitos que como Jeremias foi ferido com a língua daqueles que fazem parte do mesmo povo; feridos com atitudes grosseiras; feridos sem misericórdia por banalidades; feridos... Feridos... Feridos... Feridos por “n” situações, mas são feridos e como feridos não conseguem caminhar direito precisando muitas vezes ser carregados. O detalhe é que para cada ferido que precise ser conduzido é necessário dois sãos; imagine em uma comunidade com vinte feridos serão necessários quarenta sãos para carregá-los e deste modo a obra vai parar. Alô socorristas! Mãos à obra!
Os mutilados – aqueles que lhes foi tirado alguma coisa que fazia com muito amor na casa de Deus; literalmente falando é como se lhe arrancassem um pedaço de si; há casos em que tal mutilação leva a óbito espiritual, quando não são socorridos em tempo hábil. Há necessidade do socorrista (fisioterapeuta) espiritual trabalhar orientado pelo Amigo Espírito Santo a reabilitação desta pessoa, ajudando-a a conviver com aquela perda e em alguns casos, ensiná-la a adaptar-se a uma prótese e continuar a jornada.
É fantástico como o Amigo Espírito Santo tem as orientações para cada caso, contanto que ninguém se perca, mas esteja preparado para subir com a Noiva, aleluia!
Somente aqueles que estão sadios na fé(atenção idosos Tito 2.2), podem exercer a função de socorrista, pois como alguém desanimado, fraco, ferido, cansado, mutilado teria condições de carregar outro?
Minha oração neste dia é que entre os que nos lêem, o Amigo encontre muitos que se coloquem a Sua disposição como socorristas no Reino de Deus, pois a guerra está travada; as batalhas se sucedem; cada combate parece sem mais difícil que o anterior; a luta não tem trégua e os acidentes acontecem.
Não me refiro somente à luta contra o reino das trevas, mas também a luta interna em cada um de nós e também no meio onde estamos inseridos. Há uma expressão “fogo amigo” usada por soldados, quando os ferimentos são provocados por outro colega do mesmo exército. Ah, meu Deus! Quanto fogo amigo nós experimentamos!
O Senhor nos quer sadios, fortalecidos nEle, usando em todas as situações a Palavra da Verdade para nos recompormos sempre que alguma coisa vier para nos impedir de correr com perseverança a carreira que nos está proposta. Tenhamos cuidado de nós mesmo, como está escrito, e no que depender de nós nos deixemos usar como instrumentos de bênçãos para outros, sem esperar que o nosso nome seja mencionado, sem buscar reconhecimento dos homens, porém, tudo fazendo por amor em obediência Àquele que nos resgatou.
Por onde andam os samaritanos com azeite e vinho para socorrer os que estão na margem do caminho? (Lucas 10.25...)
O trabalho do socorrista é trabalho subterrâneo, comparado a serviço de esgoto em uma cidade, que ninguém vê, não se propaga e por isso há políticos que se empenham em construir viadutos e pontes, coisas visíveis que façam o seu nome conhecido, enquanto que o sistema subterrâneo é de vital importância para a comunidade do ponto de vista de higiene e saúde principalmente.
Ajudemos a alguns a chegar do outro lado como vencedores em nome de Jesus!
Maranata!

8 comentários:

paciente em recuperação disse...

ENGRAÇADO ALGUMAS VEZEZ JÁ FUI UM SOCORRISTA, PEQUENO MAS FUI,PORÉM UMA ÚNICA DIFICULDADE NA VIDA, AQUAL A CONSIDERO A MAIOR, ME FEZ PASSAR DE SOCORRISTA A NECESSITADO;POIS COMO DIZ O TEXTO TAMBÉM ESTOU CANSADO, CANSADO DE CAIR E LEVANTAR,CANSADO DE ACERTOS E ERROS, ENFIM CANSADO.... PORÉM AGRADEÇO A VC AMIGA MINHA POR SER MUITAS VEZES MINHA SOCORRISTA.

Carlos Roberto, Pr. disse...

Prezada socorrista,
Miss. Lídia Fernandes,

A Paz do Senhor!

fui profundamente edificado e abençoado com a leitura do seu artigo.

No afã de reverberar seu post, publiquei em meu singelo blog, com o devido crédito e link!

Fique na Paz do Amado,

Seu conservo em Cristo,
Pr. Carlos Roberto

Lidia Fernandes Da Silva disse...

Prezado paciente em recuperação
Glória a Deus que nos faz triunfar em Cristo, e com certeza o Senhor Jesus tem interesse em aliviar o cansaço de cada um de nós.
Continue firme a olhar para Ele.
A Ele pois, a glória para sempre!
a conserva
lidia

Lidia Fernandes Da Silva disse...

Mui querido Pr. Carlos (filho de oração)
Louvo a Deus por sua vida e agradeço pela paciência em ler aquilo que o Amigo nos tem dado para escrever; verdadeiramente tudo é Ele, glória a Deus!
Obrigada por nos colocar em seu tão conceituado blog, o qual também acompanho.
Em tudo Deus seja louvado!
Nosso abraço saudoso extensivo a Sarah
a conserva
lidia

Anônimo disse...

Também partilho do mesmo sentimento do irmão "paciente em recuperação", tantas vezes fui socorrista, não sendo para minha glória, mas glória do Pai, e agora sou eu que estou sendo levado ao colo. Mas sei que me vou levantar, não só pelas minhas forças, mas porque sei que Deus levanta os caídos, e faz deles novos vasos......e eu quero ser um novo vaso, sabendo que nos convem que passemos por tribulações, para que em nós seja derramada a sua glória. Descobri hoje o seu blog, mas agradeço a Deus por ele. Ja fui grandemente, abençoado. Mas como diz um pastor meu amigo, que adiante ser abençoado e não abençoar, e esse amada irmã é o seu objectivo. Saudações deste irmão Português da Assembleia de Deus de Sacavém Josué Coelho

Lidia Fernandes Da Silva disse...

Prezado"Paciente em recuperação"
Em tudo e por tudo demos graças ao Senhor, portanto, seja Ele louvado em nossas vidas, quer fracos, quer fortes, vivamos nEle!
a conserva
lidia

Lidia Fernandes Da Silva disse...

Querido Pr. Carlos
A paz do Senhor
Sinto-me privilegiada em saber da sua leitura ao que escrevemos e, mais ainda ter coragem de reproduzi-lo em seu tão conceituado blog.
Em tudo e por tudo Deus seja louvado.
Com gratidão e oração
lidia

Lidia Fernandes Da Silva disse...

Prezado irmão Josué
A paz do Senhor
que bom alguém desse país que aprendi a amar estar nos lendo, glória a Deus.
SAbe amado irmão, passamos por acidentes e sofremos para que possamos consolar com as consolações com que somos consolados pelo Senhor ( 2 Cor.1.3).
Um abraço
a conserva em Cristo
lidia