segunda-feira, março 10, 2008

JESUS CONHECE OS NOSSOS PENSAMENTOS

“CONHECENDO JESUS SEUS PENSAMENTOS DISSE-LHES : POR QUE VOCËS PENSAM MALDOSAMENTE EM SEU CORAÇÂO?” ( Mateus 9.4).
Tenho pensado nisto: os nossos pensamentos são conhecidos do Senhor Jesus! Nada do que pensamos lhe é oculto. Tudo está nu e patente aos seus olhos. Que Ele tenha misericórdia de nós!
Imaginemos se fosse possível, à nossa revelia, isto é, sem nosso controle, aparecer acima das nossas cabeças os pensamentos que passam por nossa mente, como não ficaríamos em situações constrangedoras muitas vezes!
Por isso devemos policiar a nossa mente e os nossos pensamentos afastando imediatamente de nós todo pensamento que não for para nossa edificação, todo pensamento negativo sobre alguém, todo pensamento malicioso, todo pensamento que não esteja incluído na lista que lemos abaixo:
“FINALMENTE, IRMAOS , TUDO O QUE FOR VERDADEIRO, TUDO O QUE FOR NOBRE, TUDO O QUE FOR CORETO, TUDO OQ EU FOR PURO, TUDO O QUE FOR AMÁVEL, TUDO O QUE FOR DE BOA FAMA, SE HOUVOER ALGO DE EXCELENTE OU DIGNO DE LOUVOR, PENSEM NESSAS COISAS.” ( Flipenses 4.8).
O evangelista Lucas narra o episódio em que Jesus foi convidado pelo fariseu Simâo para jantar em sua casa (Lucas 7.38 a seguir). Na ocasião, sem ser convidada por ninguém que lá estava, entra uma mulher. Em bom senso aquela mulher jamais pensaria em entrar em um ambiente onde só havia homens. Entretanto, ela não se importou com as regras da religiosidade dos homens, mas impelida pelo amor a Jesus e pela necessidade de ser perdoada, ela se arriscou.
Imediatamente os pensamentos do fariseu Simão começaram a elaborar um conceito sobre o Mestre e também em relação à mulher. O Mestre não era profeta como se imaginava e a mulher era uma pecadora indigna.
Mas Jesus conhece os pensamentos!
Ele sabia o que passava na mente do fariseu: julgamento temerário, falso testemunho, egoísmo, soberba, maledicência, auto-justiça, enfim.
Quanto àquela mulher seus pensamentos eram de arrependimento, de humilhação, de necessidade de ser perdoada, necessidade de uma nova oportunidade na vida, de amor profundo pelo Mestre, de desprendimento, de coragem.
Contando para Simão a história dos dois devedores ficou muito claro quem encontrara a misericórdia de Deus. O maior devedor.
Simão descuidara de fazer as honras de um dono de casa a um convidado ilustre. Ele falhara na sua postura de homem religioso e cumpridor das tradições religiosas e cerimoniais.
Enquanto que a infeliz pecadora se esmerara em demonstrar o quanto o Mestre era importante para ela, através das suas atitudes, sem se importar com o julgamento que dela fosse feito.
Como é bom saber esta verdade!
Quantos de nós temos sido julgados impiedosamente pelos critérios humanos, por alguém que apresenta justiça própria e quer mostrar aos outros um grau maior de santidade, mas na verdade, é mesmo um elevado teor de religiosidade.
O Mestre amado conhece os pensamentos, aleluia!
Não importa o juízo que façam a nosso respeito, o que de verdade interessa é como Aquele que nos comprou com seu sangue nos avalia hoje. Ele sabe a nossa luta para mantermos a nossa mente firme em sua palavra, em seu amor, em sua verdade. Ele, somente Ele conhece o quanto lutamos contra todo e qualquer pensamento que venha nos afastar da santidade que nos é exigida pela presença do Espírito Santo em nós.
Convém que mantenhamos o controle dos nossos pensamentos submetendo-os ao crivo da santa Palavra de Deus, pois as nossas palavras exprimem o que pensamos. Façamos como o salmista:
“ ... O QUE PENSEI, A MINHA BOCA NÃO TRANSGRIDIRÁ.” (Salmo 17.3).
Graças a Deus que somente Ele conhece o que pensamos, aleluia! Ai de nós se o nosso adversário tivesse acesso ao nosso pensamento.
Amados, quando formos tentados com pensamentos que não se coadunam com a mente de Cristo, rejeitemo-los em nome do Senhor Jesus e vigiemos para não expressarmos alguma coisa que venha a dar legalidade ao nosso adversário de nos acusar diante de Deus.
É tempo de dar liberdade ao Amigo Espírito Santo para controlar totalmente a nossa mente e os nossos pensamentos, bloqueando tudo quanto não for para glória de Deus.
Aniversariantes PARABÉNS! João 11.40


Nenhum comentário: