terça-feira, fevereiro 05, 2008

MEMBROS DO CORPO DE CRISTO

“POIS SOMOS MEMBROS DO SEU CORPO.” (Efésios 5.30).
Já imaginou o grande privilégio que temos como filhos de Deus? Ser membro do Corpo de Cristo!
Há pessoas que se sentem orgulhosas por serem membros de uma agremiação, de uma academia, como por exemplo, membro da Academia Brasileira de Letras, ou de qualquer outra instituição famosa.
Considero de maior importância a afirmação acima da Palavra de Deus: somos membros do seu corpo, aleluia!
Isto quer dizer que todas as coisas que nos acontecem não acontecem por acaso. Há um comando central tanto quanto o nosso cérebro que determina os movimentos de cada célula do corpo, bem como a função de cada uma delas, nos seus diferentes órgãos. É fantástico!
Segundo as escrituras, há pelo menos quatro tipos de membros no corpo:
“AO CONTRÁRIO, OS MEMBROS DO CORPO QUE PARECEM MAIS FRACOS SÃO INDISPENSÁVEIS, E OS MEMBROS QUE PENSAMOS SEREM MENOS HONROSOS, TRATAMOS COM ESPECIAL HONRA. E OS MEMBROS QUE EM NÓS SÃO INDECOROSOS SÃO TRATADOS COM DECORO ESPECIAL, ENQUANTO OS QUE EM NÓS SÃO DECOROSOS NÃO PRECISAM SER TRATADOS DE MANEIRA ESPECIAL. MAS DEUS ESTRUTUROU O CORPO DANDO MAIOR HONRA AOS MEMBROS QUE DELA TINHAM FALTA.” (1 Coríntios 12.22 a 24).
Deus é maravilhoso! Estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta!
Precisamos aprender com Deus cada dia. Se nós déssemos maior honra e atenção aos membros do Corpo que aos nossos olhos parecem ser menos digno dela nosso relacionamento interpessoal seria bem menos traumático, com toda certeza.
Aliás, Deus é perfeito em ensinar todas as coisas. Quando da formação do nosso corpo na embriogênese, a primeira coisa a ser formada é a coluna vertebral. Todos sabem que a coluna é a via de acesso a todos os estímulos do corpo, tudo passa por ela. Deus cuida primeiro da infra-estrutura para depois cuidar das coisas que a usarão.
Cada um de nós deve procurar descobrir a nossa verdadeira função no Corpo de Cristo, independente da função que exerça na igreja local. Para isso devemos nos manter no segmento do Corpo onde fomos inseridos pelo Espírito Santo quanto do novo nascimento.
Parece que estou sendo um tanto repetitiva, porém o Amigo me orienta a escrever sobre esse tema, tendo em vista muitos estarem exercendo cargos e funções na igreja local, sem, contudo, funcionarem como membros do Corpo.
Existem células no nosso corpo cuja função é vital, como as células que fazem o cérebro, entretanto o trabalho delas não é visto por ninguém a menos que se faça uma sondagem através de equipamentos sofisticados e ultramodernos.
Do mesmo modo há pessoas que funcionam no Corpo de Cristo como colunas, sustentáculo de muitos, sem que o seu trabalho seja ovacionado pelos homens.
Somos inclinados a querer fazer aquelas coisas que todos vejam e por fim nos teçam elogios pelo trabalho desempenhado, ainda que não seja a nossa função específica no Corpo.
Parece que há uma pressão em muitos lugares para que todos os membros do Corpo exerçam função de liderança na igreja local. Por causa disto em muitos departamentos são colocados neófitos, novos convertidos que ainda não viveram experiências no meio do povo de Deus, e, no primeiro problema que aparece já são forçados a abandonar o lugar no qual foram colocados.
Por mais que uma pessoa tenha um nível cultural elevado, boa oratória, carisma, se relacione bem com todos a sua volta, não significa que esteja apta para assumir uma função ou cargo de liderança no meio do povo de Deus.
Somente o Espírito Santo conhece a função para a qual nós fomos colocados no Corpo, e por isso é fundamental consultar o Amigo quando tiver que fazer escolha.
Lidar com o povo de Deus não é assim tão fácil, mesmo que seja ensinar uma classe de crianças pequenas da Escola Bíblica Dominical. Todo trabalho é digno no Corpo e não há serviço mas nobre que outro. Todos são de suma importância para Deus.
Se cada um fizer a sua parte no local certo a engrenagem funcionará perfeitamente, pois como está escrito:
“... TODO O CORPO, AJUSTADO E UNIDO PELO AUXILIO DE TODAS AS JUNTAS, CRESCE E EDIFICA-SE A SI MESMO EM AMOR, NA MEDIDA EM QUE CADA PARTE REALIZA A SUA FUNÇÃO.” (Efésios 4.16).
Não tentemos fazer o papel de outro. Contentemo-nos com o papel que o Senhor reservou para nós ainda que não sejamos reconhecidos pelos homens, o mais importante é naquele dia da colação de grau ser reconhecidos por Aquele que nos colocou em seu Corpo como membros operosos para sua glória!
Aniversariantes PARABÉNS! Jeremias 17.7



2 comentários:

Anônimo disse...

meus irmãos voces tem razão somos membro do corpo de muitos não entendendo estão dizendo que são membros de igreja

Anônimo disse...

omigo como podemos fazer parte do corpo de cristro e não de igreja