sexta-feira, março 08, 2013

UMA AUXILIADORA IDÔNEA


www.lidiaamigadoamigo blogspot.com
 
                                                                                           

“... FAR-LHE-EI UMA AJUDORA QUE LHE SEJA IDÔNEA.” ( Gênesis 2.18 –Tradução Brasileira)

Caros irmãos,  acredito que este é um dos versículos mais citados do antigo testamento. Tal fato se deve muito ao contexto histórico social a que esta passagem descreve ( o momento onde o próprio Deus assinala as qualidades necessárias para a futura senhora ADÃO), e também por ser um versículo muito apropriado para ser tratado em cerimônias de casamento e em encontro de casais,  convenhamos dois eventos muito comuns em nossa realidade congregacional.
Ao rever este versículo, para além do contexto usual, duas palavras me saltaram aos olhos. Dentre todas as características possíveis, adjetivos e ou qualidades necessárias à destacar em um ser que seria companhia do homem por toda a sua vida Deus elegeu: AJUDADORA  IDONEA, não serviçal e esperta ou chefe e desenrolada. Ajudadora idônea.

Dando uma de pregador estudioso, vamos buscar a etmologia, significado e significante dos termos tanto no nosso contexto cultural, como no contexto cultural do antigo testamento vejamos:
Uma observação muito importante a se fazer neste contexto seria que só Deus, só Ele mesmo sabia o que significava estas duas características para a senhora Adão na prática. Além de não existir nenhuma outra mulher como referencia, já que esta passagem descreve a criação da primeira mulher, só quem conhece o futuro poderia compreender a profundidade do significado destas características na vida do homem, da família, do mundo, não apenas naquela mulher, mas nas que viriam depois dela. Neste sentido, acredito pessoalmente, que estas características são intrínsecas às mulheres.

Bem, segundo os dicionários da net (que são muitos por sinal),para contextualizar o termo ao nosso mundo moderno a palavra AJUDADORA (adjutora, auxiliadora termos também usados em algumas traduções da Bíblia, e que se equivalem) significa: aquela que auxilia que ajuda assessora, enquanto que para a palavra idônea temos os significados seguintes: preparado para, apto para, útil, conveniente, favorável, que tem condições, competente, capaz que tem habilidades, e conhecimento para desempenhar determinado cargo ou tarefa; que é moralmente correto, íntegro.
Veja bem como foi que o Criador viu a mulher que formou para ser a companheira do homem! Simplesmente fantástica!

A Bíblia diz que os dons de Deus são sem arrependimento, portanto, a mulher recebeu de Deus atributos preciosos para serem usados no lidar com o marido e com a sua família, glória a Deus por isso.
Louvemos a Deus neste dia consagrado como o DIA INTERNACIONAL DA MULHER e procuremos colocar em prática no nosso dia-a-dia as qualidades que recebemos do grande Deus, embora que após o pecado as coisas mudaram muito, mas, contudo, com a ajuda do Amigo Espírito Santo as mulheres que vivem em Cristo podem ser bênção na vida de seu marido e de sua família, em nome de Jesus.

“SÊ TU UMA BÊNÇAO!” Sejamos todas uma bênção neste mundo de modo a glorificar Aquele que nos formou e cumpramos o Seu propósito para a nossa vida.
“Toda a mulher sábia edifica a sua casa,
 No lar é coluna, na igreja é amada,
Aos pés de Jesus ela sempre se encontra;
Mulher virtuosa feliz quem tem achou.”

FELIZ DIA DA MULHER!
MARANATA!

OBS. A primeira parte do texto foi escrita por minha filha Dilma.

 

 

 

Nenhum comentário: