quarta-feira, dezembro 18, 2013

POR ONDE ANDAM OS QUE CHORAM?



 

“BEM-AVENTURADOS OS QUE CHORAM, PORQUE ELES SERÃO CONSOLADOS.” (Mateus 5.4.)

 

Talvez o leitor não se recorde do tempo em que os crentes iam para a casa do Senhor levando consigo um lenço, aliás, ao chegarem na igreja local, dobravam eles os seus joelhos para orar (ofereciam incenso antes de oferecer sacrifício), e, se derramavam nos pés do seu Senhor, e choravam!

Nos nossos dias podemos dizer que vivemos uma crise de lágrimas nos olhos dos que professam o Nome do Senhor, na maioria deles.

As mulheres eram conhecidas como frágeis e sensíveis emocionalmente, e, portanto, fáceis para derramar lágrimas cara a baixo, contudo, hoje, como chorar no culto se há o risco de estragar a maquiagem?

Os homens foram ensinados que homem que é homem não chora; grande mentira! O maior homem que viveu neste mundo, Jesus,  chorou! Chorou ao contemplar Jerusalém por saber que o desgraça viria sobre ela e sobre o seu povo (Lucas 19.41-44; chorou também no túmulo de Lázaro (João 11.35) e como está escrito:” ELE, JESUS, NOS DIAS DA SUA CARNE, TENDO OFERECIDO, COM FORTE CLAMOR E LÁGRIMAS, ORAÇÕES E SÚPLICAS A QUEM O PODIA LIVRAR DA MORTE E TENDO SIDO OUVIDO POR CAUSA DA SUA PIEDADE,” (Hebreus 5.7).

O homem segundo o coração de Deus foi homem de lágrimas. Ele escreveu que suas lágrimas estavam no odre de Deus e inscritas no Seu livro (Salmo 56.) Como está o odre onde as nossas lágrimas são recolhidas? Quanto delas estão lá? E no livro de Deus estão elas inscritas?

Precisamos chorar, sim para sermos consolados. Chorar como o pai do lunático reconhecendo a nossa incredulidade ( Marcos 9.24); chorar como a pecadora da casa de Simão, buscando o perdão para os nossos pecados, com amor, com arrependimento, com carinho pelo Senhor das nossas vidas (Lucas 7.38).

Precisamos voltar ao tempo em que os que levavam a Palavra derramavam lágrimas pelos pecadores e pregavam chorando (Salmo 126.5). Os que semeiam com lágrimas trazem o resultado do seu trabalho.

O profeta Jeremias se expressou desta maneira: “PROUVERA A DEUS A MINHA CABEÇA SE TORNASSE EM ÁGUAS, E OS MEUS OLHOS, EM FONTE DE LÁGRIMAS! ENTÃO CHORARIA DE DIA E DE NOITE OS MORTOS DA FILHA DO MEU POVO.” (Jeremias 9.1)

Quantas lágrimas temos derramado pelos mortos espirituais do nosso povo? Quanto temos chorado por aqueles que estão destinados à morte eterna, pelos pacientes terminais que estão a nossa volta?

Onde estão as lágrimas do que lideram na casa de Deus a exemplo de Paulo? Paulo, o apóstolo, era um homem sensível e como está escrito: “PORTANTO, VIGIAI, LEMBRANDO-VOS DE QUE POR TRÊS ANOS, NOITE E DIA, NÃO CESSEI DE ADMOESTAR, COM LÁGRIMAS A CADA UM.” (Atos 20.31). Ele também escrevia com muitas lágrimas para os seus filhos na fé ( 2 Coríntios 2.4).

Como estamos admoestando, ensinando, ensinando, escrevendo, pregando o evangelho? Com lágrimas ou com dureza? Com compaixão ou com ameaças? Com amor ou como desabafo? Com humildade ou com soberba? Dependendo do Amigo Espírito Santo ou calcado em nossos conhecimentos teológicos dos originais?

Nos dias do profeta Joel Deus conclama o povo para chorar! “CHOREM OS SACERDOTES, MINISTROS DO SENHOR, ENTRE O PÓRTICO E O ALTAR, E OREM: POUPA O TEU POVO Ó SENHHOR...” (Joel 2.17).

Estamos muito preocupados com as leis que estão sendo elaboradas no nosso país e recorremos a expedientes humanos para impedi-las; por que não derramamos o nosso coração como água diante do altar do Todo-Poderoso, clamando por sua misericórdia para com o Seu povo? Nossos recursos não adiantarão de nada se Deus não intervir no coração dos legisladores e nada mais comove o coração de Deus do que lágrimas sinceras daqueles que se chamam pelo Seu Nome. Ele atentou para as lágrimas de Ana! (1 Samuel 1.10); Ele mudou a sorte de Ezequias quando chorou muitíssimo (Isaias 38.3). Podemos recorrer às lágrimas como recurso para tocar o coração de Deus!

Mas, como chorar se o coração está endurecido? Como chorar se a terra está seca? Como chorar se os rios não têm águas e a fonte está entulhada? Repensemos o nosso estado espiritual meus amados e clamemos a Deus por Sua misericórdia! Estamos endurecidos por acumular tanto lixo dentro de nós! Estamos secos por entulhamos nossa fonte com sentimentos ruins; como, pois, derramar lágrimas se não há água suficiente no nosso homem interior?

O perigo é que a terra seca produz espinhos e abrolhos e por causa disso tanta gente ferindo e sendo ferida, porque como está escrito, a boca fala do que está cheio o coração (Lucas 6.45). Coração com espinhos, palavras que ferem!

Quebrantamento é o que está faltando em nossos dias, meus queridos leitores, de verdade; voltemos a chorar, não como Esau (lágrimas de ódio) (Gênesis 27.38; Hebreus 12.17), e não foi ; como Raquel que chorou por inveja de sua irmã que tinha filhos (Gênesis 30.1) e provocou a ira do seu marido.

Choremos com os que choram como ordena a Palavra de Deus (Romanos 12.15); choremos com o que choram oprimidos por não terem consolador (Eclesiastes 4.1).

Choremos também de alegria, transbordando do gozo do Espírito Santo quando o nosso coração se dilata por causa da presença de Deus e da Sua manifestação em nós! Como é maravilhoso chorar desta maneira, aleluia! É chorando e glorificando a Jesus; é chorando e falando em outras línguas e magnificando a Deus, glória a Deus!

Choremos por mais um ano que se vai e nós não produzimos o que podíamos produzir (frutificar) no Reino de Deus; choremos por não exercitarmos perdão e misericórdia com aqueles que nos magoaram; choremos por não termos trabalhado no Senhor como devíamos; choremos com arrependimento, com quebrantamento, lembrando que Deus não despreza um coração quebrantado (Salmo 51.17).

Choremos também de gratidão a Deus pelas grandiosas bênçãos que nos tem concedido; choremos de alegria por nossos nomes escritos no livro da vida!

Que neste dia todos nós possamos chorar com o coração cheio da presença do Senhor, renovados pelo Espírito Santo, aguardando a bem-aventurada esperança quando Deus mesmo enxugará dos nossos olhos toda a lágrima (Apocalipse 7.17).

MARANATA!

Nenhum comentário: