terça-feira, setembro 10, 2013

VIDA ETERNA UM BEM INCALCULÁVEL!


 

“... QUE FAREI PARA HERDAR A VIDA ETERNA? (Lucas 10.25; 18.18).

O evangelista São Lucas faz menção de dois homens que se aproximaram de Jesus fazendo-lhe a pergunta acima. Um deles era intérprete da Lei, um homem conhecedor das escrituras e no entanto, não tinha vida eterna (Lucas 10.25). O outro era um homem de posição, que guardava todos os mandamentos desde a sua juventude (Lucas 18.18-21), contudo, nem um nem outro tinha vida eterna.

O evangelista João, o discípulo amado, foi quem mais escreveu sobre vida eterna e, segundo seu evangelho já no princípio, vida eterna é um assunto de suma importância, senão vejamos.

Em João 3.14.15 está escrito:

“... IMPORTA QUE O FILHO DO HOMEM SEJA LEVANTADO, PARA QUE TODO O QUE NELE CRÊ TENHA A VIDA ETERNA.” E a seguir, temos o texto áureo da Bíblia que de modo enfático afirma “... PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRÊ NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA.” (João 3.16).

Sigamos acompanhando os escritos de João: “... QUEM CRÊ NO FILHO TEM A VIDA ETERNA...” (João 3.36). Ainda está escrito: ”... A VONTADE DE MEU PAI É QUE TODO HOMEM QUE VIR O FILHO E NELE CRER TENHA A VIDA ETERNA...” (João 6.40).

Como é maravilhoso ler o que disse Jesus: “QUEM CRÊ EM MIM TEM A VIDA ETERNA.” (João 6.47). E o discurso do Senhor Jesus continua: “QUEM COMER A MINHA CARNE E BEBER O MEU SANGUE TEM A VIDA ETERNA...” (João 6.54).

Jesus fez uma promessa gloriosa para aqueles que são suas ovelhas: “EU LHES DOU A VIDA ETERNA; JAMAIS PERECERÃO...” (João 10.28).

Após as palavras de despedida para os seus discípulos (João 16), o Senhor Jesus se dirige ao Pai com os olhos levantando para o céu e dentre outras palavras proferiu estas: “ASSIM COMO LHE CONFERISTE AUTORIDADE SOBRE TODA A CARNE, AFIM DE QUE ELE CONCEDA A VIDA ETERNA A TODOS QUE LHE DESTE.” (João 17.2).

Ao escrever a sua primeira epístola João, o apóstolo não podia esquecer de mencionar algo tão importante para aqueles que decidem seguir a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas. Deste modo é que ele escreveu: “ E ESTA É A PROMESSA QUE ELE MESMO NOS FEZ, A VIDA ETERNA.” (1 João 2.25). E ainda mais: “E O TESTEMUNHO É ESTE: QUE DEUS NOS DEU A VIDA ETERNA, E ESTA VIDA ESTÁ EM SEU FILHO.” (1 João 5.11).

Quase concluindo sua carta o apóstolo assim se expressa: “ESTAS COISAS VOS ESCREVI, A FIM DE SABERDES QUE TENDES A VIDA ETERNA...” (1 João 5.13).

O que é, portanto, a vida eterna?

O próprio Senhor Jesus se referiu à vida eterna da seguinte maneira: ”E SEI QUE O SEU MANDAMENTO É A VIDA ETERNA...” E ainda esclareceu muito bem o que seja a vida eterna ao dizer: “E A VIDA ETERNA É ESTA: QUE TE CONHEÇAM A TI, O ÚNICO DEUS VERDADEIRO E A JESUS CRISTO, A QUEM ENVIASTE.” (João 17.3).

Verdadeiramente nem o intérprete da Lei nem tampouco o homem rico poderiam ter a vida eterna, jamais! O primeiro sequer sabia quem era o seu próximo tamanho era o seu egoísmo, enquanto que o outro vivia escondido na sua religiosidade que o fazia melhor que todos ao seu redor; tanto uma coisa como a outra é manifestação do vírus luciferiano do orgulho, que por sua vez é uma demonstração clara de idolatria.

Somente têm a vida eterna os que creem em Jesus e dEle se alimentam. Não há outra maneira de se vive-la, porque a promessa de vida eterna é para o presente (vejam que os verbos estão no presente). Todos quantos obedecem o mandamento de crer em Jesus, conhecem a Deus, têm intimidade com Ele, desfrutam da Sua doce comunhão, aleluia!

E todos quantos vivem a vida eterna nesta vida no seu homem espiritual, hão de vive-la na eternidade em corpo incorruptível, semelhante ao de Jesus, sem mais estar sujeito a dores e doenças que o pecado traz consigo e nos alcança, porque estamos ainda no corpo do pecado

Quando Jesus mandou que João, o apóstolo, escrevesse às igrejas da Ásia, a primeira carta foi dirigida a Éfeso e, finalizando a mensagem Ele promete ao vencedor comer da árvore da vida, a árvore que o primeiro homem comia dela e tinha vida eterna em seu corpo físico; quando ele pecou a primeira providencia de Deus foi expulsá-lo do jardim para que não comesse dela e vivesse eternamente em um corpo agora dominado pelo pecado, e fadado a tornar-se pó!

Amados meus, desfrutemos da vida eterna que já temos aqui, vivendo uma vida de profunda intimidade com Deus, reconhecendo-O como Único Deus! Não nos deixemos levar pelos convites à idolatria que nos assediam mais e mais nestes últimos dias; pelo contrário fujamos deles como está escrito:

“PORTANTO, MEUS AMADOS, FUGI DA IDOLATRIA.” (1 Coríntios 10.14); e ainda:

“FILHINHOS, GUARDAI-VOS DOS ÍDOLOS.” (1 João 5.21).

Repensemos com sinceridade e ajuda do Amigo Espírito Santo se de fato temos a vida eterna e se não há algum ídolo que nos está impedindo de a experimentarmos já e agora, para que possamos desfrutar de uma vida para sempre com Aquele a quem ama a nossa alma – JESUS!

MARANATA!

 

Nenhum comentário: