quarta-feira, maio 06, 2020

MÃE SENTENCIADA. FILHOS ÓRFÃOS


“...MAS QUANTO AOS SEUS DEUSES, NÃO FICARÁ VIVO AQUELE QUE ESTIVER COM ELES.” (Gênesis 31.32).

Estamos no mês das mães, e meditando sobre mãe na Bíblia, o Amigo me lembrou a história de uma mãe que marcou a vida do povo de Israel - RAQUEL.
Esta jovem era filha de Labão, irmão de Rebeca, esposa do patriarca Isaque, filho de Abraão. Morava em Pada-Arã e tinha como trabalho ser pastora, isto é, cuidava das ovelhas do seu pai.
Um dia foi levar o rebanho ao poço, sendo surpreendida por um cidadão que dizia ser sobrinho do seu pai, portanto, seu primo. Ele teve muita alegria ao vê-la e beijou-a.
O tio veio ao encontro dele, hospedou-o durante um mês e depois lhe propôs trabalho remunerado. Ele então, fez um contrato de trabalho como dote de casamento com a prima Raquel que era bonita, em relação à sua irmã Lia, mais velha.
Jacó foi enganado pelo tio, recebeu Lia, (imaginem a decepção de Raquel), e teve que trabalhar mais sete anos por aquele a quem ele amava. Que noiva cara!
A esposa aborrecida, Lia, foi abençoada por Deus com filhos, enquanto que a esposa amada era estéril. A rivalidade aumentava, com certeza.
Em  Gênesis 30.1, a palavra registra que Raquel era ciumenta, e cobrava do marido que lhe desse filhos, mas o problema não era ele e sim ela. Esposas, cuidado para não cobrar do marido transferindo para ele o que na verdade está em sua vida. O melhor é se examinar antes da cobrança.
Tentando se enganar com filhos, leva o marido a se envolver com a serva e gerar dois filhos. Autoengano.
Seu problema continuava a ponto de alugar o marido por frutas afrodisíacas que o filho da sua irmã tinha achado e trazido para sua mãe. Triste! O desespero provocado pelo vírus luciferiano leva uma mulher a tamanho disparate!
Como Deus é bom e misericordioso lembrou-se de Raquel! Ela finalmente engravida e tem um filho, um varão a quem dá o nome José, que quer dizer “aumentador”, esperando, assim novos filhos.
Segundo a ordenança de Jeová, seu marido resolve retornar para o lugar de onde havia saído por causa de problemas familiares. Após conversar com as esposas e explicar tudo, vai fazer a tosquia das ovelhas.
Raquel aproveitou a oportunidade e astutamente furta os terafins do seu pai! Eram ídolos do lar, e segundo as tradições o filho que o possuísse, após a morte do pai seria o herdeiro de todos os bens da família. Como essa mulher era ambiciosa! Era uma demonstração de vingança por ser achar lesada, naturalmente. Seu marido de nada sabia; ninguém, sabia, somente o Todo Poderoso!
Bem, quando seu pai encontra a caravana da família de Jacó, questiona a forma como aconteceu o fato, e reclama a atitude de Jacó em relação aos seus deuses. Surpresa! Como? Quem seria capaz de fazer tal coisa? Ele conhecia sua família e confiava em cada um deles, todavia, não conhecia o coração da mulher amada e o que ela seria capaz de fazer por interesse pessoal.
Com inteira convicção de que ninguém faria aquilo, ele manda que seu sogro faça uma busca em tudo o que é seu e profere a fatal sentença: “AQUELE QUE ESTIVER COM SEUS DEUSES, ESSE NÃO VIVA”. Palavra de autoridade familiar!
Raquel cria uma situação mostrando o quanto era esperta e engana seu pai, mentindo sobre o estar menstruada, o que não era verdade. Provavelmente ela já estaria grávida do outro filho, pois antes de chegar ao destino, entra em trabalho de parto e morreu!
E como está escrito: “ ...ESTE ESPÍRITO DE GANÂNCIA TIRA A VIDA DE QUEM O POSSUI.” (Provérbios 1.19). Misericórdia!
Agora, dois filhos estão órfãos! Perderam a mãe ainda em tenra infância, sendo criados pela mulher aborrecida do seu pai. Raquel, tomada pela ambição (orgulho) não pensou nas consequências do seu ato. Ali mesmo onde morreu foi sepultada.
Mesmo que vivesse, não desfrutaria do produto do furto, porque em Betel, todos os ídolos foram enterrados, escondidos debaixo do carvalho (Gênesis 35.4). E lá se foi o ídolo do lar!
Mães queridas, Raquel não tinha Jesus, tampouco o Amigo Espírito Santo, não conhecia a palavra escrita como nós, portanto, tenhamos muito cuidado para que as obras da carne não nos domine e nos leve a sofrer consequências nefastas prejudicando  a nossa família.
Detalhe: quando Jacó morreu no Egito, pediu para que José o colocasse na sepultura que Abraão adquiriu de Efron em Hebron, onde disse ele, estão Abraão e Sara, Isaque e Rebeca e onde eu sepultei  Lia! Afinal, seus ossos foram para o mesmo lugar onde jazia a sua primeira esposa - a aborrecida!
Quem pode entender os caminhos de Deus?
MARANATA!

Nenhum comentário: