sexta-feira, novembro 30, 2018

LEMBRAI-VOS...

"LEMBREM DOS SEUS PRIMEIROS LÍDERES ESPIRITUAIS, QUE ANUNCIARAM A MENSAGEM DE DEUS A VOCÊS. PENSEM COMO ELES VIVERAM E MORRERAM E IMITEM A FÉ QUE ELES TINHAM." (Hebreus 13.7 NTLH).

A pergunta é: caro leitor, você se lembra dos seus primeiros pastores, guias espirituais? O que marcou a sua vida no comportamento deles? Conseguem imitar a fé que eles tiveram?A Biblia é maravilhosa! Do mesmo modo que ela nos diz que melhor é o fim das coisas do que o princípio delas, como também, que é possível começar no Espírito e terminar na carne, (aliás, estão registrados alguns exemplos disto, tipo, Gideao, Uzias e outros), não diz que de emos imitar a fé dos nossos líderes observando o fim da vida deles, ou seja, a maneira como viveram e morreram.
Lembro com saudade e vendo nele um homem cuja fé devo imitar, do meu primeiro pastor, o pastor da minha infância, adolescência e juventude - Pastor Antonio Petronilo dos Santos, de saudosa memória, pastor regional do Estado da Paraíba (naqueles dias não havia o termo pastor presidente, e ele era chamado simplesmente de irmão Antonio, ou PR. Petronilo).
Minha falecida mãe era sua ovelha, uma ovelha pobre de marré, marré, cujo marido não era crente, com uma filha na primeira infância.
Tuberculosa dos dois pulmões, era visitado semanalmente pelo irmão Antonio como ela o chamava, e dizia para mim: filha, hoje o homem de Deus vem abençoar nossa casa. Nossa casa... De palha e taipa, chão de barro, era casa de justo, e como está escrito: "NA CASA DO JUSTO HÁ UM GRANDE TESOURO..." ,  o PR.Antonio chegava, tirava o chapéu, sentava em um tamborete, cantava, lia a palavra e orava por nós. Ainda tinha um tempinho de colocar a menina na perna e abençoar! Momentos inesquecíveis, memórias impagáveis!
Quando aprouve ao Senhor recolher aquela ovelha para o descanso eterno, no dia do sepultamento, que por sinal, hoje faz aniversário desse evento,  o PR.Antonio estava lá em nossa casa e fez a cerimônia fúnebre. Ele não enviou alguém, ele estava lá! Isso marcou a família!
O féretro saiu andando a pé desde o bairro da Torre em João Pessoa, até o Cemitério da Boa Sentença, na parte baixa da cidade. Um percurso de uns quarenta minutos. E o Pastor Antonio estava lá! Andando junto com o rebanho, um pequeno grupo de irmãos da nossa congregação. O sol estava bem quente, aquele sol de novembro, mas ele estava andando perto de mim, .logo  após o carro funerário.
Ela estava presente na minha adolescência, pois me recebia constantemente em sua casa, me permitia ajudar quando das convenções, no acolhimento dos pastores de outros estados.
Me escutava, me aconselhava, se importava comigo a ponto de quando eu completei dezoito anos, pediu que eu fossa ao Círculo de Oração da sede (eu já estava trabalhando), e, em lá chegando, ele me chamou na frente e falou para as irmãs:
"Irmãs, o seu pastor vai fazer um pedido a vocês. Orem para Jesus dar um marido a Lidia. O pai de Lidia não é crente, ela não tem mãe, não tem família aqui na igreja, ela precisa de um marido."
Deus me ajudou! Casada estou há cinquenta e um anos, para glória de Deus, servindo ao Senhor e vendo a minha descendência amando e temendo. Deus!
Assim, quero deixar registrada a minha gratidão a Deus pela. Ida daquele homem, daquele servo, que cuidava das ovelhas que lhe foram confiadas, sem atentar para o grau de cultura, poder aquisitivo, nível social, enfim, eram as ovelhas do Sumo Pastor que estavam sob sua responsabilidade.
Fui criada com leite genuíno, com a palavra simples, sem referência aos originais, porém , com
revelações que o Amigo Espírito Santo trazia. Era somente a Bíblia e a Unção!  E o rebanho crescia com equilíbrio espiritual,  mesmo com toda a dureza em relação aos usos e costumes.
Confio no meu Senhor que em breve encontrarei com o meu querido PR. Antonio Petronilo dos Santos e então viveremos por toda eternidade na Jerusalém celestial, em nome de Jesus!
MARANATA!

Nenhum comentário: