sexta-feira, fevereiro 01, 2008

CUIDADO COM A INCLINAÇÃO DA CARNE


“PORQUE A INCLINAÇÃO DA CARNE É MORTE... “(Romanos 8.6).

Período e carnaval, uma festa onde prevalecem os desejos ou concupiscência da carne. O homem que não tem a Cristo como Senhor e Salvador vive dominado pelos prazeres da carne e não há melhor época para extravasar do que no carnaval.
E como está escrito no texto acima o resultado da inclinação da carne é morte.
Quando pensamos em morte vem imediatamente a nossa mente a idéia de separação.
No Éden o homem separou-se de Deus por causa da desobediência e morreu espiritualmente. O seu espírito que antes era ligado a Deus foi separado e passou a ligar-se ao maligno.
Entretanto, é bom lembrar que não é somente brincando o carnaval que manifestamos as obras da carne.
Sabemos que após a festa carnavalesca quantas separações acontecem. Casais se separam (cônjuges), relacionamentos são rompidos, amizades são desfeitas e, em muitos casos ocorre também a morte física em pessoas que estavam ainda na flor da idade. Tudo como conseqüência da inclinação e prevalecência da carne.
Amados, examinemos nossas vidas a fim de observarmos se as obras da carne estão predominando no nosso dia-a-dia. Temos que nos examinar continuamente para ver se estamos em Cristo de verdade.
Quantos problemas de morte (separação) têm acontecido no meio do povo que se chama pelo Nome do Senhor! Ao averiguarmos as causas descobrimos que a natureza carnal levou vantagem, prevaleceu por que as pessoas foram por ela dominadas. A Bíblia diz:”ASSIM, FAÇAM MORRER TUDO O QUE PERTENCE À NATUREZA TERRENA DE VOCÊS: IMORALIDADE SEXUAL, IMPUREZA, PAIXÃO, DESEJOS MAUS E A GANÂNCIA, QUE É IDOLATRIA.” (Colossenses 3.5 - NVI).
Todos os dias precisamos fazer morrer a natureza carnal com tudo o que nela há. Atitude nossa e não de Deus.
Além do mais está escrito:
“PORQUE, SE VIVERDES SEGUNDO A CARNE, MORREREIS; MAS, SE PELO ESPÍRITO MORTIFICARDES AS OBRAS DO CORPO, VIVEREIS.” (Romanos 8.13).
Outra vez a Palavra de Deus mostra que mortificar as obras da carne é atitude nossa.
Às vezes, pessoas que são evangélicas, mas dominadas pelo velho homem, oram e pedem as orações para que o Senhor afaste delas as coisas que não agradam a Deus, mas sequer se propõem a obedecer ao que a Bíblia diz: “fazei morrer, mortificai.”
A Palavra de Deus faz uma afirmação tremenda: ”E OS QUE SÃO DE CRISTO CRUCIFICARAM A CARNE COM AS SUAS PAIXÖES E CONCUPICÊNCIAS .” (Gálatas 5.24).
Os que são de Cristo não de deixam dominar pela natureza carnal, pelo contrário, mantem-na debaixo de sujeição ao Senhorio de Cristo.
De fato, enquanto estamos no corpo do pecado somos sujeitos a cair em alguma das obras da carne quando somos tentados. Mas isso não significa ser dominado constantemente por elas.
Via de regra, tomamos cuidado com as coisas exteriores, procuramos manter uma aparência de santidade, mesmo assim vivendo na prática das obras da carne. Cuidado com elas!
“ORA, AS OBRAS DA CARNE SÃO MANIFESTAS: IMORALIDADE SEXUAL, IMPUREZA E LIBERTINAGEM; IDOLATRIA E FEITIÇARIA; ÓDIO, DISCÓRDIA, CIUMES, IRA EGOÍSMO, DISSENSÕES, FACÇÕES E INVEJA; EMBRIAGUÊS, ORGIAS E COISAS SEMELHANTES. EU OS ADVIRTO, COMO ANTES JÁ OS ADVERTI: AQUELES QUE PRATICAM ESSAS COISAS NÃO HERDARÃO O REINO DE DEUS.” (Gálatas 5.19 a 21).
Quero destacar apenas uma das obras acima descritas: idolatria.
O dicionário de Aurélio traz o significado para ídolo, entre outros:”Pessoa a quem se tributa respeito ou afeto excessivos.”
Temos que vigiar com os nossos sentimentos meus amados!
A quem nós estamos tributando respeito excessivo ou afeto excessivo?
Será a um marido, filho, parente, líder, cantor? Só o Amigo Espírito Santo que sonda o coração sabe o que passa dentro de cada um de nós!
Vigiemos em todo tempo para que a luz que há em nós não se transforme em trevas!
Guarde-nos o Senhor de amaldiçoarmos os que brincam o carnaval quando nós mesmos estamos dominados pela carne, manifestando as suas obras.
Em todo o meu tempo de vida em Cristo e na igreja local nunca vi uma pessoa ser excluída da comunhão da igreja por ser ciumenta, contudo, essa pessoa está excluída do Reino de Deus.
Oremos com misericórdia pelos que estão no reino das trevas para que o Senhor lhes dê a oportunidade de arrependimento, sem, contudo deixar de vigiar sempre para não cairmos na tentação.
Aniversariantes PARABÉNS! Salmo 91.7

Nenhum comentário: