quinta-feira, maio 17, 2018

EU TENHO UM TUTOR. E VOCÊ?

"O SENHOR É QUEM TE GUARDA; " (Salmo 121. 5).

Vivemos em um tempo onde não há segurança do ponto de vista humano. As pessoas andam assustadas, sobressaltadas, desconfiadas de tudo e de todos a sua volta; ninguém sabe quem é quem, não há confiança. As notícias da mídia são assustadoras piorando cada dia, que já nem vale a pena ver e ouvir tais informações, simplesmente trazem pânico às pessoas.
Contudo, há segurança para quem está em Cristo Jesus! Não há lugar para o medo, não somos dominados pelo medo, pois temos em nosso coração o verdadeiro amor, e como está escrito: "...O VERDADEIRO AMOR LANCA FORA O MEDO" (1 João 4.18).
Ainda mais, temos um TUTOR!
Tutor, no grego, significa "aquele que cuida; curador; aquele que tem a tutela de crianças; guardião de menores".
De acordo com o dicionário de português, tutor , quer dizer "protetor"; conselheiro".
Glória a Deus pois temos esse TUTOR maravilhoso!
Na antiga aliança Deus se revela como guarda fiel do Seu povo no Salmo 121. Deus é, portanto, o Tutor do seu povo!
No final do ministério de Cristo Ele faz sua oração ao Pai e dentre muitas palavras destacamos o que está escrito: "QUANDO EU ESTAVA COM ELES, GUARDAVA-OS NO TEU NOME..." (João 17.12.
Jesus com os discípulos guardou-os em todo o tempo, cuidou deles em todos os sentidos. Foi responsável por cada um deles; teve um cuidado especial com o Simão (preste atenção quando Jesus chama o discípulo de Simão, e quando o chama de Pedro), pois como disse, Satanás pediu para peneirar a todos os doze, porém Ele rogou por Simão, para que a sua fé não desfalecesse (Lucas 22.31.32). Ele bem que conhecia o ponto fraco daquele discípulo, por isso se revelou como seu Tutor, guardião!
É uma vez que Ele, Jesus, teria que ir para o Pai, teve o cuidado de não nos deixar órfãos, isto é, sem alguém que cuidasse de nós, aleluia! Rogou ao Pai e Ele enviou o Amigo Espírito Santo, que é nosso Tutor, o TUTOR da Igreja!
O Espírito Santo é o nosso Conselheiro, Protetor, Paracleto, Advogado, Amigo... Ele é responsável por nos apresentar ao Noivo no dia da colação de grau.
Agora o detalhe importante é que o Tutor ē guardião de menores, aquele que tem a tutela de crianças.
Jesus disse: "...EM VERDADE, VOS DIGO QUE, SE NÃO VOS CONVERTERDES E NÃO VOS TORNARDES COMO CRIANÇAS, DE MODO ALGUM ENTRAREIS NO REINO DOS CÉUS."(Mateus 18.3).
Para termos o Espírito Santo como Tutor, precisamos ser totalmente dependentes dEle, tal como uma criança depende dos pais. E isso só é possível se Ele habitar em nós, e, por conseguinte, vivermos em Espírito, andarmos no Espírito, sermos guiados pelo Espírito, ensinados pelo Espírito, entregar a Ele todo o nosso ser e estarmos dispostos a obedecer quando Ele nos fala. Ele é Deus!
A criança, o menor de idade, não tem direito de fazer o que quer, mas procurar em tudo estar debaixo das ordens do seu tutor. O tutor tem responsabilidade em promover segurança para ela em todos os sentidos.
Já o adulto, não tem necessidade de tutor. Ele pode fazer o que lhe apraz, e assim, sofrer a consequancia de decisões e atitudes tomadas por conta própria.
Amados, o melhor mesmo é deixar que o Amigo assuma totalmente a tutela da nossa vida. Ele sabe o que é melhor para nós tanto espiritual como físicamente. Sabe que é maravilhoso deixar o Amigo nos orientar em todas as coisas e principalmente na nossa alimentação? Experimente.
Certamente o nosso maravilhoso Tutor nos conduzirá em segurança pelo Caminho, até aquele dia quando nos entregará ao Noivo Amado, tendo cumprido a sua missão como Guardião dos escolhidos por Jesus.
MARANATA !

Nenhum comentário: