terça-feira, dezembro 15, 2009

CUIDADO COM O DEUS VENTRE!

“... O DEUS DELES É O VENTRE... “ ( Filipenses 3.19).
Dezembro. Natal e Ano Novo. Tempo de festa. Tempo de alegria??? Fora do contexto sim, para aqueles que têm a Jesus como Senhor das suas vida a alegria do Espírito Santo é real, aleluia! E esta alegria não está condicionada às circunstâncias, tais como comer e beber.
Uma das coisas que caracteriza esta época do ano é que as pessoas aproveitam para celebrar o Natal (???), com muita comida, muitas guloseimas e, com raras exceções, abusam dos deliciosos pratos que lhes são oferecidos, chegando mesmo a cometer glutonaria.
Interessante é que em todo o tempo em que vivo na igreja local em diferentes lugares onde temos morado, nunca vi uma pessoa ser disciplinada da comunhão por ser glutão. E, ao observar nas comemorações festivas onde há banquetes podemos ver que há muitos que exageram e muito na quantidade de comida para alimentar-se.
O texto que enumera as obras da carne, afirmando que serão excluídos do reino de Deus os que as cometem, inclui a glutonaria ( Gálatas 5.19.21).
Uma pessoa que não tem domínio próprio quanto à alimentação, não pode criticar outra que também não consegue se controlar em outra área da vida; os dois estão no mesmo pé de igualdade diante de Deus.
“O apetite voraz e o sono excessivo são culto à comida e ao sono (ou aos “deuses” decaídos que estão por trás deles.” (Jonh White).
E como está escrito:
“COMO CIDADE DERRIBADA, QUE NÃO TEM MUROS, ASSIM É O HOMEM QUE NÃO TEM DOMÍNIO PRÒPRIO.” (Provérbios 25.28).
Realmente o glutão é como uma cidade derribada, sem proteção, está exposto às enfermidades que vêm como conseqüência do apetite voraz e insaciável.
Como filhos do Pai celestial devemos pautar a nossa vida com moderação em todas as coisas, pois todo excesso é prejudicial.
O mais sério é que as pessoas comem sem limites, exageram naquilo que ingerem sem sequer consultar o dono do seu corpo ( o Amigo), e depois quando ficam doentes, começam a orar pedindo que Jesus os cure. Ainda bem que a graça e a misericórdia de Deus é sem limite e por Sua bondade Ele faz milagres para glória do Seu Nome.
Amados, minha sugestão é: antes de colocar dentro da casa alguma coisa, que tal perguntar ao dono dela se é assim que Ele se agrada? Ninguém nos conhece mais e melhor do que o Espírito de Deus. Ele sabe muito bem quando o nosso organismo está predisposto para ser atingido por um problema de saúde advindo de um tipo de alimentação e pode nos poupar do incômodo. Se para o leitor isso pode parecer fanatismo, a mim pouco importa, contanto que o Amigo tenha liberdade em controlar todo o meu ser.
Portanto, meus amados e queridos leitores, aproveitemos os bons momentos no que diz respeito à alimentação, agradecendo sempre porque temos o que comer e podemos comer, porque há muitos que têm e não podem e outros que podem e não têm, mas o façamos com moderação, com temperança.
Finalizando lembremo-nos de que está escrito:
“PORTANTO, QUER COMAIS, QUER BEBAIS, OU FAÇAIS OUTRA QUALQUER COISA, FAZEI TUDO PARA GLÓRIA DE DEUS.” ( 1 Corintios 10.31).
Maranata!

Nenhum comentário: