quinta-feira, dezembro 05, 2013

DEUS E UM POVO PARA O SEU NOME - II






“EXPÔS SIMÃO COMO DEUS, PRIMEIRAMENTE, VISITOU OS GENTIOS, A FIM DE CONSTITUIR DENTRE ELES UM POVO PARA O SEU NOME.” (Atos 15.14).

A IGREJA, povo que Deus escolheu para o Seu Nome deve obedecer os mandamentos que nos são dados pelo Espírito Santo que inspirou as Sagradas Escrituras tais como:

Acolhei o que é fraco na fé – Romanos 14.1 – Pensemos um pouco meus amados. Será que como igreja local estamos obedecendo a este mandamento? Como estamos lidando com o irmão fraco, débil na fé? Estamos tratando-o com paciência ou procurando nos afastar dele quando somos por ele procurado? Acolhimento fala de calor humano; fala de tratamento com carinho, com atenção; fala de tentar entender a fraqueza do outro nos colocando no lugar dele.

Levai as cargas uns dos outros – Gálatas 6.2 – Meu Deus! Não é assim tão fácil levar a carga do meu irmão quando não estou dando conta nem das minhas, misericórdia! Mas o mandamento está na Palavra e devemos obedecer, procurando ajudar os nossos irmãos quando estão vivenciando situações difíceis, momentos de aflição; buscar minimizar a sua dor; encoraja-lo com as promessas da Palavra. Muitas vezes o simples ato de abraçar o irmão em angústia alivia a carga que ele tem sobre si. Evitar criticar ou achar motivo para justificar a fase que o outro está passando.

Regozijai-vos sempre – 1 Tessalonicenses 5.16 – Viver uma vida em Cristo tem que ser motivo para alegrar-nos. E a propósito, o reino de Deus é alegria no Espírito Santo (Romanos 14.17). Este mandamento não deixa espaço para qualquer exceção. Não está escrito para nos alegrarmos, nos regozijarmos quando tudo nos vai bem, tampouco quando temos saúde; não manda nos alegrarmos quando temos dinheiro para os nossos deleites, nem quando temos amigos que nos abraçam; não diz exceto quando há perdas, enfim, segundo o mandamento em todo tempo devemos estar contentes, porque em todas as situações há sempre um motivo de alegria, se olharmos com os olhos da fé.

Amados, é um grande privilégio sermos um povo escolhido por Deus para o Seu Nome, ao mesmo tempo em que sobre nós pesa a responsabilidade de nos sujeitarmos a todas as ordenanças que a santa Palavra de Deus nos diz. Mas como está escrito: “... OS SEUS MANDAMENTOS NÃO SÃO PESADOS.” (1 João 5.3).

Sabemos que com a ajuda do Amigo Espírito Santo temos condições de obedecer, mesmo falhando porque somos imperfeitos e falhos, mas a graça nos supre e nos completa, aleluia!

Que o Senhor nos ajude com a sua misericórdia para que sejamos fiéis até que Ele venha e nos leve para Si mesmo.

MARANATA!

 

 

Nenhum comentário: