quarta-feira, outubro 28, 2015

ACAZ...EZEQUiAS...MANASSÉS...


"...ACAZ A EZEQUIAS; EZEQUIAS GEROU A MANASSÉS...OS FILHOS SÃO HERANÇA DO SENHOR..." (Máteus 1.9.10; Salmo 127.3).

Filhos gerados que grande bênção! São os filhos herança do Senhor, todo mundo sabe dessa verdade, porém não são muitos os que confiam nessa palavra do Senhor.
Os pais não são responsáveis pelo comportamento dos filhos na idade adulta, mas em ensinar na primeira infância, ou mesmo desde o período de vida intra-uterino, quando deve ser passado para o feto porções das sagradas escrituras. Do mesmo modo que ela penetra até a divisão da alma e do espírito, vai até a mente do feto dentro da placenta, no útero de uma mãe.
Mesmo sendo ensinados no caminho, chegará o dia em que precisarão  fazer as suas próprias escolhas,  aí somente Deus para assumir o controle e evitar que entrem por caminhos tortuosos, se derem a Ele a prioridade para rever suas vidas.
Não podemos esquece de que a Bíblia diz que a inclinação do homem é má desde a sua menininha.
Acaz foi um homem terrível! Desviou-se completamente da Lei de Deus escolhendo servir a ìdolos. Foi um idólatra e, segundo as escrituras, fez altares em todos os lugares de Jerusalém, e como se não bastasse, mandou o sacerdote. Urias fazer um altar tal qual o de Damasco, um altar usado para sacrifícios aos ídolos, desprezando assim o altar de Deus.
As escrituras dizem o seguinte: "NO TEMPO DA SUA ANGÚSTIA, COMETEU AINDAMAIORES TRANSGRESSÕES CONTRA O SENHOR;ELE MESMO O REI ACAZ." (2 Crônicas 28.22).
Geralmente quem conhece a Deus, quando se encontra em situações difíceis busca a ajuda dele, mas não foi assim com esse rei mau e idólatra. Ele provocou à irá o Deus de seus pais.
Entretanto, o seu filho Ezequias que ficou em seu lugar no trono, não andou pelos caminhos do seu pai, pelo contrário, agiu reparando o templo do Senhor é restaurando o culto a Deus. Em seus dias o rei Senaqueribe tentou invadir Jerusalém, porém diferentemente do seu pai ele buscou ajuda de Deus através do profeta Isaías, e foi vitorioso.
Quando da sua doença pode orar a Deus e apresentar a sua fidelidade, tendo conseguido que lhe fossem acrescentados mais quinze anos a sua vida. Embora tendo se exaltado (orgulho) o que trouxe consequências para todo o povo de Deus, contudo descansou com seus pais deixando um exemplo de alguém que buscou a Deus e não seguiu os caminhos de Acaz, seu pai
Esse homem que tantos benefícios fez ao seu povo gerou um filho, Manassés, que ao invés de se entregar para servir a Deus como seu pai o fizera, escolheu antes, ser idolatra como seu avô, ação. E
como se não bastasse ainda era feiticeiro, tratava com necromantes, era agoureiro, queimou seus filhos como oferta aos ídolos, enfim, ele foi mesmo um herege (2 Crônicas 33).
Sendo filho de um pai piedoso Manassés escolheu o pior caminho para andar e levar o povo de Deus sob sua responsabilidade. O caminho da idolatria e da feitiçaria, triste!
Contudo, Deus não retirou dele a Sua misericórdia como fez com Saul, mas lhe deu oportunidade de arrepender-se, e ele foi alcançado pela benignidade do Senhor.
Portanto, queridos não devemos nos deixar acusar pelo nosso adversário quando nossos filhos escolhem sair do Caminho e buscar as coisas deste mundo, vivendo ausentes de Deus. Se nós fizemos a nossa parte resta apenas orar, interceder, entregar cada um dos nossos filhos diariamente ao Senhor, porque afinal de contas nossos filhos são dEle.
Como ovelhas tivemos nossos filhos no rebanho do Bom Pastor Jesus e as crias das ovelhas pertencem ao rebanho e por consequência são de responsabilidade do Pastor.
Não desanimemos, sigamos crendo que a qualquer momento o Pastor irá é trará para Si mesmo, para
o rebanho(Igreja), aqueles que se desgarraram e foram pelos montes e vales deste mundo.
Nossa família é semente bendita do Senhor, aleluia, e entraremos com aqueles que o Senhor nos deu na cidade santa pelas portas, glória a Deus.
M A R A N A T A !

Nenhum comentário: