domingo, janeiro 09, 2022

Que Palavras são essas?

 

QUE PALAVRAS SÃO ESSAS?


“ ...QUE PALAVRAS SÃO ESSAS QUE, CAMINHANDO TROCAIS ENTRE VÓS....(Lucas 24.17)

Início de mais um ano no calendário da nossa vida. Nada melhor do que sermos lembrados de algumas coisas que a Palavra de Deus nos adverte, para uma vida em obediência ao Senhor Jesus.
Imagine se hoje, o Onisciente Deus passasse aos nossos olhos o relatório com todas as palavras que trocamos enquanto caminhamos durante o ano que passou... 
Todavia, todas elas, sem exceção estão registradas nos livros. E está escrito que, naquele dia, os livros serão abertos!
Jesus preveniu: “DIGO-VOS QUE DE TODA PALAVRA FRÍVOLA QUE PROFERIREM OS HOMENS, DELA DARÃO CONTA NO DIA DO JUÍZO...”
(Mateus 12.36). (frívola = fútil, leviano).
Paulo escrevendo aos Efésios ordena: “NÃO SAIA DA VOSSA BOCA NENHUMA PALAVRA TORPE, E SIM, UNICAMENTE A QUE FOR BOA PARA EDIFICAÇÃO CONFORME A NECESSIDADE, E, TRANSMITA GRAÇA AOS QUE OUVEM.” (Efésios 4.29). (Torpe - impuro). Precisamos passar no filtro o que andamos falando amados.
As palavras exprimem o pensamento; pensamos e falamos e desse jeito muitas vezes dizemos o que não gostaríamos de ter dito e depois pagamos a fatura! Por isso carecemos vinte e quatro horas do controle do Amigo, especialmente na hora que somos contrariados, o orgulho se manifesta como explosão de irá (raiva). Aí queridos a “torneirinha” da natureza carnal se abre trazendo consequências desagradáveis para todos nós.
Quando Jesus falou sobre o mandamento “não matarás” da lei de Moisés, deu uma nova interpretação para os que estão na Nova Aliança. Agora, para a Igreja, a ordem de não matar não se refere simplesmente do ponto de vista físico, mas, segundo Jesus, podemos matar com palavras (insulto, tolo), levando a julgamento a até ao lago de fogo (Mateus 5.21-22). Cuidado com o que falamos meus amados! 
Conforme a Palavra de Deus a garganta dos filhos das trevas é um sepulcro aberto, e como disse Jesus : “...A BOCA FALA DO QUE ESTÁ CHEIO O CORAÇÃO” . Coração cheio de Jesus e Sua Palavra fala esse assunto; as palavras fluem naturalmente sobre as coisas de cima, porque é o idioma do cidadão do Reino de Deus, glória a Deus!
O sábio Salomão escreve que a maneira como falamos pode influenciar até a nossa saúde: PALAVRAS AGRADÁVEIS SÃO COMO FAVO DE MEL: DOCES PARA A ALMA E MEDICINA PARA O CORPO.” (Provérbios 16.24).
O poder da língua determina a morte e a vida diz a Palavra; a língua é referida na Palavra como algo que açoita, fere. Isso foi experimentado pelo profeta Jeremias.
Pensemos um pouco: qual tem sido as nossas palavras nestes primeiros dias do novo ano? Palavras de louvor a Deus? Palavras de gratidão? Palavras encorajadora? Palavras de refrigério para a alma? 
Ou nossas palavras foram de críticas, acusações, cobranças, depreciação, discriminatórias? 
É bom lembrar que Jesus disse: “O QUE QUEREIS QUE OS HOMENS VOS FAÇAM, FAZEI VÓS TAMBÉM.” (Lucas 6.31). Assim, o que gostamos de ouvir, isso é que devemos falar com o próximo.
Falar menos é o conselho da Palavra de Deus: “ NO MUITO FALAR NÃO FALTA TRANSGRESSÃO, MAS O QUE MODERA SEUS LÁBIOS É PRIDENTE.” (Provérbios 10.19).
Assim amados, obedeçamos ao que diz a Palavra: “...QUEM QUER AMAR A VIDA E VER DIAS FELIZES REFREIE A SUA LÍNGUA DO MAL E EVITE QUE SEUS LÁBIOS FALEM DOLOSAMENTE.” (1 Pedro 3.10).
Que cada dia de 2022 sejam registradas nos livros de Deus nossa palavras agradáveis e edificadoras; palavras que semeiam a paz que domina a nossa vida.
“QUE AS PALAVRAS DOS MEUS E MEDITAR DO MEU CORAÇÃO SEJAM AGRADÁVEIS NA TUA PRESENÇA, SENHOR, ROCHA MINHA E REDENTOR MEU.” (Salmos 19.14).
MARANATA!

Nenhum comentário: