segunda-feira, março 31, 2008

NOSSOS LIMITES CHEGAM AO LIMITE

“ ... E PEDIU EM SEU ÄNIMO A MORTE... ( 1 Reis 19.4).
Talvez seja difícil achar entre o povo que se chama pelo nome do Senhor, alguém que desconheça as grandes façanhas do profeta Elias, o tisbita.
Quem não se lembra de como ele enfrentou um rei que, mesmo sendo do povo de Deus, se envolveu com uma mulher idólatra, e que o levou á idolatria?
Como podemos esquecer a grande vitória deste profeta de Deus diante dos profetas de Baal e de Asera?
Mas, como está escrito:
“ ELIAS ERA UM HOMEM SUJEITO ÁS MESMAS PAIXÕES QUE NÓS... ( Tiago 5.17).
Ele não era um super-homem; não possuía super-poderes. Era feito do mesmo pó que nós; era vaso de barro semelhante a cada um de nós.
Há quem diga que ele chegou a esse ponto de fraqueza por medo da ameaça de Jezabel de tirar-lhe a vida. Acredito que o ponto de exaustão deste homem foi além de todo limite que um homem pudesse suportar.
Ele viveu perseguição, alimentação escassa e com deficiências de elementos necessários ao corpo, visto que comia apenas carne e pão, duas vezes ao dia e bebia água do ribeiro de Querite.
Deus proveu o mínimo necessário para que ele sobrevivesse por um tempo. Depois foi alimentado por uma viúva pobre, que, certamente também não tinha uma mesa composta de iguarias e alimentos que viessem a suprir todas as suas necessidades do corpo.
Foram muitas e grandes as expectativas deste homem de Deus. Sua fé em Jeová era inabalável e o fez vencedor gloriosamente.
Seu esforço físico também foi excessivo, com toda certeza. Tanto quando na exterminação dos profetas de Baal e de Asera, quanto na subida do Carmelo afim de pedir chuva a Deus.
Desgaste em cima de desgaste físico e emocional. Chega um ponto em que as forças se esvaem literalmente.
Sua atitude pode sugerir covardia, desistência, entretanto, só Deus que conhece os desígnios do coração pode avaliar perfeitamente o estado de ânimo do profeta. E Deus o ajudou! Renovou as suas forças para que pudesse estar no lugar aonde Deus lhe daria as instruções necessárias quanto ao seu ministério. O propósito de Deus foi cumprido, aleluia!
Quantos de nós chegamos a momentos iguais ao do profeta Elias! Parece que nossas forças estão se esvaindo; sentimos como se a própria vida quisesse fugir de nós; olhamos para os lados e não vemos como sair do estado de prostração que estamos. Parece que nada e ninguém poderá nos tirar da areia movediça para a qual fomos arrastados.
Mas glória a Deus que diferentemente de Elias que não encontrou alguém para lhe ajudar, nos nossos dias temos quem nos ajude, aleluia! Não estamos sós!
Elias não tinha Jesus como seu Sumo Sacerdote, pronto para interceder pelas suas fraquezas e dizer a ele como disse a Paulo:
“... A MINHA GRAÇA TE BASTA...” ( 2 Corintios 12.9).
Não teve ele a presença real e consoladora do Amigo Espírito Santo que está conosco e habita em nós, exatamente para nos ajudar nas nossas fraquezas intercedendo por nós, quando nem sabemos como orar.
O profeta também não estava inserido em um Corpo como estamos nós agora, o Corpo de Cristo que é a Igreja, aleluia! E como está escrito:
“PORQUE SOMOS MEMBROS DO SEU CORPO”. ( Efésios 5.30).
Assim amados, quando estivermos em um momento de quase exaustão física e emocional, confiemos na ação daquele que nos comprou com o seu precioso sangue. Ele levantará pessoas que nos ajudem a tomar novo ânimo. Um ânimo diferente daquele que viveu o profeta.
O Senhor é a nossa ajuda em todo tempo. E Ele também faz parceria com os homens no que diz respeito a trabalhar em nosso favor. Isto nos traz conforto, pelo que não devemos desanimar.
Amados, orai por mim, em nome do Senhor Jesus.
Que possamos fazer nossas as palavras do apóstolo Paulo:
“ ... PORQUE, QUANDO ESTOU FRACO, ENTÃO, SOU FORTE.” ( 2 Corintios 12.10).
Aniversariantes PARABÉNS! Deuteronômio 33.27

Nenhum comentário: