sábado, junho 13, 2020

A IGREJA (CORPO) CASA DE DEUS

“PARA QUE, SE EU TARDAR, FIQUES CIENTE DE COMO SE DEVE PROCEDER NA CASA DE DEUS, QUE É A IGREJA DO DEUS VIVO, COLUNA E BALUARTE DA VERDADE.” (1 Timóteo 3.15)

Enquanto aguardava a hora de ir para o hotel, fui para a casa de uma querida irmã. Era um belo apartamento, claro, ambiente aconchegante, decorado com muito bom gosto. Falei então para a dona da casa, que o apartamento dela era um lugar muito agradável, bonito, enfim.
Ela abriu um largo sorriso e agradeceu.
Enquanto ela saiu um pouco, o Amigo me falou: “Vistes como ela ficou alegre quando elogiaste a casa dela? “ Respondi: Sim. Ele continuou: “Eu também fico alegre quando elogiam a “casa” que eu moro, ao mesmo tempo me entristeço quando dizem mal, criticam, colocam defeito... Por pior que seja o estado da casa sempre haverá uma oportunidade de melhorá-la.”
Amados, que grande lição!
Não devemos falar mal da Igreja, casa de Deus, tampouco dizer coisas negativas dos seus membros, pois isso entristece o DONO.  Se há problemas na igreja local, especificar, igreja local, lugar onde se reúnem pessoas que ainda estão sujeitas a pecar, manifestar obras da carne, tal como a igreja local em Corinto.
Nosso corpo também é referido nas escrituras como “casa”, como está escrito: “SABEMOS QUE, SE A NOSSA CASA TERRESTRE DESTE TABERNÁCULO SE DESFIZER...” (2 Coríntios 5.1).
Precisamos cuidar dessa casa, sim, mas não priorizarmos mais esse cuidado do corpo físico do que o corpo espiritual, a casa espiritual, como está escrito: “...SOIS EDIFICADOS CASA ESPIRITUAL...” (1 Pedro 2.5).
A casa terrestre,  tem sido alvo de cuidado até certo ponto exagerado. Há pessoas prisioneiras de dietas, outras preocupadas em fazer exercícios, sem falar no culto ao corpo buscando tratamentos estéticos, enfim...
Tudo bem, devemos sim alimentar, exercitar, cuidar da higiene, da aparência do corpo físico, até porque ele é o templo do Espírito Santo, precisamos mantê-lo bem apresentável, saudável.
Mas, e o corpo espiritual, o homem interior, estamos cuidando tão bem quanto do físico? Alimentamos de modo a não ter deficiências? Exercitamos na piedade?
Quantas vezes alimentamos nosso corpo durante a semana? E o homem interior, a casa espiritual, será que temos alimentado na mesma proporção? Ou nosso homem interior está desnutrido, anêmico, sem imunidade?
Também nos preocupamos com nossa casa (morada), para que esteja sempre em bom estado, fazemos os reparos necessários sempre que percebemos a necessidade. Muito bom, sim, porém, a casa espiritual como se encontra? O alicerce está firme? Ela está em boas condições para suportar os ventos, a chuva, os rios e continuar firme? Será que consultamos o DONO para saber onde está havendo uma avaria?
Amados, o que estamos desejando: permanecer nessa casa ou ser revestidos da habitação celestial? (2 Coríntios 5.2).
É muito importante cuidar bem da casa espiritual, para que possamos um dia que está próximo, vivermos na casa do Pai! Jesus disse que o Pai tem uma casa; que na casa há muitas moradas, e Ele ia   preparar lugar (João 14.2). Ele não prometeu mansão, nem palácio, mas lugar nas moradas da casa do Pai.
Tudo quanto investirmos na casa ( corpo), na casa (habitação), ficará na terra quando a trombeta tocar, porém, o que investirmos na nossa casa espiritual será para a eternidade.
Enquanto nessa casa (corpo físico) estamos sujeitos aos males desta vida, ao pecado, porque a nossa natureza carnal não nos deixa um minuto sequer.
Contudo, “...QUANDO ESSE CORPO CORRUPTÍVEL SE REVESTIR DA INCORRUPTIBILIDADE, E O QUE É MORTAL SE REVESTIR DA IMORTALIDADE, ENTÃO, SE CUMPRIRÁ A PALAVRA QUE ESTÁ ESCRITA: TRAGADA FOI A MORTE PELA VITÓRIA! (1 Coríntios 15.54).
MARANATA!

Nenhum comentário: