quarta-feira, março 26, 2014





AS VESTES; A TÚNICA...

“...REPARTIRAM ENTRE SI AS MINHAS VESTES E SOBRE A MINHA TÚNICA

 

Jesus era um homem comum entre os homens da sua época. Era um Mestre que não se destacava dos discípulos pelo aparato de suas vestimentas; Ele era tão idêntico àqueles que O seguiam, que foi necessário um dentre os seus discípulos identifica-lO, quando da sua prisão, o que o Sr. Judas Iscariotes o fez muito bem ao aproximar-se de Jesus e o beijar.

Aliás, em nenhum momento Ele quis ser o centro das atenções, pelo contrário, estava sempre a dizer para que não O expusesse publicamente, o que era impossível para aqueles que tiveram o privilégio de receber das suas mãos algum tipo de milagre.

Se Ele vivesse em nossos dias com certeza estaria bem longo dos holofotes. Sua humildade era manifesta em sua aparência também. Era Ele tão judeu no que diz respeito ao aspecto que não foi difícil para a mulher samaritana reconhece-lo como tal.

O que realmente gostaria de entender e peço que pensem comigo, é como tantos que se dizem ser seguidores do Mestre, gostam de ostentação sob diferentes aspectos.

Há os que ostentam no uso de vestuário de grife, que custam uma fortuna; outros ostentam em sapatos caríssimos de couro disso ou daquilo; outros no uso de relógios cujo preço daria para comprar um automóvel; outros ainda ostentam quanto aos bens que possuem (imóveis); outros se deleitam no uso de automóveis de último modelo, enfim...

As mulheres no uso de joias preciosas, enfeites que atraem os olhares do mais ingênuo de todos; muitas há que exibem o corpo em vestidos preciosos, de alto preço, que fazem as suas irmãs de congregação se sentirem inferiorizadas perto de tamanha ostentação.

E tudo isso é considerado bênçãos de Deus para a vida dos que podem adquirir estas coisas. Acredito que Deus abençoa Seu povo financeiramente, mas como bem expressa o Pr. Russel Shedd, “quando Deus abençoa alguém é para que esse alguém venha a investir no Seu Reino.”

Afinal de contas, somos escravos, servos (doulos), comprados e não temos o direito de fazer o que queremos com o que não é nosso, mas dAquele que nos comprou. Então, não podemos entender pessoas que se dizem servos de Cristo usar o dinheiro para auto promoção e exibição do TER, a não ser que tenha a permissão do Seu Dono.

Mas como Ele é o maior exemplo e viveu modestamente na terra, a IGREJA, seu Corpo deve imitá-lo nesse particular, até porque não somos daqui, nossa cidade está mais acima, nossa pátria está nos céus, aleluia!

Segundo historiadores a túnica de Jesus por ser sem costura significava ser uma peça cara, não era uma túnica comum, entretanto, não o deixava em posição superior diante dos que O procuravam. Ele era um de nós! Ele era o Emanuel!

Amados, precisamos rever nossos conceitos e valores; precisamos refletir como estamos aplicando o dinheiro que não nos pertence e com que motivação o fazemos. Antes de qualquer atitude o melhor mesmo é pensar se Jesus faria aquilo se estivesse em nosso lugar. O que Ele faria se tivesse uma quantia enorme de dinheiro que desse para adquirir um relógio tipo Rolex verdadeiro? Será que sairia exibindo-o como demonstração da bênção de Deus em sua vida?

Por favor não me entendam como alguém que queira defender o voto de pobreza, absolutamente, não é essa a minha intenção, porém, tenho refletido sobre o momento de apogeu e riqueza que está a viver muitos que se chamam pelo Nome do Senhor, sem lembrar-se, às vezes, dos irmãos necessitados, dos órfãos e das viúvas que congregam junto com eles na mesma igreja local.

Paulo escrevendo a Timóteo fala aos ricos, aqueles a quem Deus achou por bem acrescentar-lhe bens e fazenda material, da seguinte maneira: “EXORTA AOS RICOS DO PRESENTE SÉCULO QUE NÃO SEJAM ORGULHOSOS, NEM DEPOSITEM A SUA ESPERANÇA NA INSTABILIDADE DA RIQUEZA, MAS EM DEUS, QUE TUDO NOS PROPORCIONA RICAMENTE PARA NOSSO APRAZIMENTO; QUE PRATIQUEM O BEM, SEJAM RICOS EM BOAS OBRAS, GENEROSOS EM DAR E PRONTOS A REPARTIR; QUE ACUMULEM PARA SI MESMOS TESOUROS, SÓLIDO FUNDAMENTO PARA O FUTURO, A FIM DE SE APODERAREM DA VERDADEIRA VIDA.” ( 1 Timóteo 6.17-19).

Enfim, meus amados, não tem para onde correr se não obedecermos ao que o Senhor Jesus ensinou dizendo: “BASTA AO DISCÍPULO SER COMO O SEU MESTRE, E O SERVO COMO O SEU SENHOR.” (Mateus 10.25).

MARANATA!

 

Nenhum comentário: