quinta-feira, agosto 12, 2010

PAU INÚTIL DA VIDEIRA OU RAMO FRUTÍFERO?




“ TODA VARA QUE, ESTANDO EM MIM NÃO DÁ FRUTO, ELE O CORTA... QUEM ESTÁ EM MIM E EU NELE, ESSE DÁ MUITO FRUTO...” (João 15.2,5).

Quando lemos o capítulo quinze do livro do profeta Ezequiel vemos como Deus se refere a Jerusalém como um sarmento que não tem utilidade, que não tem a assistência de Deus e sujeita ao fogo do Seu julgamento.
Lendo o que o evangelista João escreve como o Senhor Jesus se refere a Si mesmo como a Videira verdadeira, e descreve os que estão nEle como varas, ou ramos, comecei a meditar sobre a minha vida como alguém que professa a Jesus como Senhor e Salvador.
É tempo de parar e refletir à luz das escrituras como estamos, pois, de acordo com o que estamos vendo acontecer na terra, a volta do Senhor Jesus está mais perto do que muita gente boa está pensando. Ele vem. Maranata!
Jesus se refere a dois tipos de vara, ou ramo: o que está nele e não dá fruto e o que está nele e dá muito fruto.
Alguém pode estar em Jesus e não dá fruto. Só que não ficará assim por muito tempo, porque o Pai, o agricultor, não vai deixar assim por muito tempo. Ele espera de cada ramo o seu fruto, e este que dá fruto é limpo para que possa produzir mais fruto.
Que ramo sou eu? Que ramo é você querido leitor? Um ramo frutífero como Jacó se referiu a José:
“JOSÉ É UM RAMO FRUTÍFERO, RAMO FRUTÍFERO JUNTO À FONTE...” ( Gênesis 49.22).
Veja bem que José é ramo frutífero junto à fonte, assim somos nós, só podemos dar fruto se estivermos em Jesus, como Ele mesmo falou.
Que fruto nós podemos dar estando em Jesus?
Frutificar em amor para com Deus e para com os irmãos;
Frutificar em justiça e bondade (atributos comunicáveis de Deus);
Frutificar no Espírito (caráter de Cristo);
Dá fruto conforme a espécie, ou seja, o ramo da videira tem que produzir uvas.
O Amigo tem interesse em que frutifiquemos como ramo e como ovelhas que somos do rebanho do Bom Pastor.
Observando bem os dias que estamos vivendo é público e notório como as pessoas nas igrejas locais estão preocupadas com o serviço no Reino muito mais do que com a frutificação.
Por causa disto, há pessoas que estão assoberbadas com tantas atribuições e funções na igreja local que sequer têm tempo para parar com alguém e falar de Jesus, evangelizar, quanto menos de levar alguém a Cristo.
Não responda para mim, mas para si mesmo: quando foi a última vez que teve a alegria de ver uma pessoa confessar a Jesus como Salvador e orar por ela, cuidar até o batismo em águas?
Tudo bem que o Senhor não nos mandou salvar ninguém, mas temos a obrigação de evangelizar, lançar a semente, regar com oração e amor até que a semente germine e venhamos a colher o fruto para Deus.
O evangelista Mood não deixava um dia sequer de evangelizar pessoas e levar muitas delas a Cristo. Ele encarava a ordem de Jesus acerca de pregar o evangelho muito a sério. Foi ele um ramo frutífero conforme a sua espécie, visto que ovelha gera ovelha.
Aqueles que não reproduzem precisam investigar qual o problema que os leva à infertilidade:
Velhice? Ovelha velha não pode gerar;
Infertilidade? Só que em Cristo todos damos fruto;
Doença? Ovelha doente também não pode gerar, ou se gera dá à luz à ovelha doente.
Será que a causa de ter muitos crentes doentes, apresentando sintomas tais como: descontentamento, rebelião, murmuração, revoltas, invejas, enfim, não seja por terem sido gerados por ovelhas com esses tipos de problemas?
Afinal, quem ramo sou eu? Que ovelha sou eu? Somente o Amigo Espírito Santo sabe, nós não temos o direito de julgar ninguém, mas temos que nos julgar a nós mesmo como está escrito:
“PORQUE, SE NOS JULGÁSSEMOS A NÓS MESMOS, NÃO SERÍAMOS JULGADOS.” ( 1 Coríntios 11.31).
Podemos nos enganar pensando que essa escritura é somente para fazermos assim no momento da ceia do Senhor, mas precisamos nos examinar todos os dias e nos colocarmos no crivo do Espírito Santo para melhorarmos os nossos caminhos diante do Senhor. Afinal, o Senhor Jesus nos falou:
“PORTANTO, SEDE VÓS PERFEITOS COMO PERFEITO É O VOSS PAI CELESTIAL.” ( Mateus 5.48).
Reconhecemos que só poderemos ser perfeitos em Cristo, e um vez estando nEle com toda certeza frutificaremos em toda a boa obra, para glória do Seu Nome.
Assim sendo, “EXAMINAI-VOS A VÓS MESMO SE REALMENTE ESTÁS NA FÉ; PROVAI-VOS A VÓS MESMOS...” ( 2 Coríntios 13.5).
Que ramo somos nós?
Maranata!

Um comentário:

Francisco de Aquino disse...

A paz do Senhor Jesus,parabéns pelo blog,gostaria de fazer um convite a você, visite meu blog,nele você encontrará vários artigos sobre apologética cristã,pregações e vídeos musicais,esse blog é uma voz em meio a tanta deturpação no "evangelicalismo brasileiro".Deus seja contigo.
www.solascriptura-scriptura.blogspot.com