sexta-feira, outubro 23, 2009

SERVOS UNS DOS OUTROS?

“... SEDE, ANTES, SERVOS UNS DOS OUTROS, PELO AMOR.” ( Gálatas 513).
Em um mundo controlado pelo príncipe das trevas, onde o orgulho se manifesta em todas as formas possíveis e imagináveis, sendo uma delas o egoísmo, a Palavra de Deus nos dá um mandamento como o que está escrito nesta passagem.
Não é assim tão fácil obedecer a essa escritura em particular, pois a nossa natureza carnal é tendenciosa a nos levar a querer ser servido e nunca a servir, e ainda mais que a Palavra nos fala de modo generalizado, quando está escrito que devemos ser servos uns dos outros, sem mencionar que tal atitude seja em relação àqueles que nos amam e a quem amamos, absolutamente!
O ingrediente indispensável para que nós possamos cumprir a ordem dada pelo Amigo Espírito Santo nos nossos relacionamentos interpessoais, é o amor. Bendito amor! Por incrível que pareça a cada dia que passa observamos que esse amor está verdadeiramente esfriando nos corações daqueles que se chamam pelo nome do Senhor, como disse Jesus.
Servir exige abnegação, humildade, coragem, desprendimento, altruísmo, voluntariedade, disposição, enfim.
Servir aos outros me diz que eu devo abrir mão das minhas conveniências, do meu conforto, das minhas prioridades em função da necessidade do meu irmão, do meu próximo.
O detalhe é que não está escrito que devemos ser servos apenas dos que são da nossa família ou membros da família de Deus, nossos irmãos em Cristo, não.
Se quisermos obedecer à Palavra de Deus devemos estar atentos para perceber onde está alguém que necessita do nosso serviço, da nossa ajuda, e isso, deve ser praticado conforme as nossas forças como está escrito.
Ser servo quer dizer estar à disposição de alguém para o que for necessário independente das minhas prerrogativas.
O Senhor Jesus, nosso exemplo máximo, deu-nos a lição quando falou para os seus discípulos:
“POIS O PRÓPRIO FILHO DO HOMEM NÃO VEIO PARA SER SERVIDO, MAS PARA SERVIR...” ( Marcos 10.45).
Ele serviu sim. O Filho eterno de Deus não mediu esforços para dedicar-se ao serviços do próximo, enquanto viveu neste mundo. Quando Ele chegava em um lugar e havia necessidade, Ele entrava em ação, glória a Jesus!
Precisamos neste dia por em prática o que Jesus ensinou e fez: servir.
Todavia, esse serviço que prestamos ao nosso próximo não deve ser esperando qualquer coisa de retorno, afinal não é uma troca, mas devemos servir uns aos outros pelo amor!
Servir por amor implica em não esperar recompensa, nem mesmo uma palavra de agradecimento; é ser servo do outro sem questionar, apenas com o sentimento de obediência Àquele que nos comprou com o seu sangue e nos mandou amar.
Tomemos cuidados meus queridos para não tentarmos usar o legalismo para anular a lei do amor – a lei de Cristo. Temos uma tendência natural para mascararmos a obediência à lei do amor através das nossas obras.
Talvez seja mais fácil trabalhar na igreja local em muitas atividades, assumir muitos cargos, prestar serviço à obra de Deus, mas não ser capaz de atentar na necessidade do nosso próximo e atende-la.
Busquemos neste dia saber qual a maneira de servir ao meu próximo e isso só será possível se dependermos do Amigo Espírito Santo para nos orientar. Só Ele que é Deus pode nos mostrar onde está alguém a quem podemos servir com nossos bens, com nosso trabalho, com nosso ombro amigo, com nossos ouvidos para escutar, ou simplesmente com um toque. O importante é que tudo seja feito pelo amor, como se fizéssemos ao próprio Senhor Jesus.
O evangelho é isso: ser livre do pecado mas ser servo da justiça, ser servo uns dos outros, pois o Amigo Espírito Santo já derramou o amor de Deus em nossos corações que é capaz de nos capacitar a evidenciar amor.
Espero e oro para que todos quantos nos lêem possam neste dia estar disponível para servir ao próximo a fim de agradar ao Senhor das nossas vidas seguindo o Seu exemplo.
Maranata!

2 comentários:

Ucha... disse...

que deus abençoe o teu blog sempre!

Lidia Fernandes Da Silva disse...

A paz do Senhor minha querida irmã
Agradeço a Deus por sua vida e por sua visita ao nosso blog.
Deus a abençoe.
Em tudo Deus seja louvado
a conserva