segunda-feira, agosto 20, 2012

O QUE ESPALHAMOS COM NOSSAS PALAVRAS É VERDADE?



“NÃO ESPALHARÁS NOTÍCIAS FALSAS...” (Êxodo 23.1).

E como está escrito:

“POIS TUDO QUANTO DANTES FOI ESCRITO, FOI ESCRITO PARA O NOSSO ENSINO...” ( Romanos 15.4).

Assim é muito bom tomarmos cuidado com as notícias que nos chegam acerca de coisas e de pessoas; antes de tecer qualquer comentário ou mesmo passa-las adiante, é melhor averiguar a veracidade dos fatos para não incorrermos em desobedecer à Palavra de Deus, e, como consequência, pagarmos a fatura.
Se espalharmos notícias que não têm fundamento, que não são verdadeiras, somos apanhados no rol daqueles que são chamados de mexiriqueiros, ou seja, que fazem mexericos, que espalham novidades, principalmente coisas negativas do seu próximo, A Bíblia diz:

“NÃO ANDARÁS COMO MEXIRIQUEIRO ENTRE O TEU POVO...” (Levítico 19.16). Porque:
“O MEXERIQUEIRO DESCOBRE O SEGREDO...” ( Provérbios 11.13). Perigo!!!
Há coisas que Deus abomina, segundo a Palavra de Deus, mas há também pessoas que Deus abomina e aquele que vive a semear contenda entre irmãos (mexeriqueiro) é uma delas, misericórdia! ( Provérbios 6.16-19).

Precisamos tomar alguns cuidados antes de espalhar algum tipo de notícias.
1.    Observar quem está trazendo a notícia;

2.    Verificar a veracidade dos fatos narrados;

3.    Colocar-se no lugar da pessoa sobre quem a notícia fala

4.    Perguntar a si mesmo se o assunto trará edificação a quem ouvir

5.    Pensar se o comentário não estará promovendo escândalo ao evangelho.

6.    Exercitar sempre a misericórdia.
Um instrumento de divulgação de notícias sejam elas verídicas ou falsas é a internet. O inimigo de Deus tem usado as redes sociais para provocar contendas, intrigas, ira, através de situações expostas publicamente ali.

Quantas pessoas têm sua imagem denegrida, sua reputação manchada com comentários colocados nas redes sociais? E depois que a notícia se espalha é impossível reverter a situação; sempre vai haver alguém que estará questionando se porventura naquele comentário não haverá alguma verdade; é muito sério!
Não podemos esquecer de que o nosso adversário é mentiroso e pai da mentira; é bem próprio dele criar histórias para fazer com que a comunhão entre irmãos seja quebrada; a comunhão uma vez quebrada por raiva, ódio, rancor, amargbura, mágoa, ressentimento, consequentemente o vestido espiritual fica manchado, ou até mesmo rasgado. E aí, como subiremos com a Noiva do Cordeiro se nossas vestes não estiverem em perfeito estado?

Prevenir é bem melhor do que remediar. Antes de falarmos é melhor acatar o conselho da Palavra de Deus, no que se refere a vermos dias bons na nossa vida:
“QUEM QUER AMAR A VIDA E VER DIAS FELIZES REFREIE A LÍNGUA DO MAL E EVITE QUE OS SEUS LÁBIOS FALEM DOLOSAMENTE.” ( 1 Pedro 3.10).
Caminhemos sempre obedecendo a Palavra de Deus e naquilo que depender de nós tenhamos cuidado para não tropeçarmos em palavras contra o nosso próximo, especialmente comentando coisas negativas, coisas que poderão roubar o seu bom nome, a sua reputação, o respeito que os outros lhe devotam.

O Dia está bem próximo meus amados; vigiemos cada dia em todas as áreas da nossa vida, pois há muitos que viviam apenas na área da imoralidade sem, contudo, vigiar com o que a língua profere, não guarda as portas dos seus lábios.
Assim sendo busquemos evitar problemas e não sejamos instrumentos do inimigo para ofender nosso próximo, ferindo o nosso irmão; lembremo-nos de que quem fere o irmão fere ao Senhor Jesus!

Mantenhamos a comunhão uns com os outros a despeito de qualquer coisa para não sermos envergonhados na vinda de Cristo.
MARANATA!

Nenhum comentário: