terça-feira, novembro 05, 2019

CUIDADO COM ELA!

“...NÃO PUDERAM ENTRAR POR CAUSA DA INCREDULIDADE.” (Hebreus 3.19).

 Em todo o tempo em que estamos em uma igreja local, (fomos levados ao templo com trinta dias de vida), nunca soube de um crente ter sido impedido de ocupar um cargo eclesiástico por causa dela, tampouco, ser desligado do rol de membros por causa dela, entretanto, tal pessoa mesmo tendo cargo eclesiástico, exercendo função na igreja (tem pessoas com múltiplas funções, que nem tempo para si e para a família teem), poderão ficar de fora da cidade santa por causa dela, já pensou?
E o detalhe: ainda que tenha intimidade com Deus, falar com Ele, ouvir a Sua voz, até mesmo faze-lO mudar de atitude, se não se livrar dela não entra na terra prometida.
Senão, vejamos: lembra-se do homem descrito na Santa como o homem mais manso da terra? Moisés. (Números 12.3). Pois é, a sua mansidão não o ajudou a entrar na terra por causa dela... Deus deu testemunho de que ele era fiel em toda a Sua casa (Números 12.8; Hebreus 3.5), contudo a sua fidelidade não fez com que ele entrasse na promessa, por causa dela! A intimidade que ele tinha com Deus era invejável, como profeta, pois Deus falava com ele boca a boca, diferente dos outros profetas, que o Senhor que falava com eles em sonhos, todavia, ela o impediu de pisar na terra que mana leite e mel! 
Está escrito que Moisés era servo de Deus e ainda : “FALAVA O SENHOR A MOISÉS FACE A FACE, COMO QUALQUER FALA A SEU AMIGO...” (Êxodo 33.11). Mas não recebeu a promessa feita quando foi levantado como libertador do povo de Israel! E a causa: ela!
Ele não praticou nada visível que justificasse ficar de fora, Moisés simplesmente era incrédulo!
Desde sua chamada na sarça seus questionamentos eram provas evidentes de incredulidade; durante a caminhada no deserto, ela se manifestou de tal modo a ponto dele dizer a Deus: “RESPONDEU MOISÉS: SEISCENTOS MIL HOMENS DE PÉ É ESTE POVO NO MEIO DO QUAL ESTOU; E TU DISSESTE: DAR-LHES-EI CARNE, E A COMERÃO UM MÊS INTEIRO. MATAR-SE-ÃO PARA ELES REBANHOS DE OVELHAS E DE GADO QUE LHES BASTEM? OU SE AJUNTARÃO PARA ELES TODOS OS PEIXES DO MAR QUE LHES BASTEM? (Números 11.21.22).
Uma colocação deste tipo jamais poderia sair da boca de alguém que virá todos os sinais que Deus fizera não somente no Egito, mas também na passagem do Mar Vermelho, e durante a caminhada até aquele ponto. Mas ela se manifestou! E a resposta de Deus dando a ele mais uma chance para se livrar dela: “ ...TER-SE-IA ENCURTADO A MÃO DO SENHOR?...” (Números 11.23). Perigo!
“...QUEM NÃO DÁ CRÉDITO A DEUS O FAZ MENTIROSO...” (1 João 5.10).
Quando os espias retornaram da missão de espiar a terra, e trouxeram um relatório que desanimou o povo e o incentivou à incredulidade, a ponto de desejar voltar ao Egito, a sentença foi determinada: “NENHUM DOS HOMENS QUE, TENDO VISTO A MINHA GLÓRIA E OS PRODÍGIOS QUE FIZ NO EGITO E NO DESERO...NENHUM DELES VERÁ A TERRA QUE, COM JURAMENTO, PROMETI A SEUS PAIS, SIM, NENHUM DAQUELES QUE ME DESPREZARAM A VERÁ.” (Números 14.22.23). Martelo batido. Assunto encerrado.
Ali já estava decretado que Moisés não entraria na terra! Somente Calebe e Josué. E, segundo palavras do próprio Deus, por causa dela eles desprezaram a Ele. Sério!
Agora o interessante foi que apenas dez espias deram testemunho de incredulidade, porém, todos os homens foram alcançados pela sentença. Deus na Sua Onisciência, já sabia que a incredulidade estava no coração deles, misericórdia!
A confirmação da incredulidade de Moisés e Arão se deu no episódio em que Deus mandou falar à rocha, e ao invés disso Moisés bateu duas vezes e as águas brotaram. Desobediência causada por ela.
E como está escrito: “VISTO QUE NÃO CRESTES EM MIM, PARA ME SANTIFICARDES DIANTE DOS FILHOS DE ISRAEL, POR ISSO, NÃO FAREIS ENTRAR ESTE POVO NA TERRA QUE LHE DEI.” (Números 20.12). O problema não foi bater, mas não crer!
A incredulidade nos leva a desprezar e a não santificar a Deus! Misericórdia!
Como anda a nossa fé meus amados? Estamos crendo de verdade em Deus e na Sua Palavra? Então por que preocupação com o amanhã? Por que ansiedade quanto à salvação da nossa família? Não foi Ele quem fez a promessa? Por que precisamos pedir a Ele que confirme várias vezes a promessa que nos fez? 
A incredulidade é a primeira manifestação de orgulho na terra. A mulher quis ser como Deus (orgulho), e em seguida deixou de crer na mensagem de Deus MORREREIS para da crédito ao mentiroso quando disse não morrereis! 
Precisamos cada dias escolher a quem vamos dar crédito: a Deus ou ao mentiroso. A escolha é de cada um.
“QUANTO, PORÉM AOS COVARDES, AOS INCRÉDULOS...A PARTE QUE LHES CABE SERÁ NO LAGO QUE ARDE COM FOGO E ENXOFRE, A SABER, A SEGUNDA MORTE.” ( Apocalipse 21.8).
Disse Jesus: “...NAO SEJAS INCRÉDULO, MAS CRENTE.”:( João 20.27)
MARANATA!


Nenhum comentário: