sexta-feira, agosto 13, 2021

TORNANDO A VER

 “...RESPONDEU ELE: QUE EU TORNE A VER.” (Lucas 18.41)


Tenho meditado nessa frase do cego Bartimeu, quando Jesus lhe perguntou o que ele queria que Jesus fizesse.
Era a sua maior necessidade ter sua visão restaurada. Algum dia ele já enxergara as coisas a sua volta, porém, agora era um cego que mendigava à beira do caminho.
Amados, quantos que se dizem evangélicos, que um dia receberam visão espiritual, tendo iluminados os olhos do entendimento, à medida que o tempo foi passando a luz que havia em seus olhos foi desaparecendo até que se tornou em trevas! 
Em muitos casos tal pessoa sequer percebe que já não consegue enxergar como antes, por causa da intervenção de espíritos enganadores. 
Uma das causas da perda da visão espiritual é a incredulidade, como está escrito: “O DEUS DESTE SÉCULO CEGOU O ENTENDIMENTO DOS INCRÉDULOS...(2 Coríntios 4.4). Como a fé está em declínio da terra (Lucas 18.8), é urgente manter a vigilância para o ladrão não roubar a fé que uma vez foi entregue aos santos, e alimentá-la através da Palavra e do relacionamento com Jesus, Autor e Consumador da fé.
Outra coisa que faz com que a luz que nos dá a visão se torne em trevas (cegueira) é quando o ódio domina o coração, pois como está escrito: “ AQUELE, PORÉM, QUE ODEIA SEU IRMÃO ESTÁ NAS TREVAS, E NÃO SABE PARA O DE VAI, PORQUE AS TREVAS LHE CEGARAM OS OLHOS.(1 João 2.11).
O nosso adversário trabalha noite e dia criando situações nas quais os membros do Corpo de Cristo se indisponham uns contra os outros, sejam dominados por sentimentos que destroem espiritualmente suas vidas.
O exercício do perdão diário está cada vez mais difícil; o nível de egoísmo (vírus) tem crescido assustadoramente no meio dos evangélicos nas igrejas locais, a começar na liderança.
Os pecados da língua estão produzindo ira, amargura, mágoas, ressentimentos, enfim, quebrando a comunhão de Corpo. 
Sem comunhão não andamos na luz; sem comunhão o sangue de Jesus não nos purifica (1 João 1.7). E sendo enganados, dia após dia a visão vai sendo afetada até chegar à cegueira total!
Sem visão, as pessoas passam a depender de quem os guie, ou seja, o crente não sabe mais como andar, não tem direção para fazer coisa alguma, precisam de alguém que lhes indique o caminho, até que aprenda a andar por lugares conhecidos, tipo, a casa onde vivem. Mesmo assim, o apoio da bengala é imprescindível.
O que fazer? Como Bartomeu gritar por misericórdia; se aproximar de Jesus. Mas para isso alguém teve que levar o cego até Jesus. 
Meus queridos que o Amigo nos use para levar “cegos” espirituais a Jesus, pela intercessão, através da Palavra que produz fé e do encorajamento como fizeram com o cego dizendo: “...TEM BOM ÂNIMO, LEVANTA-TE, ELE TE CHAMA.” (Marcos 10.49).
Jesus está sempre pronto a devolver a visão aos que o procuram com essa necessidade, reconhecendo sua condição de cegueira.
Sejamos esse alguém que aproxima os cegos espirituais do Mestre!
Se uma pessoa está sem direção, não sabe que rumo seguir, só enxerga defeitos nos irmãos, não vê qualidades em ninguém, enfim não vê ao longe como Abraão (João 8.56) que viu o dia de Jesus e alegrou-se, isto e, visão de fé, não vê o que Deus tem feito em sua vida sendo agradecido, são sintomas de cegueira, visão comprometida.
Há uma receita que previne o comprometimento da visão, e Jesus aconselhou a igreja em Laudicea quando disse: “Aconselho-te que de mim compres...e colírio para ungires os olhos, afim de que vejas.” (Apocalipse 3.18). O orgulho cegara os crentes daquela igreja a partir da liderança!
Jesus disse: “SÃO OS OLHOS A LÂMPADA DO CORPO...CASO A LUZ QUE HÁ EM TI SEJAM TREVAS, QUE GRANDES TREVAS SERÃO!” (Mateus 6.22.23). E ainda: “...QUEM ME SEGUE NÃO ANDARÁ EM TREVAS...” (João 8.12).
Andemos não luz; andemos como filhos da luz, cuidemos da nossa visão espiritual, pois somente subirão com o Noivo os que estão na luz, que é Jesus.
MARANATA

Nenhum comentário: