quarta-feira, março 03, 2021

Impura até que...

 “...SE EU APENAS LHE TOCAR AS VESTES...”(Marcos 5.28).


Seria mais um dia na rotina de uma mulher que, havia doze anos sofria de uma hemorragia e gastara com os médicos todos os seus recursos, assim escreve o médico Lucas.
Mais um dia onde a solidão seria a sua companheira inseparável, pois como israelita, conhecia a palavra de Deus acerca da sua situação. 
Estava escrito: “... A MULHER, QUANDO MANAR O FLUXO DO SEU SANGUE, POR MUITOS DIAS FORA DO TEMPO DA SUA MENSTRUAÇÃO, OU QUANDO TIVER FLUXO DO SANGUE POR. AIS TEMPO DO QUE O COSTUMADO, TODOS OS DIAS DO SEU FLUXO SERÁ IMPURA, COMO NOS DIAS DA SUA MENSTRUAÇÃO.” (Levítico 15.25).
Ela tinha consciência de afastamento constante (distanciamento social), pois a cama em que ela se deitasse, qualquer coisa que ela se assentasse se tornaria impura, imunda, ainda, todos quantos tocassem esses lugares ficaram impuros e teriam que fazer um ritual para purificação.
Sua impureza era provocada por algo que era sua vida, o sangue, que não era algo de fora, mas de dentro dela saia o que a tornava impura!
Naquele dia, porém, a notícia de que o Homem da Galiléia, o Profeta de Nazaré, passaria onde ela poderia chegar até Ele.
Que oportunidade! Ela não poderia perder, jamais! E ela reúne as forças quase que totalmente esgotadas pela morte diária, e se atreve! Era impura, tinha que obedecer ao distanciamento social, estar isolada e não se meter no meio de uma multidão. 
Contrariando tudo e todos ela vai, adentra a multidão, toca em um, em outro, ninguém atenta para ela. Jesus era o centro das atenções não uma excluída. Em meio a todas as dificuldades ela se aproxima daquele cuja pureza e santidade é conhecida por todos. Ela não tem o direito de tocar nele, é certo, mas e nas suas vestes? A sua fé a impele a dar mais um passo e enfim... o toque!
Imediatamente foi curada, tornou-se purificada, já não era mais a impura da comunidade, a imunda, mas uma mulher de fé, cuja fé a salvou!
Ele, Jesus é o mesmo (Hebreus 13.8). Seja qual for a causa que nos torne impuros Ele tem poder de nos purificar através do Seu sangue. O que tornava aquela mulher impura saia dela, e de algo modo o que sai de dentro de nós,é exatamente o que nos contamina (Marcos 7.20-23). Por isso, a necessidade diária de despojamento dessas coisas, para recebermos a Palavra (Tiago 1.21).
Permanecer em Jesus nos mantém limpos, puros, sendo santificados dia a dia por Sua bendita Palavra, santificados também pelo Espírito Santo.
Portanto, amadas colegas mulheres (meu público alvo esse mês) procuremos estar perto de Jesus pela fé, e nos manteremos puras NElE e certamente não seremos excluídas no Reino, tampouco da cidade celestial.
MARANATA!

Nenhum comentário: