domingo, outubro 19, 2008

A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA

“... A GLÓRIA DESTE NOVO TEMPLO SERÁ MAIOR DO QUE A DO ANTIGO, DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS.” (Ageu 2.9).
Como o Senhor é maravilhoso! Como suas promessas são fiéis! Nada do que Ele promete deixa de cumprir, aleluia!
O templo de Jerusalém havia sido destruído. Agora o povo está a trabalhar na reconstrução do templo. Deus dera a ordem para a construção. E fez a promessa da glória maior do que a do primeiro.
A glória de Deus era real no lugar Santo. A presença de Deus enchia aquele lugar com a sua glória. A glória de Deus não podia faltar no meio do seu povo.
Como o povo sofreu quando aconteceu o ICABODE! A presença de Deus se foi! Tudo agora é um vazio!
A Igreja de Cristo é o templo no presente. Nos nossos dias, a glória do Senhor não está em um templo feito por mãos humanas, aliás, foi isso que Estevão falou no seu discurso.
Hoje a glória de Deus é real e presente na sua Igreja, aleluia! A Igreja Noiva tem a glória, pois como está escrito, Jesus já deu a glória:
“DEI-LHES A GLÓRIA QUE ME DESTES, PARA QUE ELES SEJAM UM, ASSIM COMO NÓS SOMOS UM.” ( João 17.22).
A Igreja é cheia de glória, por isso Paulo escrevendo aos efésios assim se refere:
“E PARA APRESENTÁ-LA A SI MESMO COMO IGREJA GLORIOSA...” ( Efésios 5.27).
O segundo templo (Igreja) é espiritual e cheio da glória de Deus!
A glória na Igreja tem por finalidade promover a unidade entre os crentes em Jesus. Quando vivemos uma vida de unidade no Espírito, batalhando por uma só fé, unidos pelo amor que é o “vínculo da perfeição”, experimentamos essa glória!
Por que será que tantas igrejas locais não manifestam a glória de Deus? Se a glória de Deus não habita em nós que somos templo individualmente, por causa das inimizades, porfias, contendas, fofocas, mexericos, e tantas outras obras da carne, de que maneira essa glória poderá se manifestar quando nos reunimos?
E por faltar a glória falta santificação, pois como está escrito:
“... E O LUGAR SERÁ SANTIFICADO PELA MINHA GLÓRIA.” ( Êxodo 29.43).
A glória de Deus não se afasta da Igreja (Israel espiritual), como se afastou do Israel terreno, porque a Igreja é o Corpo do Rei da Glória! Enquanto a Igreja estiver na terra, a glória de Deus estará presente e real no meio dela, aleluia!
Embora em muitas igrejas locais não se veja a manifestação visível desta glória, contudo, há no meio dos que a freqüentam um remanescente que está enxertado na Videira – Jesus, e como ramos, são parte integrante do Corpo, tendo em suas vidas a glória do Senhor!
A Igreja é perfeita! Nela não há falta alguma!
Muita gente fala que na igreja em Corinto não faltava nem um dom, como escreveu Paulo, embora houvesse na igreja local coisas que demonstravam serem os coríntios crentes meninos espiritualmente. Todavia, na Igreja que estava em Corinto os dons espirituais estavam em evidência. E, por quê? Porque a presença do Espírito Santo e da glória de Deus estava na vida dos fiéis!
Triste do crente (templo) que vive a fase de Icabode (foi-se a glória!). Misericórdia!
Precisamos ser sensíveis ao Espírito Santo a fim de pressentir quando a presença de Deus começa a se afastar de nós, e, imediatamente sermos convencidos do pecado, entrar em arrependimento e sermos restaurados.
É deveras glorioso pertencer à Igreja! Talvez alguém possa até me ignorar pela maneira como me refiro ao Corpo de Cristo, tão à miúde. Mas, é porque para mim o privilégio maior que eu tenho nesta vida é sentir que sou uma partícula deste maravilhoso Corpo neste mundo, glória a Deus!
Apesar de reconhecer que não mereço tanta deferência, contudo, recebo com alegria a oportunidade que a maravilhosa graça de Deus me ofereceu, aleluia!
Se alguém que me lê neste dia já não sente mais a glória do Senhor na vida, ainda resta uma esperança. Lembra-te pois de onde caíste, e arrepende-te! E tal qual o segundo templo de Jerusalém, a glória da segunda casa será maior que a da primeira! Esta palavra cumprir-se-á na tua vida. Não alimente as mentiras do maligno. Há jeito sim. Sempre há um recomeçar porque a graça está a nossa disposição mesmo com todas as nossas fraquezas.
Louvemos a Deus por Sua graça que nos trouxe a Sua glória até nós!
Aniversariantes PARABÉNS! 1 Corintios 2.9

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu admiro muito as coisas que você escreve. Gosto da qualidade do texto, do rigor na leitura das Escrituras, da firmeza cristã. Eu recebi esses dias um prêmio virtual, um selinho para colocar no seu blog como reconhecimento ao seu trabalho. Chama-se Prêmio Dardos, é dado a blogs que fazem a diferença na internet. Lembrei-me do seu na hora e resolvi te indicar, mesmo que não queira colocá-lo aqui, de minha parte ele é todo seu. Abraço!


Bia - Deus e a Menina

Anônimo disse...

A forma como o Senhor usa a irmã na explanação das verdades bíblicas é notavél. Toda a honra e glória para o Senhor. Que o Amigo continue a iluminar o seu caminho.

Lidia Fernandes Da Silva disse...

Querida Bia, Deus a abençoe continuamente
Agradeço-lhe a deferência, mas reputo tudo ao meu Amigo, o Espírito Santo.
Ele é o meu ensinador, e louvo a Jesus por ter me dado esse presente maravilhoso - o seu Espírito!
Um bj no coração
a conserva
lidia

Lidia Fernandes Da Silva disse...

Prezado irmão Miguel Deus o abençoe ricamente.
Agradeço pelo seu comentário em nome do meu Senhor Jesus.
Ao meu Amigo todos os elogios, Ele merece!
Nosso abraço no amor do meu Senhor, meu Mestre e meu Rei - Jesus!