segunda-feira, fevereiro 23, 2009

APROVEITANDO AS OPORTUNIDADES PARA CONSOLAR


“CONSOLAI-VOS, POIS, UNS AOS OUTROS...” ( 1Tessalonicenses 5.11).
Se existe um povo que pode oferecer consolação uns aos outros é o povo que se chama pelo Nome do Senhor, é a Igreja do Senhor Jesus Cristo.
Todos quantos estão no Reino da luz têm como seu Deus e seu Pai, e como está escrito:
“... O DEUS DE TODA CONSOLAÇÃO.” ( 2 Coríntios 1.3).
E como está escrito:
“ É ELE QUE NOS CONFORTA EM TODA A NOSSA TRIBULAÇÃO, PARA PODERMOS CONSOLAR OS QUE ESTIVEREM EM QUALQUER ANGÚSTIA, COM A CONSOLAÇÃO COM QUE NÓS MESMOS SOMOS CONTEMPLADOS POR DEUS.” ( 2 Coríntios 1.4).
E essa nossa consolação, como está escrito:
“... TRANSBORDA POR MEIO DE CRISTO.” ( 2Coríntios 1.5).
Temos um Deus que pode consolar sim, como Ele mesmo se expressou através do profeta Isaias:
“COMO ALGUÉM A QUEM SUA MÃE CONSOLA, ASSIM EU VOS CONSOLAREI;” ( Isaias 66.13).
Ninguém pode consolar melhor um filho do que a mãe. Há crianças que estando agitadas e chorando muito, o simples ato de ser colocada no colo da mãe traz para ela consolo e tranqüilidade, aleluia!
Jesus veio como Consolador. O profeta a Ele se refere:
“... A CONSOLAR TODOS OS QUE CHORAM.” ( Isaias 61.2).
E quando Ele estava para partir deste mundo para o Pai, assim se expressou:
“E EU ROGAREI AO PAI, E ELE VOS DARÁ OUTRO CONSOLADOR, A FIM DE QUE ESTEJA PARA SEMPRE CONVOSCO.” ( João 14.16).
Jesus rogou ao Pai e o Pai enviou o Consolador! Ele, o Espírito de verdade, veio para ficar conosco para sempre, que maravilha! Que conforto! Que segurança!
Providos de tanta consolação, sendo consolados por Deus podemos ajudar os nossos irmãos atribulados, angustiados, sofrendo em circunstâncias difíceis.
Podemos consolar com a Palavra, pois está escrito:
“... PELA CONSOLAÇÃO DAS ESCRITURAS, TENHAMOS ESPERANÇA.” ( Romanos 15.4).
Quanta consolação e conforto provêm das Sagradas Escrituras, glória a Deus!
O Amigo, o Consolador, nos consola através da Palavra quando, mesmo em angústia, nos voltamos para as escrituras.
Ajude-nos o Senhor a termos o nosso coração transbordando da Sua Palavra, a fim de que ao abrirmos a nossa boca o Espírito Santo nos traga os versículos adequados para cada situação e, assim, consolarmos os nossos irmãos.
Ainda podemos consolar com a esperança da volta do Senhor Jesus.
Se alguém encontra-se em desespero pelo sofrimento neste mundo, podemos mostrar para ele que muito breve, mas muito breve mesmo, a promessa da vinda de Jesus estará se cumprindo.
A esperança de que a trombeta vai tocar e os que dormiram em Cristo ressuscitarão primeiro, e depois, nós os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor, é motivo real para termos consolo em nossas aflições, visto que são passageiras.
A certeza de que como está escrito:
“QUANDO ESTE CORPO CORRUPTIVEL SE REVESTIR DA INCORRUPTIBILIDADE, E O QUE É MORTAL SE REVESTIR DA IMORTALIDADE, ENTÃO SE CUMPRIRA A PALAVRA QUE ESTÁ ESCRITA: TRAGADA POR A MORTE PELA VITÓRIA.” ( 1 Coríntios 15.54).
Porventura existe algo que nos traga mais conforto e consolação do que a certeza de que a qualquer momento a trombeta irá tocar? Existe maior conforto para os que amam a Jesus do que a esperança de a qualquer momento encontrar com Ele, e ainda como prêmio prometido, ser semelhante a Ele?
Que o Senhor nos ajude a tirar o foco das aflições deste presente século e fixá-lo em Jesus e na sua Palavra.
E, com o coração consolado e a alma confortada sigamos a confortar e consolar os que estão ao nosso redor. Sejamos otimistas sobre a Palavra do Senhor; não sejamos daqueles que só transmitem derrota e lamentação.
Não nos deixemos abater com as mensagens do adversário que, como ladrão que é, tenta roubar a nossa fé na esperança da glória de Deus, e, desse modo entramos em situação de desconsolo e desesperança.
O Deus de consolação vos console neste dia meus amados. Fiquem firmes na fé e não abram mão da esperança que nos está proposta, a qual é como âncora da nossa alma.
“PORTANTO, CONSOLAI-VOS UNS AOS OUTROS COM ESTAS PALAVRAS.” ( 1 Tessalonicenses 4.18).

Nenhum comentário: