terça-feira, dezembro 08, 2009

PECADO X MORTE

“... O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE...” (Romanos 6.23).
É estarrecedor o número de mortos que a mídia divulga todos os dias, seja por acidente, seja por assassinatos e homicídios, seja por doenças, por diferentes causas (epidemias, acidentes da natureza acidentes aéreos e rodoviários enfim), ainda que não seja permitido divulgar os casos de suicídio, o que sabemos que têm acontecido com muita freqüência. É muita gente morrendo ainda na flor da idade; jovens no auge da vida, no fulgor dos anos partindo para a eternidade e muitos deles sem terem confessado a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas.
Alguém me indagou outro dia: por que tanta gente morrendo? Só há uma resposta: o pecado, a causa principal desta mortandade. Os jovens, com raras exceções, não honram mais pai e mãe e como o mandamento promete vida longa para os que obedecem a pena da desobediência é fatal.
Alguns ainda questionam: por que os crentes que vivem na presença de Deus, são fiéis ao Senhor ficam doentes e com enfermidades crônicas, incuráveis, em sofrimento? A resposta é a mesma: o pecado.
Mesmo sendo livres do domínio do pecado por causa da graça ( Romanos 6.14), todavia, a nossa natureza carnal carrega em si o DNA do pecado. É algo inerente ao ser humano e como está escrito “NÃO HÁ HOMEM QUE NÃO PEQUE...” assim se expressou Salomão na sua oração, mesmo estando em Cristo Jesus, somos pecadores, e, portanto, não estamos imunes à conseqüência do pecado.
Quando ainda na Universidade, um dos meus professores falou no início da sua aula: o homem começa a morrer no dia que nasce. É realmente uma grande verdade, e à medida quem os anos se passam a morte vai se instalando devagarzinho nas nossas células e com isso aparecem as enfermidades. Não tem como escapar.
Há muitos que tomam um cuidado excessivo com o que come, coisas do tipo, não como isso nem aquilo, têm hábitos alimentares como os orientais para ter uma saúde perfeita, fazem exercícios, tomam vitaminas e complexos importados, usam isso aquiloutro para impedir o envelhecimento e a morte, porém a morte é inevitável, a não ser para os que Deus preparou para subir no arrebatamento ainda vivos.
O primeiro homem – Adão recebeu diretamente da boca de Deus o fôlego de vida. Imagine o vigor, a vitalidade que tinha o Adão! Depois dele, a Eva já foi formada a partir da célula viva que havia em Adão. As gerações subseqüentes a Adão viviam muito tempo, também, pudera, ainda trazia em si alguma coisa daquela vida que foi transmitida direto de Deus para o homem que formara.
Enquanto isso, o pecado ia passando de geração para geração e com ele a morte. Os anos de vida do homem foram sendo diminuídos a cada geração e hoje temos algumas pessoas que passam de um centenário, mas vive uma vida sem qualidade com a maior parte das suas células já amortecidas.
A grande alegria é que como está escrito:
“POR ISSO NÃO DESFALECEMOS; MAS, AINDA QUE O NOSSO HOMEM EXTERIOR SE CORROMPA, O INTERIOR, CONTUDO, SE RENOVA DE DIA EM DIA.” ( 2 Corintios 4.16). Aleluia!
Cuidemos, portanto, do nosso homem exterior, mas cuidemos principalmente do nosso interior, pois ele além de ser renovado com a Palavra de Deus e a graça do Senhor Jesus Cristo, a força do Espírito Santo (dinamus). O nosso homem exterior (corpo), tem a garantia dada por Jesus de que muito breve há de ser transformado em um corpo semelhante ao de Cristo Jesus, um corpo onde não mais se encontrará o DNA do pecado, pois afinal estaremos livres do corpo do pecado, glória a Deus!
Essa é a nossa gloriosa esperança, aleluia!
Se seguir a Jesus nos tornasse livres das doenças e da morte toda a gente queria declarar seguir a Jesus apenas por interesse físico. O bom é que mesmo sofrendo enfermidades, vendo a morte aproximar-se o justo não teme e como está escrito, “O JUSTO ATÉ NA SUA MORTE TEM ESPERANÇA.”
A morte não vence os seguidores de Cristo Jesus, pelo contrário o salvo não morre, ele é transferido em glória para junto do Amado da sua vida – Jesus!
Amados, tenhamos cuidado para não sermos arrastados pela onda avassaladora do pecado, da corrupção, da mentira, da hipocrisia e de outras tantas coisas que impedirão a entrada na casa do Pai, sabendo, contudo que estamos sujeitos às mesmas coisas que todos os homens, com a diferença de que os que não têm a Jesus em sua vida sofrerão sozinhos e ainda partirão para a eternidade sem salvação.
Aqueles, porém, que seguem a Jesus (não simplesmente evangélicos,ou crentes, ou cristãos), os discípulos de Cristo, ao partir deste mundo serão recebido por Aquele que os amou e se entregou por eles na cruz, afim de que eles vivessem eternamente na casa do Pai.
Maranata!

Nenhum comentário: