terça-feira, dezembro 24, 2013



ESTE ARTIGO FOI ESCRITO POR FLAVIO MOREIRA.




FELIZ NATAL... E O PRESENTE DO ANIVERSARIANTE?

E, ENTRANDO NA CASA, ACHARAM O MENINO COM MARIA SUA MÃE E, PROSTRANDO-SE, O ADORARAM; E ABRINDO OS SEUS TESOUROS, OFERTARAM-LHE DÁDIVAS: OURO, INCENSO E MIRRA. (MATEUS 2:11).

 

            Geralmente nesta época do ano é muito comum felicitarmos as pessoas desejando-lhes um feliz natal... Mas esta expressão está certa? Resposta: Não. Pois estamos direcionando a pessoa errada e não ao aniversariante, JESUS; o natal perdeu o seu sentido até mesmo entre os que são chamados pelo nome do Senhor, além do mais a data também não está correta; hoje em dia tudo foi transformado em uma mera festa comercial ou então onde as famílias se reúnem para ceia; celebramos tudo menos o aniversariante; até papai noel, que é mito, foi inserido e já está mais famoso que Jesus, principalmente entre as crianças; até mesmo filhos de evangélicos são levados aos shoppings para tirar fotos com o ídolo... Misericórdia! Mas e o aniversariante? Ao olharmos para Bíblia percebemos que a situação que envolvia a família de Jesus, na época de seu nascimento, não fora nada confortável, pois estavam à procura de um lugar onde pousar, porque Maria estava prestes a dar à luz a seu filho e o lugar que encontraram foi numa estrebaria como diz a Escritura: E DEU À LUZ A SEU FILHO PRIMOGÊNITO, E ENVOLVEU-O EM PANOS, E DEITOU-O NUMA MANJEDOURA, PORQUE NÃO HAVIA LUGAR PARA ELES NA ESTALAGEM. (Lc 2.7).

            Desde o nascimento Jesus já sofria rejeição, pois os seus não o receberam (Jo 1.11). Foi entre os animais o nascimento do Filho de Deus; o próprio Senhor convidou pastores no campo para visitarem seu Filho amado proclamando-o por um exército de anjos que diziam: GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS, PAZ NA TERRA, BOA VONTADE PARA COM OS HOMENS. (Lc 2.14). Posteriormente, também vieram uns magos do Oriente os quais tinham conhecimento da Escritura sagrada registrada pelo Profeta Miquéias 5.2 que dizia: E TU, BELÉM, TERRA DE JUDÁ,DE MODO NENHUM ÉS A MENOR ENTRE AS CAPITAIS DE JUDÁ;PORQUE DE TI SAIRÁ O GUIA QUE HÁ DE APASCENTAR O MEU POVO ISRAEL. (Mt 2.6). Isto nos mostra que havia pessoas estrangeiras interessadas no Salvador do que muitos dentre o seu próprio povo; que contra senso, pois não? E nós que daremos ao aniversariante? Os magos ofertaram seus presentes: OURO, INCENSO E MIRRA.

            Sabemos pelas considerações de eruditos que o OURO simboliza a soberania de Jesus como Rei eterno e sua santidade, aleluia! O INCENSO representa seu ofício de intercessor como Sumo sacerdote eterno e perfeito que vive para sempre a interceder por aqueles por quem deu sua vida e finalmente a MIRRA representa seu sofrimento; o significado de mirra é amargo; Jesus foi um homem de dores, Ele tomou sobre si nossas dores, amarguras e, até mesmo quando na cruz lhe deram a beber vinagre misturado com mirra (Mc 15.23), mas ele não quis. Jesus preferiu sofrer nossas dores e nem mesmo quis anestesia, já que também a mirra servia como remédio terapêutico. Bem... Diante do que foi dito quero deixar como sugestão dizendo que podemos dar ao Maravilhoso aniversariante os mesmos presentes que os magos lhe ofertaram, porém com um sentido puramente espiritual. Podemos oferecer OURO ao nosso Senhor e Salvador através de uma vida obediente à sua Palavra a qual é mais pura que muito ouro depurado (Sl 19. 10)... Lembro-me agora, que vai chegar o dia da prestação de contas no tribunal de Cristo e haverá quem apresente obras de ouro que serão provadas no fogo (1 Co 3.12). Aleluia!

            Podemos ainda ofertar INCENSO; segundo as Escrituras o incenso são as orações dos santos que precisam subir constantemente, sem cessar (1 Ts 5.17; Ap 5.8). Falando nisso, quanto de incenso tem subido aos céus? No tabernáculo havia o altar do incenso que era feito de ouro puro e madeira de acássia onde devia ser queimado o incenso constantemente (Ex 30.1-10). Aleluia! E não é qualquer incenso, tem que ser especial, ou seja, nossa oração precisa ser feita segundo a vontade de Deus (1 Jo 5.14,15). Que o Senhor receba este presente da nossa parte todos os dias para o louvor da sua glória.

             E por fim podemos oferecer a Jesus a MIRRA. Como disse antes, a mirra simboliza o amargo da vida, Jesus amargou nossos pecados, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele. O interessante é que quanto mais a mirra é esmagada mais o seu perfume exala. A Bíblia nos diz que Jesus foi esmagado pelo Pai e ainda firma que Ele se agradou em moê-lo (Is 53.10). A Bíblia diz que somos participantes dos sofrimentos de Cristo, ou seja, seremos esmagados, porém quanto mais isto acontecer mais fragrância do conhecimento de Cristo se espalhará, pois somos o seu bom cheiro (2 Co 2.14,15). Ofereçamos nossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, nosso culto racional (Rm 12.1). E assim, dando estes presentes ao verdadeiro aniversariante, certamente Ele se agradará de ver que nos importamos e que não o rejeitamos e sim que como os anjos e os pastores iremos alegres divulgar que Jesus nasceu e que se fez carne e habitou entre nós e daqui a pouco nós iremos ver o quanto o Pai está satisfeito por saber que em nosso coração Jesus achou lugar para pousar. MARANATA
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: