sábado, julho 12, 2014

A IGREJA E SUAS COLUNAS


 

“ ... TIAGO, CEFAS E JOÃO QUE ERAM REPUTADOS COLUNAS, ME ESTENDERAM, A MIM E A BARNABÉ, A DESTRA DE COMUNHÃO...” (Gálatas 2.9).

 

Deus mandou Moisés fazer colunas no tabernáculo. A Igreja é um tabernáculo e de igual modo precisa de colunas, mas como em todo edifício (a Igreja é também um edifício), a quantidade de colunas não é assim tão grande, em comparação com o restante da construção. Elas são sempre em número bem inferior, contudo, sem elas toda a construção poderá vir abaixo certamente.

O que fez daqueles três homens pescadores colunas na Igreja primitiva? Dentre todos os discípulos de Jesus, como também dentre a multidão de novos convertidos em Jerusalém, a Bíblia não refere a outras pessoas senão a estes três.

Se pararmos um pouco para observar a narrativa dos evangelhos veremos que eles foram os primeiros chamados por Jesus, quando passava na praia do mar da Galileia. Eram pescadores e estavam trabalhando quando, deixaram tudo e seguiram a Jesus. Daí em diante, esses três homens simples e indouto foram estreitando a sua amizade com o Mestre.

Esse relacionamento cresceu ao ponto de em ocasiões especiais, tais como, na transfiguração de Jesus (Mateus 17), na ressurreição da filha de Jairo (Marcos 5), somente eles tiveram tamanho privilégio. Dos três, havia um que privava de maior intimidade com o seu Mestre, a ponto de reclinar a cabeça no seu seio (João 13.23).

Esse mesmo apóstolo escreveu com muita propriedade: “...AS NOSSAS MÃOS APALPARAM COM RESPEITO AO VERBO DA VIDA. ” (1 João 1.1.).

O apóstolo Pedro escreveu: “ ... ESTA VOZ VINDA DO CÉU, NÓS A OUVIMOS QUANDO ESTÁVAMOS COM ELE NO MONTE SANTO” . (2 Pedro 1.18).

Imagine a experiência ímpar que esse homem vivenciou! O momento foi tão extraordinário que ele propôs fazer três tabernáculos para Jesus, Elias e Moisés e sequer lembrou de si mesmo e dos seus amigos que ali estavam.

Dá para entender que não é qualquer um que se diz seguidor de Cristo que pode ser denominado coluna na Igreja, ou coluna da Igreja de Cristo.

Uma finalidade específica da coluna é sustentar peso, suportar sobre si a estrutura edificada. As pessoas que são colunas na casa de Deus estão dispostas a pagar a fatura em ajudar os irmãos, levando a carga dos outros verdadeiramente através de uma vida de oração.

É indispensável para aqueles que são colunas viver em intimidade com Jesus! Ter proximidade com Ele, ou seja, viver uma vida de comunhão plena com Ele. Isso tem preço e não é tão fácil. Não são muitos os que estão interessados em passar tempo aos pés de Jesus em oração, ouvindo a Sua voz. Não são muitos os que querem viver em total dependência do Seu Santo Espírito em todas as coisas que fazem. Não são muitos que sentem uma necessidade premente de conhecer as escrituras, de se dedicar ao estudo da mesma, a fim de conhecer melhor o seu Autor.

Não é para estranhar porque as reuniões de oração na igreja são pequenas em comparação com os cultos de avivamento, de libertação, de milagres, enfim. No dia a dia normalmente os círculos de oração não são tão frequentados como no dia da festa de aniversário. Vê-se muito grandes corais de mulheres cantando com entusiasmo na comemoração, porém, não são todas aquelas mulheres que estão semana após semana ajoelhadas na reunião de oração a interceder pela Igreja e suas necessidades.

Não sabemos o que seria do ministério da Igreja, das lideranças de modo geral se as colunas não assumissem o seu lugar na casa de Deus.

O que nos entristece é que a geração de pessoas que aprenderam a andar de joelhos está se indo; em seu lugar está se levantando uma geração que não prioriza muito a oração e sim o louvor e o que chamam de adoração. Mas, e a intimidade com o Noivo? E a prioridade de estar a sós com Ele? E o desejo que Ele venha para buscar os fiéis?

A intimidade faz com que a pessoa se pareça com aquela com quem desenvolve intimidade. Será que todos os evangélicos ou cristão se parecem com Jesus? Será que quando as pessoas do mundo olham para nós percebem algo que nos identifique com alguém que anda com Jesus?

Espero que Jesus não demore e venha logo nos levar antes que já não se encontre mais colunas nas igrejas locais, antes que aqueles que esquecem de si para se colocar no lugar do outro sejam tomados da terra.

Já em 1994 quando estivemos em um país da Europa, conversando com um pastor sobre a oração na igreja que ele liderava, ele nos respondeu: Acho que na nossa igreja tem algumas duas ou três irmãs que ainda oram por nós. Louvo a Deus por aquelas colunas!

Portanto, meus amados e queridos leitores, nos coloquemos na posição para que o Senhor encontre em nós condições de nos reputar como colunas na Igreja, Seu Corpo.

MARANATA!

 

Nenhum comentário: