sábado, junho 27, 2020

VIGIEMOS COM OS NOSSOS OLHOS

“...ABRIRAM-SE, ENTÃO, OS OLHOS DE AMBOS...” (Gênesis 3.7).


Paulo, o apóstolo, escrevendo aos Coríntios, assim se expressou: “ MAS TEMO QUE ASSIM COMO A SERPENTE ENGANOU EVA COM A SUA ASTÚCIA, ASSIM TAMBÉM SEJAM DE ALGUMA SORTE CORROMPIDOS OS VOSSOS SENTIDOS E VOS APARTEIS DA SIMPLICIDADE QUE HÁ EM CRISTO.” (2 Coríntios 11.3).
Quando lemos o relato da tentação no Éden, podemos observar que no desenrolar de tudo, na verdade, todos os sentidos da mulher foram corrompidos, contaminados pela mentira de Satanaz, senão vejamos:
A serpente falou - audição; a mulher viu (agradável aos olhos)- visão; a mulher tomou - tato; a mulher comeu - paladar. Sabemos que o olfato é responsável por oitenta por cento do paladar, indiretamente estava, também envolvido no processo da desobediência. E com a desobediência veio a morte!
Na tomada de Jericó, Deus ordenou a Josué que nada daquela cidade poderia ser levado como despojo, especialmente a prata, o ouro e utensílios de bronze e de ferro, seriam consagrados ao Senhor, sendo levados para o seu tesouro (Josué 6.19).
Acã, da tribo de Judá, confessou o que tinha feito dizendo: “...VI ENTRE OS DESPOJOS...COBICEI-OS, E TOMEI-OS...”(Josué 7.21). O resultado foi morte. Não somente ele morreu mas toda a família, ainda que não tivesse participado do seu pecado.
Davi desagradou a Deus quando cometeu adultério com a mulher de Urias. A primeira coisa que entrou em ação para que o pecado fosse consumado foi a visão. Ele viu a mulher... (2 Samuel 11.2).
Um homem segundo o coração de Deus foi vencido pelo desejo, e tudo começou com um olhar!
A consequência daquele olhar foi a morte! Davi proferiu a sentença: restituir a cordeirinha quatro vezes. Sentença acatada por Deus e ao invés do próprio Davi morrer, quatro dos seus filhos morreram!
Como andam os nossos olhos meus amados? São eles bons ou maus? (Mateus 6.22.23). De que maneira usamos nossa visão?
Cuidado com o olhar altivo, pois Deus aborrece (Provérbios 6.17). Os homens devem fazer a mesma aliança que Jó (Jó 31.1), para não incorrer no pecado referido por Jesus em Mateus 5.28.
Como é bom receber um olhar de amigo! (Provérbios 15.30). O mancebo de qualidade recebeu de Jesus um olhar de amor (Marcos 10.21). O Senhor Jesus quando se aproximava de Jerusalém, vendo a cidade, chorou, um olhar de compaixão (Lucas 19.41).
Os filhos jamais devem zombar dos pais pois está escrito: “OS OLHOS DE QUEM ZOMBA DO PAI OU DE QUEM DESPREZA A OBEDIÊNCIA À SUA MÃE, CORVOS NO RIBEIRO OS ARRANCARÃO E PELOS PINTÃOS DA ÁGUIA SERÃO COMIDOS.” (Provérbios 30.17).
Não devemos contaminar nossa visão com imoralidade, violência, qualquer coisa má, contudo, devemos, sim, decidir como o fez o salmista: “ NÃO POREI COISA MÁ DIANTE DOS MEUS OLHOS...”(Salmos 101.3).
Felizes são os que mantém os seus olhos nas palavras do Senhor, porque é uma receita para terem saúde no corpo (Provérbios 4.20-22).
Jesus ordenou que nos lembrássemos da mulher de Ló. E qual foi a atitude dela? Olhou para trás!
(Lucas 17.32; Gênesis 19.26).
O que temos de fazer queridos é como disse Jesus: “ ...LEVANTAI A VOSSA CABEÇA, E OLHAI PARA CIMA, PORQUE A VOSSA REDENÇÃO SE APROXIMA.” (Lucas 21.28).
Enquanto o dia da colação de grau não chega, continuemos “...OLHANDO SOMENTE PARA JESUS...” (Hebreus 12.2).
Qualquer problema na visão há colírio à disposição de cada um que precisar. Jesus está pronto para vender, só temos que comprar dEle (Apocalipse 3.18). Agora, faz favor, não queira de graça o que tem que ser comprado. Estejamos dispostos a pagar o preço. Vale a pena!
MARANATA!

Nenhum comentário: