quarta-feira, julho 22, 2009

O PÃO NOSSO DE CADA DIA...

“... O PÃO NOSSO DE CADA DIA DÁ-NOS HOJE...” ( Mateus 6.13).
A correria da vida é muito grande neste tempo. O principal motivo de tanto azáfama em nosso dia a dia é a provisão para o nosso corpo, o pão material.
A necessidade física faz o homem correr atrás de dinheiro e como está escrito:
“ONDE OS BENS SE MULTIPLICAM, TAMBÉM SE MULTIPLICAM OS QUE DELS COMEM...” (Eclesiastes 5.11).
Assim, quanto mais se ganha mais se gasta e o círculo se estabelece. Trabalho para comprar; compro para ter; trabalho mais para pagar o que comprei e como está escrito que:
“... OS OLHOS DO HOMEM NUNCA SE SATISFAZEM.” ( Provérbios 27.20), e diz um provérbio popular: a medida do ter nunca enche.
Parando um pouquinho para pensar, será que os cidadãos do reino da luz estão tão preocupados com o pão espiritual para alimentar suas almas quanto estão com o pão material?
Estive a meditar sobre aqueles que vivem espiritualmente só de eventos, ou seja, alimentam-se espiritualmente somente quando acontecem as festas em suas igrejas locais, ou mesmo em outros lugares para os quais acorrem em busca de novidade.
Os eventos geralmente acontecem em dois ou três dias, e raramente em uma semana durante o ano, desse modo essas pessoas só se alimentam do “pão espiritual” algumas vezes em trezentos e sessenta e cinco dias.
Podemos comparar um congresso, um seminário, um simpósio, uma escola bíblica, como um momento de festa, onde é servido um lauto banquete. Temos todo tipo de alimentos, alguns até sofisticados, diferentes, novidades, coisas que não costumamos ter em dias comuns.
A mesa das festas é adornada com pratos onde as gorduras e os carboidratos são maioria; os doces especiais; carnes diferenciadas, enfim.
O que não podemos deixar de lembrar é que não é disso que necessitamos todo o dia, aliás, nem podemos nos dar o luxo de viver em banquetes cotidianamente. O nosso trivial arroz feijão é o básico que precisamos; o cardápio simples da nossa família é o que nos alimenta. Não podemos abrir mão dele para viver apenas de banquetes aqui e acolá.
Geralmente em eventos especiais aproveitamos para comer um bocadinho a mais e com isso corremos o risco de nos tornarmos obesos, se essa prática for freqüente.
Infelizmente há pessoas obesas espirituais, vivendo as mesmas dificuldades que vivem os obesos físicos. Ainda por cima a obesidade leva a outros comprometimentos na saúde, tais como: hipertensão, diabetes... Por causa disto há entre nós tanto enfermos espiritualmente.
A falta de alimentação constantemente balanceada provoca situações que são prejudiciais ao organismo. Por isso temos necessidade premente de todos os dias nos alimentarmos da Santa Palavra de Deus através da leitura e da meditação, sempre buscando do Amigo Espírito Santo a porção que o nosso homem espiritual necessita naquele dia.
Há muitos que pensam que quando Jesus ensinou a pedir o pão nosso de cada dia, referia-se tão somente ao pão material, mas com certeza temos que pedir também a porção do maná para a nossa alma. Só o Amigo tem condição de fornecer o cardápio essencial para nós todos os dias. Quando carecemos de ferro, vem o alimento com ferro; quando carecemos de vitaminas, Ele providencia as verduras e legumes com as mesmas; se estamos necessitados de energia, Ele nos manda a Palavra que dá ânimo, energia espiritual, aleluia!
Tanto quanto no aspecto físico, a alimentação deve ser ingerida devagar, mastigando-se bastante, a fim de que o processo digestório seja perfeito; para que o organismo possa assimilar bem todos os elementos necessários a sua manutenção e funcionamento.
Em nome do Senhor Jesus, eu vos rogo, amados, que não releguem a um segundo plano o alimento espiritual diário; busquem-no diretamente da fonte, porque há alguns que fazem sua meditação através de livros contendo porções bíblicas e em seguida comentário sobre aquela porção, que, na maioria das vezes é apenas um versículo. Amados, vamos buscar no livro do Senhor, como está escrito:
“BUSCAI NO LIVRO DO SENHOR E LEDE...” (Isaias 34.16).
É maravilhoso conhecer a Palavra diretamente da Fonte! O Amigo está pronto para nos alimentar diretamente e especialmente conforme a nossa necessidade naquele dia.
Da mesma maneira como sentimos necessidade de correr atrás do pão material, tenhamos a diligência de buscar o “pão nosso de cada dia” para nutrir a nossa vida espiritual, pois do contrário seremos uma geração de desnutridos, anêmicos e debilitados no homem interior.
Nada substitui uma boa alimentação feita no momento de ser ingerida. Tomemos, pois, cuidado com a comida enlatada que nos é oferecida; cuidado com o maná de ontem; cuidado com o pão bolorento. Para que tenhamos pão fresco e quentinho é necessário acender o fogo e para ter fogo é necessário catar cavacos... Sem humildade para buscar aos pés do Senhor não teremos comida saborosa e quente!
Maranata!

Nenhum comentário: