quarta-feira, outubro 22, 2014

A IGREJA, POVO QUE NÃO É DESTE MUNDO


 


 

“ELES NÃO SÃO DO MUNDO, COMO TAMBÉM EU NÃO SOU.” (João 17.16).

Meus amados e queridos leitores, não sei se convosco acontece o que está acontecendo comigo. Cada dia sinto uma necessidade maior de observar as palavras do Senhor Jesus Cristo dirigidas aos seus discípulos e, por conseguinte, à Igreja que Ele edificaria no mundo a partir deles. Ele, Jesus, mesmo falou: “NÃO ROGO SOMENTE POR ESTES, MAS TAMBÉM POR AQUELES QUE VIEREM A CRER EM MIM, POR INTERMÉDIO DA SUA PALAVRA.” (João 17.20). Louvo a Deus por já estar incluída naquela oração feita por meu Mestre, aleluia!

Assim meus amados, é importante prestar atenção ao que Jesus afirmou quando disse que a Igreja não era do mundo, ou seja, aqueles que nascerem de novo, que foram alcançados pela graça e são salvos por meio da fé (Efésios 2.8). E verdadeiramente os cidadãos do Reino de Deus, do Reino da Luz não têm nada a ver mais com este mundo.

Jesus disse que a Igreja seria odiada pelo mundo da mesma maneira como o mundo O odiou. “SE O MUNDO VOS ODEIA, SABEI QUE, PRIMEIRO DO A VÓS OUTROS, ME ODIOU A MIM. SE VÓS FOSSEIS DO MUNDO, O MUNDO AMARIA O QUE ERA SEU; COMO, TODAVIA NAO SOIS DO MUNDO, PELO CONTRARIO, DELE VOS ESCOLHI, POR ISSO O MUNDO VOS ODEIA” (João 15.18.19).

Como Igreja, Corpo de Cristo ligados à Cabeça, não podemos esperar que o mundo nos aplauda, nos elogie, nos coloque em lugar de honra em suas celebrações. Ninguém se iluda para não incorrer no erro de achar que está ligado a Cristo e ao mesmo tempo sendo louvado pelo mundo.

Há uma grande diferença entre ser do mundo e não ser do mesmo modo como em ser de baixo ou ser de cima. Jesus se dirigiu aos judeus da sua época verberando fortemente quando fez a seguinte afirmativa: “... VÓS SOIS CÁ DE BAIXO, EU SOU LÁ DE CIMA, VÓS SOIS DESTE MUNDO, EU DESSE MUNDO NÃO SOU.” ( João 8.23).

Preste atenção: os judeus era povo de Deus, professavam a Deus como seu pai e entretanto, eram de baixo, do mundo. Precisamos ter cuidado para não nos considerarmos povo de Deus, dizer que Ele é nosso Pai e mesmo assim ser de baixo, do mundo, viver em função das coisas da terra, envolvido com as coisas deste mundo.

Quem é de cima e não é do mundo significa dizer que tal pessoa experimentou o novo nascimento convencida pelo Espírito Santo, morreu com Cristo, foi sepultada com Ele na sua morte, ressuscitou com Ele e já está assentado em regiões celestiais em Cristo, por isso é de cima.

O apóstolo Paulo escreve aos colossenses dizendo que “... SE JÁ RESSUSCITASTES COM CRISTO, BUSCAI AS COISAS QUE SÃO DE CIMA...PENSAI NAS COISAS QUE SÃO DE CIMA...” ( Colossenses 3.1.2).Portanto, podemos nos analisar para ver qual a nossa posição de verdade, se em cima ou se em baixo, se somos do mundo ou se não somos, se o mundo nos ama, se somos seus amigos, ou se ele nos odeia porque somos amigos de Deus. Cada um examine-se a si mesmo e peça ajuda do Amigo Espírito Santo.

Seria bom respondermos, sinceramente, para nós mesmos algumas perguntas tais como: O que me atrai mais, as coisas de cima ou as coisas da terra? Qual a minha prioridade as coisas de Deus o ou as coisas do mundo? Como administro o meu tempo livre, priorizando as coisas espirituais ou as coisas materiais? O que realmente me traz prazer a Palavra de Deus ou os entretenimentos que o mundo oferece? Sou mais propenso a me inclinar para as coisas que agradam a Deus ou agradar aos homens? Estou envolvido mais com os problemas econômicos, políticos, religiosos do sistema mundano ou envolvido com aqueles que temem a Deus e confiam que em todas as situações Deus cuidará do Seu povo? Qual é a nossa milícia, a nossa ideologia? Estamos batalhando pela fé que uma vez foi entregue aos santos, ou por outro tipo de movimento? Está escrito: “NENHUM SOLDADO EM SERVIÇO SE ENVOLVE EM NEGÓCIOS DESTA VIDA, PORQUE O SEU OBJETIVO É SATISFAZER AQUELE QUE O ALISTOU.” ( 2 Timóteo 2. 4). Até aonde os evangélicos estão envolvidos com os negócios desta vida, com as coisas que o príncipe deste mundo tem orientado os seus súditos a fazer. O Senhor pelejará pelo Seu povo, Jesus, o Cabeça cuidará do Seu Corpo, descansemos pois em Sua Palavra e deixemos para os que são de baixo correr atrás das coisas de baixo, para não corrermos o risco de enquanto buscando tentar consertar o mundo, a trombeta tocar e ficarmos lutando por uma causa perdida, visto que o mundo jaz no maligno e não tem como mudar esse estado, ponto final.

Ainda é tempo de mudanças, de nos arrependermos por ter sidos levados pelo engano do pecado, deixando de viver em cima e nos estressando com as coisas de baixo que só nos prejudicam em tudo tanto na vida espiritual como na saúde.

Em cima estamos mais pertos do trono de Deus! Em cima estamos com maior possibilidade de ouvir a voz do Noivo, de entender quando o Amigo Espírito Santo nos orienta, sem o risco de confundir a Sua voz com o barulho da multidão a nossa volta.

Amados, o Noivo poderá vir levar a Noiva ainda neste dia e se não estivermos ligados nEle o que será? Temos tempo para nos arrependermos, nos quebrantarmos diante do Senhor Jesus e Ele certamente nos alcançara com a Sua maravilhosa graça e nos ajudará a viver de modo a agrada-lO.

MARANATA!

 

Nenhum comentário: