sexta-feira, setembro 08, 2017

CONFORME A CAPACIDADE

"... LHES EXPUNHA A PALAVRA, CONFORME O PERMITIA A CAPACIDADE DOS OUVINTES." ( Marcos 4.33).

Jesus é extraordinário! Que exemplo de Mestre, de ensinador, de preletor, de palestrante, enfim...
Quanto aproveitamento teríamos em nossas falas se puséssemos em prática o que Jesus nos ensinou.
Veja quão interessante a colocação do evangelista Marcos, enfatizando que Jesus expunha a palavra conforme permitia a capacidade dos ouvintes. Isso é fantástico!
Um dia desses, estava eu em uma EBO é certo palestrante renomado em nosso país estava falando. Quando ele terminou a sua exposição, dois obreiros que estavam sentados atrás de mim, falaram um com ou outro dizendo o seguinte: " Que pena que eu não entendi muitas palavras que ele disse", ao que o outro confirmou dizendo: "nem eu".
Muitos daqueles que em nossos dias estão dando palavras, estudos bíblicos, fazendo simpósios, seminários, encontros, etc., estão preocupados e passar o conhecimento adquirido através de informações de "grandes teólogos", como também do significado das palavras nos originais, sem, contudo levar em consideração a capacidade dos ouvintes.
Em um estudo bíblico que participei, o mensageiro citou nomes de tantos teólogos estrangeiros, que no final do culto perguntei para a irmã que estava ao meu lado: Irmã, a senhora lembra de algum nome que foi falado no estudo desta noite? E ela me disse tranquilamente: nem um.
Pais, professores evangélicos, pregadores, devem depender do Amigo Espírito Santo para levar a palavra ao povo que se reunirá naquela ocasião para ouvi-los, a fim de que o investimento não seja infrutíferos, pois se o povo não entende o que é falado como aproveitar e praticar?
A Palavra de Deus é compreendida pelos ouvintes através da ação do Espírito Santo e do efeito da própria Palavra que opera o ouvir, como está escrito: "...E O OUVIR PELA PALAVRA DE DEUS." (Romanos 10.17).
O apóstolo Paulo, ensinando sobre a ordem da manifestação dos dons espirituais na igreja, assim se dirige aos crentes de Corinto: " ... SE COM A LÍNGUA, NÃO DISSERDES PALAVRA COMPREENSÍVEL, COMO SE ENTENDERÁ O QUE DIZEIS?" (1 Coríntios 14.9).
Todos quantos ouviam os ensinamentos do Senhor Jesus entendiam as suas palavras, porque Ele falavam atentando para a capacidade dos seus ouvintes
Respeitar a capacidade de cada um também segundo a habilidade de lidar com talentos, nos foi ensinado por Jesus, quando contou a parábola do Senhor que distribuiu os talentos com os servos, em Mateus 25.15, pois está escrito: " ...SEGUNDO A SUA PRÓPRIA CAPACIDADE..."
Deus jamais exigirá de nós algo que não seja de acordo com a nossa capacidade, pois Ele nos conhece muito bem,, por isso está escrito para fazer as coisas conforme as nossas forças.
Só trazemos prejuízo para a nossa família, igreja, classes de EBD, quando exigimos as coisas além da capacidade daqueles que estão sob nossa responsabilidade.
Respeitar a capacidade de cada um é dever nosso, e não tentar fazer com que as pessoas satisfaçam o nosso ego, fazendo o que não estão preparadas para.
Por isso a dependência plena do Amigo ē indispensável, o discernimento de espíritos, para não provocarmos as pessoas  à irá, fazendo-as se afastar de Deus, achando-O injusto.
E, como está escrito: "BASTA AO DISCÍPULO SER COMO O SEU MESTRE..." (Mateus 10.25).
MARANATA!

Nenhum comentário: