terça-feira, março 09, 2021

Condenada pela lei - Absolvida pela lei

 


“ ERGUENDO-SE JESUS E NÃO VENDO A NINGUÉM MAIS ALÉM DA MULHER, PERGUNTOU-LHE: MULHER, ONDE ESTÃO AQUELES TEUS ACUSADORES? NINGUÉM TE CONDENOU? RESPONDEU ELA: NINGUÉM, SENHOR! ENTÃO LHE DISSE JESUS: NEM EU TAMPOUCO TE CONDENO; VAI E NÃO PEQUES MAIS.” ( João 8.10.11).


Uma mulher apanhada em flagrante adultério. Condenada e sentenciada à morte sem misericórdia, sem defesa.A lei tinha que ser cumprida, afinal , os homens que a apanharam eram responsáveis para a que Lei fosse cumprida sem dó nem piedade.

Qual seria a atitude do Mestre Jesus? Fazer cumprir a Lei ou publicamente se declarar transgressor da mesma, para defender um culpado em nome do amor? Que oportunidade ímpar para incriminar o Rabi da Galiléia!

Imagine como se encontrava aquela mulher... pecadora, imoral, discriminada, carente, sentenciada e condenada sem ter direito de se defender. A morte era certa!

Agora, ei-la diante daquele que ninguém encontrava nele pecado, o homem perfeito, o homem Deus. O que esperar?

A mesma Lei que condena é aplicada para absolver! A Lei que afirma ser pecado adulterar, também condena quem cobiça e quem transgride um só mandamento é transgressor de todos.

O Mestre não veio para condenar! Ele que é a Sabedoria de Deus faz uma colocação bombástica: “...AQUELE QUE DENTRE VÓS ESTIVER SEM PECADO, SEJA O PRIMEIRO QUE LHE ATIRE A PEDRA.” (João 8.7).

Ele, o Santo de Deus, não acusou, não julgou ninguém! Eles foram acusados por sua própria consciência, se retirando sem consumar a execução.

A Lei dizia que uma pessoa só podia ser apedrejada pelo depoimento de duas ou três testemunhas que a acusasse.

Assim, não havia como cumprir a Lei, pois não havia sequer uma testemunha! Como condenar alguém à morte sem testemunhas?

Aleluia! Jesus cumpriu a Lei! Aquela miserável pecadora fora alcançada pela misericórdia da antiga aliança e pela graça da nova aliança - Jesus!

Ele merecia morrer, mas foi indultada pela MISERICÓRDIA! Não merecia viver, mas foi alcançada pela GRAÇA - favor dispensado para quem não merece! Glória a Jesus!

Amemos Jesus! Amemos Jesus! Amemos Jesus! Por meio dEle sempre teremos oportunidade para receber misericórdia, pois as misericórdias de Deus se renovam a cada manhã e como ovelhas do Sumo Pastor todos os dias somos seguidos por ela (Salmos 23.6).

Também não faltará graça pois como está escrito: “ PORQUE TODOS NÓS TEMOS RECEBIDO DA SUA PLENITUDE E GRAÇA SOBRE GRAÇA.” ( João 1.16). Aleluia!

Reconhecendo que somos alcançados por Sua misericórdia sejamos misericordiosos uns para com os outros como nosso Pai é misericordioso (Lucas 6.36) e se usarmos de misericórdia com misericórdia seremos tratados (Tiago 2.13).

E quanto à graça, existe um trono de graça ao qual podemos nos aproximar e recebermos misericórdia e achar graça para socorro em ocasião oportuna (Hebreus 4.16).

A condenada à morte cruel por apedrejamento escapou alcançando misericórdia e graça!

Agora a receita: “...NÃO PEQUES MAIS.”

Enquanto o Noivo não vem vamos vivendo graça e misericórdia dia após dia.

MARANATA!

Nenhum comentário: