sábado, janeiro 09, 2021

A NOIVA : VIGILANTE QUANTO À PROFANAÇÃO DO TEMPLO

 “...INTRODUZIU ATÉ GREGOS NO TEMPLO E PROFANOU ESTE RECINTO SAGRADO.” (Atos 21.28).

Os religiosos de Jerusalém ficaram revoltados e por pouco não mataram a Paulo por causa do zelo para com o templo do Senhor. Aquele lugar fora consagrado para o serviço a Deus; a presença de Deus se manifestava no lugar santíssimo. 

Eles entenderam que Paulo havia levado um gentio ao templo e por isso o tinha profanado. Os gentios só podiam ficar na parte exterior do templo e ainda no lugar chamado pátio dos gentios, isto é, aqueles que não eram judeus.

Profanar significa tornar impuro ritualmente impuro; contaminar com qualquer tipo de impureza e também com idolatria.

Jesus se referiu ao Seu corpo como templo (João 2.19;21). Portanto, a Igreja, Corpo de Cristo na terra é um templo, santuário onde Deus habita (2 Coríntios 3.16,17). Individualmente, nosso corpo é templo e morada do Espírito Santo (1 Coríntios 6.19).

Assim meus amados, precisamos estar vigilantes para não profanar o templo de Deus que somos nós que somos o TEMPLO, Igreja, Noiva do Cordeiro, Seu Corpo.

Em se tratando de templo, local onde nos reunimos para o serviço a Deus e a comunhão dos santos, convém ter reverência, sem jamais esquecer que quando o primeiro membro do Corpo chega para a reunião Jesus vem com ele. À medida em que outros dois ou três chegam, Jesus está no meio deles, aleluia!

Cuidado para não profanar o TEMPLO (Corpo de Cristo) o templo (nosso corpo) e o templo (casa de oração), especialmente nas nossas reuniões mesmo como ensaios. 

Enquanto nesse corpo de pecado, podemos corromper, contaminar o TEMPLO (impureza do Espírito), o templo (impureza do corpo) e, como consequência profanar o templo, casa de oração (2 Coríntios 7.1).

Uma coisa que o sacerdote Joiada teve cuidado foi não permitir que se matasse Atalia na casa do Senhor (2 Reis 11.15). Embora ela fosse uma mulher má, idolatra, jamais poderia ser morta na casa de Deus, no templo do Senhor! De igual modo, não podemos matar (odiar) ninguém em nosso homem interior (1 João 3.15) muito menos como TEMPLO. Casa do Senhor não é lugar de homicida! Será que não acontece alguém morrer na casa de Deus? Ser morto por um olhar de crítica, fofocas, uma palavra de acusação falsa, de uma calunia ou falso testemunho? 

A Bíblia se refere a Esau como profano porque desprezou a sua primogenitura, entretanto não há registro de que ele teve algum problema de imoralidade sexual. Quando ele não deu o devido valor a uma benção que Deus havia oferecido ao filho primogênito, se tornou impuro (Hebreus 12.16,17). Vender ou trocar uma dádiva de Deus para satisfazer a um desejo, mesmo sendo uma necessidade, poderá levar a uma situação espiritual sem retorno. Esau, quis herdar novamente a benção, buscou até com lágrimas, mas já era tarde demais! Valorizemos a dádiva que Deus nos ofereceu - Jesus, que nos deu uma tão grande salvação (Hebreus 2.3).

O Senhor Jesus, o Noivo amado virá em breve e levará para si mesmo a Noiva, aquela que não se contaminou, não foi profanada com qualquer tipo de corrupção, o TEMPLO está incontaminado porque os templos que a formam são santos em Cristo, aleluia!

MARANATA!

Nenhum comentário: