segunda-feira, dezembro 28, 2009

SERVINDO A NOSSA GERAÇÃO

“PORQUE, NA VERDADE, TENDO DAVI SERVIDO À SUA PRÓPRIA GERAÇÃO, CONFORME O DESÍGNIO DE DEUS... “ ( Atos 13.36).
Esta verdade bíblica me chamou muito a atenção para a minha vida especificamente e, quem sabe, também não servirá para uma reflexão, neste final de ano, para todos quantos o Amigo trouxer para visitar esta página.
Como a Bíblia diz: “MELHOR É O FIM DAS COISAS...” É lindo ler sobre o final da vida do “homem segundo o coração de Deus.”
Foi no final da sua vida que Davi pode se dirigir ao seu filho Salomão com as seguintes palavras:
“E TU, MEU FILHO SALOMÃO, CONHECE O DEUS DE TEU PAI E SERVE-O COM UM CORAÇÃO PERFEITO E COM UMA ALMA VOLUNTÁRIA...” (1 Crônicas 28.9).
Não há referência alguma sobre este pai chamando o seu filho Amnom, Absalão, Adonias e os outros tantos que ele teve para aconselhá-los desta maneira, porém com Salomão foi diferente. Na velhice, Davi tinha uma outra conscientização do seu dever de pai.
A Bílbia registra também as últimas palavras de Davi, e dentre elas está escrito:
“O ESPÍRITO DO SENHOR FALOU POR MIM, E A SUA PALAVRA ESTEVE EM MINHA BOCA.” ( 2 Samuel 23.2).
Que segurança! Que firmeza! Quem dera que muitos de nós possamos nos expressar de igual maneira quando o final da jornada chegar para cada um de nós.
Entretanto, a grande lição que extraímos do texto acima é que Davi serviu a sua própria geração! Que fantástico! E ainda a Palavra diz de que maneira ele serviu: conforme o desígnio de Deus, aleluia!
E aí vem a pergunta que não quer calar: Eu tenho servido a minha geração conforme o desígnio de Deus? E você meu caro leitor?
O Amigo me falou seriamente sobre o fato de muitas pessoas estarem preocupadas em servir na igreja local, servir ao sistema religioso, ocupar cargos que lhe dêem projeção na política eclesiástica e tantas outras coisas, e não estão interessadas em servir a sua geração.
Servir a sua geração tem a ver com servir ao próximo, aqueles que estão ao nosso redor, não somente exercendo uma liderança no meio do povo de Deus, de modo genérico, mas especificamente com as pessoas individualmente.
Quando Jesus contou a parábola do samaritano (Lucas 10. 36 ss), ele se referiu a dois homens que serviam ao templo, ao sistema religioso ( o sacerdote e o levita), viviam ocupados nos rituais da lei de Moisés, porém, o amor e a misericórdia que deveria ser expressado no serviço ao próximo, não foram colocados em prática quando, ao passar pelo homem ferido, o ignoraram completamente, e como disse Jesus “passaram de largo”.
Aqueles homens escolhidos por Deus para O servirem no templo, não estavam solícitos para servir ao seu próximo demonstrando assim o amor que o próprio Deus nos fala em Sua Palavra:
“... AMARÁS AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO.”
O Amigo me falava sobre a necessidade de pessoas que estejam prontas para servir a sua geração conforme o desígnio de Deus no sentido de demonstrar amor ao próximo servindo-o.
Onde estão aqueles que estão prontos para servir como ouvidos, para escutar o desabafo de muitos que estão morrendo emocionalmente por não encontrar alguém confiável que os ouça?
Onde estão aqueles que estão prontos para servir como boca, para falar palavras encorajadoras, animadoras, palavras que edifiquem que confortem que fortaleça a fé do nosso próximo que está fraco espiritualmente, cansado das lutas e dificuldades da vida?
Onde estão aqueles prontos para servir de muros, para aqueles que necessitam de proteção de alguma maneira, como os servos de Davi serviram para os servos de Nabal? ( 1 Samuel 25.16).
Onde estão aqueles que estão prontos para servir de mãos para os que precisam de ajuda em qualquer que seja a situação, como por exemplo, ajudando a uma pessoa doente a por em ordem a sua casa, preparando uma refeição para um idoso, contribuindo para acudir a necessidade financeira de alguém, enfim?
Onde estão aqueles que estão prontos para servir de pés para carregar os que já não podem mais se locomover espiritualmente, ou mesmo chegar aonde muitos não querem ir para suprir uma necessidade seja lá de que ordem for?
Onde estão aqueles que estão prontos para servir de joelhos na intercessão por outros que sequer têm forças para falar “Aba, Pai”?
Que Deus nos ajude para que quando chegar o momento de nos encontrarmos com Ele, o Amigo Espírito Santo possa dar testemunho acerca de nós como o deu de Davi, alguém que serviu a sua geração conforme o desígnio de Deus; alguém que viveu como referencial neste mundo, que deixou atrás de si um rastro luminoso de amor a Deus e ao próximo através do serviço prestando a ambos.
Maranata! Feliz 2010!

Nenhum comentário: