sábado, abril 11, 2020

O INTERCESSOR

“EU, PORÉM, ROGUEI POR TI...” (Lucas 22.31).

Na verdade, estava com um outro assunto para escrever, porém, ao acordar, o Amigo me falou sobre a necessidade urgente dessa palavra para algumas pessoas específicas. Eu quero obedecer.
Estava se aproximando a hora do Mestre ser entregue para que se cumprisse tudo quanto estava escrito a seu respeito.
Era a Páscoa dos judeus. Ele havia participado com eles e, ao mesmo tempo em que instituiu a Ceia, após  terem comido. Tudo se encaminhava para o grande desfecho, o maior acontecimento que a humanidade participou.
Em uma hora tão séria, eles começaram a discutir sobre qual deles parecia ser o maior (Lucas 22.24).
Jesus aproveita para ensinar-lhes mais uma lição: “...NO MEIO DE VÓS, EU SOU COMO QUEM SERVE.” (Lucas 22.27)
A seguir, dirige a palavra a Pedro: “ SIMÃO, SIMÃO, ESCUTE BEM! SATANÁS JÁ CONSEGUIU LICENÇA PARA POR VOCÊS À PROVA. ELE VAI PENEIRAR VOCÊS COMO O LAVRADOR PENEIRA O TRIGO AFIM DE SEPARA-LO DA PALHA.” (Lucas 22.31 - NTLH).
O Senhor avisa a Pedro mas a permissão foi dada para tentar a todos, peneirar a todos. Contudo, Jesus   destacou sua intercessão por Simão. Ele disse: “MAS EU TENHO ORADO POR VOCÊ, SIMÃO, PARA QUE NÃO LHE FALTE FÉ.” (Lucas 22.32).
Eu não sei quantos “PEDROS” estarão lendo essa postagem, mas tenho certeza que o Amigo irá levar a ler os que precisam, para glória de Deus.
Jesus conhecia Simão Pedro muito bem, como nos conhece. Ele conhecia o ponto vulnerável do discípulo. Sabia do seu temperamento impulsivo, sanguíneo, ousado em momentos e em outros covarde. Já havia sido reprovado em um teste de fé.
O evangelista Mateus nos conta que os discípulos estavam com dificuldade enquanto passavam de um lado para o outro conforme Jesus lhes tinha ordenado. Jesus foi ter com eles andando sobre o mar.
Ao perceber que eles estavam amedrontados, se identificou dizendo: “TENDE BOM ANIMO! SOU EU. NÃO TEMAIS! (Mateus 14.27).
Imediatamente Pedro, ainda meio sem acreditar pôs o Senhor Jesus à prova dizendo: “SE ÉS TU SENHOR...” (Mateus 14.28).
Ele não conhecia a voz do Mestre? Não entendia que só Jesus como Deus poderia andar sobre o mar?
E o tempo de convivência vendo milagres acontecendo? Então pede a comprovação: “...MANDA-ME IR TER CONTIGO, POR SOBRE AS ÁGUAS.” (Mateus 14.28).
Jesus não se fez de rogado. Apenas disse: “VEM!”
Pedro desceu do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. E o que aconteceu? Você já sabe. Ele reparou na força do vento, teve medo e foi afundando...
Todavia, ele gritou e o Mestre o segurou pela mão e levou-o a salvo para o barco!
Em seguida, Jesus fez a avaliação do discípulo: “...HOMEM DE PEQUENA FÉ, PORQUE DUVIDASTE? (Mateus 14.31).
Esse foi o motivo que levou Jesus a rogar, interceder pelo Pedro; Ele sabia que Pedro tinha uma pequena fé! Jesus não fez menção dos outros que também seriam peneirados, mas do Pedro.
Quando posto à prova sobre conhecer o seu Mestre, aquele que um pouco antes ele tinha dito que seria capaz de dar a vida por Jesus, NEGOU veementemente!
Sua fé quase se foi, pois chegou a nem mais se considerar discípulo. Quando o anjo falou para as mulheres que fossem divulgar a ressurreição, disse: “MAS IDE, DIZEI A SEUS DISCÍPULOS E A PEDRO...” (Marcos 16.7). Pedro era amado por Jesus! Apesar de ter falhado por sua pequena fé, Jesus não o dispensou do grupo dos seus discípulos!
Escute: Jesus conhece a nossa fragilidade, Ele sabe o nosso ponto fraco, contudo, Ele se coloca diante do Pai por nós, como está escrito: “...PARA COMPARECER, AGORA, POR NÓS, DIANTE DE DEUS;” (Hebreus 9.24). E como está escrito: “... VIVENDO SEMPRE PARA INTERCEDER POR ELES.” (Hebreus 7.25).
Alô “PEDRO” Jesus está rogando por você. Você não vai morrer na fé. O mar de dificuldades não irá lhe submergir, faça como Pedro, grite por socorro, Ele conhece o grau da sua fé. Agora, não subestime a tentação. Não resista a pedir ajuda, não fique sozinho. Grite, clame por socorro e Ele, o nosso Sumo Sacerdote entra imediatamente em ação como está escrito: “PORQUE NÃO TEMOS SUMO SACERDOTE QUE NÃO POSSA COMPADECER-SE DAS NOSSAS FRAQUEZAS...” (Hebreus 4.15); e ainda “ ...É PODEROSO PARA SOCORRER OS QUE SÃO TENTADOS.” (Hebreus 2.18). Aleluia!
Pedro não era convertido. Pedro não tinha a experiência da salvação. Pedro não tinha recebido o Espírito Santo como Selo. Pedro não tinha a experiência do novo nascimento. Pedro não era revestido de poder e muito menos cheio do Espírito. Pedro não era membro do Corpo de Cristo. E nós?
Amados, não podemos desesperar por nenhuma situação, tanto espiritual, como emocional, como material e física. Não estamos sozinhos; não somos órfãos; temos um Pai, temos um Senhor, temos um Ajudador, o Amigo! Gloria a DEUS!
Vamos buscar nas escrituras o fortalecimento da nossa fé, a renovação da nossa esperança afim de através das escrituras conhecermos o poder de Deus.
A mesma mão que se estendeu para segurar o discípulo e a mesma boca que intercedeu por ele, já entrou em ação em seu favor querido “PEDRO”! Tão somente louve o nome de JESUS!
MARANATA!

Nenhum comentário: