quarta-feira, janeiro 30, 2008

EXAMINANDO OS PRÓPRIOS ATOS

“CADA UM EXAMINE OS PRÓPRIOS ATOS, E ENTÁO PODERÁ ORGULHAR-SE DE SI MESMO, SEM SE COMPARAR COM NINGUEM.” (Gálatas 6.4).

Como a Palavra de Deus é uma fonte de ensinamentos para nós todos os dias!
No texto acima vemos que a ordem do Senhor para as nossas vidas é que cada um de nós devemos examinar os nossos próprios atos e só assim poderemos nos orgulhar de nós mesmos, sem nos compararmos com ninguém.
A tendência natural do ser humano é ao invés de olhar para si mesmo olhar para o próximo e além do mais, nos compararmos a ele nos considerando em um nível mais elevado de alguma maneira.
Se nos colocarmos no espelho da Palavra de Deus haveremos de chegar à conclusão do quanto carecemos melhorar nossas atitudes antes de nos medirmos com os nossos semelhantes.
Não é assim tão fácil fazer uma auto-análise sinceramente. Somos tendenciosos a acobertar nossas coisas erradas, tentar justificar alguma coisa que julgamos incorretas, enfim, queremos sempre nos proteger e passar uma imagem de melhor, infelizmente.
Somente com a ajuda do Espírito Santo é que poderemos nos avaliar em um nível mais perto daquele com que somos avaliados por Deus. Jamais poderemos nos avaliar como Ele nos avalia, tendo em vista a nossa ignorância quanto às intenções do nosso coração. O profeta Jeremias escreve:
“O CORAÇÃO É MAIS ENGANOSO QUE QUALQUER OUTRA COISA E SUA DOENÇA INCURÁVEL. QUEM É CAPAZ DE COMPREENDÊ-LO?” (Jeremias 17.9).
Nossos atos revelam o nosso caráter, isto é uma verdade.
Os nascidos em Cristo estão sendo cada dia trabalhado pelo Espírito Santo no seu caráter, pois, à medida que vamos dando liberdade ao Amigo para nos moldar, o caráter de Cristo vai sendo implantado em nós.
Por melhores que sejam os nossos atos, por mais que façamos atos de bondade, de misericórdia e outras virtudes, jamais podemos nos orgulhar e muito menos nos comparar com ninguém.
Em nós mesmos, segundo a nossa inclinação carnal, tudo quanto porventura houver de bom em nós para nada aproveita. O que realmente faz a diferença é a manifestação do caráter de Cristo em nossa vida.
Ajude-nos o Senhor a deixarmos o costume de nos preocuparmos com a atitude dos outros, e tomarmos cuidado com as nossas. Ao invés de examinarmos o próximo com um senso crítico e julgador, olharmos para dentro de nós procurando saber como podemos melhorar para agradar Àquele que nos escolheu por sua misericórdia.
Ao fazermos uma retrospectiva da nossa vida em Cristo nos primeiros dias de 2008, como têm sido as nossas atitudes? Atitudes positivas ou negativas? Fizemos atos de bondade e de misericórdia ou atos que entristeceram aqueles que foram alcançados por eles?
Assim meus amados o melhor que temos a fazer é nos humilharmos debaixo da potente mão de Deus, buscando a sua misericórdia e nos despojarmos de todo e qualquer sentimento de orgulho que se nos assome.
Oremos pelos que estão em nosso redor, os que convivem conosco e os reputamos por mais fracos que nós tendo deles misericórdia, sem emitirmos qualquer tipo de julgamento negativo.
Tudo quanto de bom está em nós vem do Senhor Jesus e enquanto estivermos Nele. Já escreveu o apóstolo dos gentios:
” SEI QUE NADA DE BOM HABITA EM MIM, ISTO É, EM MINHA CARNE...” (Romanos 7.18).
Contudo, enquanto estamos em Cristo o Espírito Santo dominando a nossa natureza carnal, podemos manifestar o bom cheiro de Cristo na terra, aleluia!
Portanto, o segredo é permanecermos em Cristo e obedecer a sua santa Palavra, para que Ele apareça em nossa maneira de viver.
Aniversariantes PARABÉNS! Provérbios 22.11

Nenhum comentário: