terça-feira, dezembro 13, 2011

COMPARTILHANDO NAS NECESSIDADES

“COMPARTILHEM O QUE VOCÊS TÊM COM OS SANTOS EM SUAS NECESSIDADES.” ( Romanos 12.13).
Ontem à noite, antes de deitar-me falei com o Amigo sobre o que postaríamos hoje, e disse-lhe que dependia totalmente dEle acerca do assunto.
Ao acordar estava em minha mente esse versículo da Palavra de Deus. Em seguida fui informada de que uma amiga e irmã estava necessitando que eu a acompanhasse a uma emergência, pois estava com um problema de saúde.
Imediatamente lembrei-me do versículo e pensei: Agora vou por em prática o assunto que iremos escrever com a ajuda do Amigo. E foi assim.
Aquela irmã tinha uma necessidade e eu pude compartilhar o meu tempo com ela fazendo-lhe companhia naquela emergência do hospital, aleluia! Graças ao Senhor não era coisa grave, mas precisava ser tratado com urgência para que não se tornasse pior a situação. Deus é bom!
As vezes esquecemos dessa recomendarão bíblica acerca do compartilhar com os santos nas suas necessidades; outras vezes, podemos pensar que esse assunto diz respeito somente às necessidades financeiras, e não é nada fácil compartilhar o dinheiro que temos ou os bens que administramos com aqueles que nada têm.
Aliás, ouvimos muito pregações sobre o versículo de Lucas 12.32, mas, sinceramente falando, não ouvimos pregar sobre o versículo seguinte (quanto menos vivê-lo!) Vou omitir a referência para que o leitor se dê o trabalho de verificar em sua Bíblia.
A essência de tudo está no nível de amor em nossa vida, do verdadeiro amor – DEUS!
Somente por amor e o amor altruísta poderemos compartilhar o que temos com os santos que necessitam.
É interessante notar que os santos têm necessidades e não é verdade o que muitos estão a pregar dizendo que os santos, os filhos de Deus, não precisam de nada, só contam vitória, estão sempre por cima, enfim. Mas a Bíblia diz que os santos têm necessidade,
Em nome de Jesus não se sinta culpado ou acusado pela situação de dificuldade que está a viver; não se sinta desamparado por Deus e como uma pessoa infiel por causa da necessidade que está a passar; os santos também têm necessidades.
Se os santos não tivessem necessidades como se cumpriria a Palavra que diz:
“O MEU DEUS SUPRIRÁ TODAS AS NECESSIDADES DE VOCÊS...” (Filipenses 4.19).
Qual é a sua necessidade hoje? Ou melhor, o que temos para ajudar alguém que está necessitando de alguma coisa?
Há muitos que necessitam de um ouvido que as escute com paciência, atentamente, mostrando interesse pelo assunto compartilhado. Nesse grupo se encontram os idosos. Responda para si mesmo: Quantas vezes tem você emprestado o seu ouvido para escutar o que o idoso que está em sua família quer falar? Se não estamos suprindo a necessidade dos nossos quanto mais daqueles que estão à distância, dos que se encontram nos asilos, dos que moram sozinhos...
Há outros que suas necessidades estão diretamente ligadas ao nosso trabalho, ao uso das nossas mãos, ajudando nos afazeres domésticos, preparando alguma coisa que lhe seja necessário, ou simplesmente afagando o rosto, apertando a mão com ternura; usando os nossos braços para abraçar alguém que há muito tempo não sabe o que é ser abraçado.
Será que podemos compartilhar o nosso tempo com os enfermos visitando-os nos hospitais? Ou podemos passar uma hora com um doente em seu lar demonstrando o quanto o amamos e temos interessem em sua recuperação?
O que temos para compartilhar com os que necessitam? Façamos uma análise e reflitamos no assunto.
Compartilhar o que experimentamos na vida em Cristo com os novos crentes; compartilhar o que conhecemos da Palavra com os desanimados; compartilhar também o nosso pão, a nossa ajuda financeira para suprir os que precisam de alimento, remédios, vestes, calçados, enfim...
Precisamos nos esvaziar do orgulho que se manifesta em nossa vida como egoísmo, meus amados, aquela ideia de que as nossas coisas são mais importantes do que o resto a nossa volta. O egoísmo faz com que o homem viva em função de si mesmo, sem perceber a necessidade do seu próximo.
Estamos no mês do Natal onde as pessoas fazem questão de mostrar solidariedade com o próximo, mas até onde não sacrifique o meu bem-estar, o meu conforto, as minhas prioridades.
Contudo, aqueles que professam o Nome de Cristo devem fazer por onde viver como Cristo viveu, e Ele viveu socorrendo os necessitados em suas diferentes modalidades. A IGREJA, Corpo de Cristo deve agir de modo semelhante Àquele que nos amou e por causa da nossa necessidade de reconciliação com Deus, se entregou a si mesmo até a morte, e morte de cruz.
MARANATA!

Nenhum comentário: