quarta-feira, julho 15, 2009

VIVENDO ACIMA DAS CIRCUNSTÂNCIAS

“... EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS TENHO EXPERIÊNCIA... ( Filipenses 4.12).
O apóstolo Paulo que escreveu estas palavras quando direcionou a sua carta à igreja em Filipos, tinha propriedade para fazer tal afirmativa.
Na verdade, desde que ele encontrou o Senhor Jesus as coisas para o apóstolo não foram tão fáceis como pregam alguns.
Quando lemos o que Paulo escreveu aos coríntios temos a lista das diversas circunstâncias por ele experimentadas:
“Prisões; açoites sem medida; perigos de morte muitas vezes; perigos de morte; cinco vezes recebeu açoites dos judeus; foi fustigado com varas; foi apedrejado; vivenciou naufrágios; sofreu a agonia de ficar uma noite e um dia na voragem do mar; isso sem falar nos perigos de rios, de salteadores, no meio do seu próprio povo que lhe armaram ciladas para o matar, no meio dos gentios também não faltou que lhe trouxesse perigo,; viveu perigosamente tanto em cidades quanto em deserto, e como se não bastasse, experimentou a falsidade no meio do povo que se chama pelo nome do Senhor. Experimentou também fome, sede, jejuns, frio, nudez. ( 2 Coríntios 11.
Enquanto estava na Ásia sofreu tal aperto em tribulação que assim escreveu:
“PORQUE NÃO QUEREMOS, IRMÃOS, QUE IGNOREIS A NATUREZA DA TRIBULAÇÃO QUE NOS SOBREVEIO NA ÁSIA, PORQUANTO FOI ACIMA DAS NOSSAS FORÇAS, A PONTO DE DESESPERARMOS ATÉ DA PRÓPRIA VIDA.” ( 2 Coríntios 1.8).
Imaginar o homem que teve a ousadia de escrever:
“SEDE MEUS IMITADORES, COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO.” (1 Coríntios 11.1), vivendo uma situação a ponto de chegar a desesperar da própria vida?
Além de todas as coisas ruins que ele passou ainda foi-lhe dado um espinho na carne, sendo que este funcionava como antivírus luciferiano, ou seja, como inibidor da manifestação do orgulho como ele próprio escreveu:
“PARA QUE EU NÃO ME EXALTASSE...” ( 2 Coríntios 12.7).
O apóstolo viveu acima das circunstâncias, sim e apesar de todas as adversidades que lhe aconteceram, aliás, ele viveu todos os dias que a Bíblia refere: dia da adversidade, dia da calamidade, dia da angústia e dia mau, e pode escrever algo que somente quem vive em regiões celestiais pode escrever:
“PELO QUE SINTO PRAZER NAS FRAQUEZAS, NAS INJÚRIAS, NAS NCESSIDADES, NAS PERSEGUIÇÕES, NAS ANGÚSTIAS, POR AMOR DE CRISTO. PORQUE QUANDO SOU FRACO, ENTÃO É QUE SOU FORTE.” ( 2 Coríntios 12.10).
Tal abnegação só é possível na nossa vida como humanos, sujeitos ás paixões carnais, vivendo ainda no corpo do pecado, embora sendo co-participantes da natureza divina, se verdadeiramente vivermos por fé e, conseqüentemente, andarmos por fé; se vivermos em Espírito e por conseqüência, andarmos em Espírito e na dependência total de Deus!
Sejam quais forem as situações por nós vivenciadas se não apelarmos para estas coisas principais na vida do cidadão do reino da luz, somos vencidos pelas circunstâncias más e sucumbimos na vida espiritual.
Por isso meus amados e queridos irmãos, é tempo de examinar como anda a nossa fé, tudo fazendo para que ela cresça dia após dia. Somente em contato direto com o Autor e Consumador da fé – JESUS, através da Sua santa Palavra, a qual produz fé em nosso coração, vivendo na intimidade do Amigo Espírito Santo deixando que Ele nos ajude com total liberdade, assim e só assim poderemos andar sobre as ondas no mar das dificuldades.
Jesus, como um de nós, também experimentou todo tipo de dificuldades, tentações, bombardeios emocionais, enfim, tudo quando nós vivenciamos. Entretanto, como homem em todos os momentos Ele sempre frisou a sua dependência completa e total do Pai! Ele era guiado pelo Espírito, vivia no Espírito.
Seja qual for a situação que estejamos passando no momento procuremos buscar na Palavra de Deus a maneira como poderemos superá-la.
No final da vida, o apóstolo que aproveitou todas as circunstâncias para promover o reino de Deus, propagar o evangelho de Cristo, pode dizer como uma manifestação do trunfo final:
“COMBATI O BOM COMBATE, COMPLETEI A CARREIRA, GUARDEI A FÉ.” (2 Timóteo 4.7).
O bom combate passa pelas lutas, pelos sofrimentos, porém como está escrito:
“... SE COM ELE SOFREMOS, TAMBÉM COM ELE SEREMOS GLORIFICADOS.” (Romanos 8.17).
Chegaremos vitoriosos no dia da colação de grau, em Nome do Senhor Jesus!
Maranata!

Nenhum comentário: