sábado, agosto 07, 2021

PAI DE FILHO ADULTO

 “...E ELE LHES REPARTIU OS HAVERES.”(Lucas 15.12).


Nessa parábola de Jesus aprendemos algumas lições sobre o comportamento de um pai, cujo filho era adulto.
Esse filho era o caçula do pai. Geralmente o filho caçula desfruta de certas benesses que outros não experimentam.
Contudo, o filho estava insatisfeito em viver na companhia da sua família, e, tomando uma decisão, se dirigiu ao pai e pediu a parte dos bens que lhe pertencia por direito de filho.
Ele tinha uma herança que o seu pai havia trabalhado para conquistar. E como está escrito: “ ... NÃO DEVEM OS FILHOS ENTESOURAR PARA OS PAIS, MAS OS PAIS PARA OS FILHOS.” (2 Coríntios 12.14).
Que herança podem os pais preparar para os filhos? O sábio Salomão escreve assim: “O HOMEM DE BEM DEIXA HERANÇA AOS FILHOS DOS FILHOS...” (Provérbios 13.22).
Veja que não somente para os filhos, as também para os netos!
A principal herança, o maior tesouro que um pai pode preparar para deixar como legado aos filhos e netos é o exemplo de temor a Deus e de amor a Jesus. Se estas coisas estiverem presentes na vida do pai, as demais virtudes se manifestarão nas suas ações.
O pai da parábola ao ser procurado pelo filho para pedir o que lhe era de direito legal, não questionou. Não tentou dissuadi-lo da ideia de sair de casa, tampouco fez ameaças, tipo, se sair nunca mais entrará por essas portas, absolutamente! Simplesmente aceitou o pedido, fez o que era necessário e satisfez o desejo do filho.
Há pais imprudentes que se opõem às ideias dos filhos, impondo sua vontade, sua autoridade de Dono da casa e pai da família e as vezes tais comportamentos levam a situações de violência doméstica e até a óbito.
O pai sabia que aquele filho não encontraria em nenhum lugar as mesmas coisas que tinha na casa do pai! 
Todos sabem o que aconteceu. O filho após perder tudo o que tinha, passou a viver sem ter mesmo o que comer. E como disse Jesus: “ENTÃO, CAINDO EM SI...” (vv 17).
O dia do “caindo em si” vai chegar! O dia do reconhecimento do erro, o dia do arrependimento, o dia em que a humildade sobrepujará o orgulho, o dia do “levantar-me-ei”!
O dia do retorno está prestes a chegar; a situação na sua família não irá perdurar por mais tempo. Alguém irá “cair em si”, glória a Deus!
O pai amoroso não desiste de esperar, jamais! E não espera para recriminar o filho, nem para acusá-lo, nem para lançar em rosto a sua rebeldia, pelo contrário! 
O pai que ama o filho o espera para abraçar e beijar! Não quer ouvir justificativas, tampouco lamentações tristes; não lhe faz cobranças, coisas do tipo, “agora você irá trabalhar para mim todos os dias da sua vida para conseguir o que deitou fora,NÃO!
Em casa ainda havia roupa do filho, aleluia! O pai manda buscar e manda que ele seja vestido (ele sequer se vestiu, mas foi servido pelos servos do pai!)glória a Deus! Naquela casa havia joias para os filhos, o anel foi trazido e colocado naquela mão que cuidara de porcos! Também na casa do pai estava um bezerro cevado para ser saboreado em comemoração ao reencontro!
Ei, pai que porventura nos lê, na sua casa tem roupa para filhos adultos? Tem joias (riquezas espirituais)? Tem sandálias para proteger pés cansados de filhos adultos?
Tem alimento para comemorar a restauração e a reconciliação entre o filho adulto e a família?
Detalhe: o filho recebeu muita coisa, mas a herança já tinha perdido! 
Não importa a herança da terra quando a herança espiritual é restaurada, porque com a herança terrena não se adquire a herança celestial, tudo que temos é pela graça! E como filhos temos “...A SUPREMA RIQUEZA DA SUA GRAÇA EM BONDADE PARA CONOSCO, EM CRISTO JESUS.” (Efésios 2.7), aleluia!
Oremos por nossos filhos adultos, e demonstremos amor apesar de, pois nossos filhos são do Senhor e o que é de Deus Ele tem responsabilidade em cuidar, e não deixar se perder. (2 Samuel 14.14).
MARANATA!

Nenhum comentário: