quinta-feira, dezembro 01, 2016

MENINO OU HOMEM. ADOLESCENTE NÃO.

"QUANDO EU ERA MENINO...QUANDO CHEGUEI A SER HOMEM... (1 Coríntios 13.11).

Já parou para pensar como a Bíblia é pontual em certos assuntos, como por exemplo, nas fases da vida espiritual, comparadas com as fases biológicas? Pois é bem interessante.
Jesus foi enfático quando disse: "... SE NÃO VOS CONVERTERDES E NÃO VOS TORNARDES COMO CRIANÇAS, DE MODO ALGUM ENTRAREIS NO REINO DOS CÉUS." (Mateus 18.3).
É imperativo a conversão à ponto de nos tornarmos como crianças, se quisermos entrar no reino dos céus. Não temos como negociar isso. Não basta ser evangélico, cristão. Jesus falou CONVERSÃO. Ponto final.
A criança nos fala de muitas coisas especialmente no que diz respeito à dependência total dos pais, a submissão, a credulidade naquilo que os pais dizem. Também nos diz de um coração sem malícia, sem maldade, sem hipocrisia, pronto a perdoar. Fala de igual modo da simplicidade que há na criança, enfim, coisas estas fundamentais para quem quiser ser participante do reino dos céus.
Depois a Bíblia já fala da fase adulta, da maturidade espiritual, do deixar para trás as coisas de meninos, tais como aquelas que o apóstolo Paulo escreve aos Coríntios quando se refere ao comportamento deles de dissensão, de contendas, enfim. Aqueles crentes precisavam se tornarem adultos espirituais (1 Coríntios 3).
Entretanto, podemos perceber que nas igrejas locais temos muitos crentes que vivem a fase da adolescência espiritualmente. O comportamento deles em relação ao Pai celestial é igual ao do adolescente natural, ou seja, não aceita de bom grado a autoridade dos pais, querem viver independentes, fazer o que querem, resistem quanto à imposição de limites, ficam bravos quando não são atendidos e com pressa nos seus desejos, têm dificuldade em ouvir um "não".
Amados, analisemos o nosso comportamento e vejamos se estamos agindo com Deus como adolescentes espirituais, revoltados quando Deus não faz o que queremos, impacientes em esperar por Sua vontade, querendo que a nossa vontade seja feita de qualquer maneira, a ponto de deixarmos de nos relacionar com o Pai celestial através da oração, da Sua palavra, do nosso devocional com Ele.
Isso é deveras perigoso para a vida espiritual. Podemos ser julgado por,Deus como rebeldes e como está escrito, a rebelião é como o pecado de feitiçaria.
Jamais conquistaremos o coração de Deus se não formos humildes como crianças. Se adotarmos atitudes de adolescentes, sempre insatisfeitos, querendo fazer mudanças, não agradaremos ao Pai celestial.
Portanto, deixemos as coisas de meninos, e sejamos adultos,  como está escrito:
"IRMAOS, NÃO SEJAIS MENINOS NO JUÍZO; NA MALÍCIA, SIM, SEDE CRIANÇAS; QUANTO AO JUÍZO, SEDE HOMEM AMADURECIDO" (1 Coríntios 14.20).
Não saia da casa do Pai por causa de não ter tudo quanto gostaria de ter. Espere, porque o Pai sabe a hora certa para recebermos aquilo que Ele preparou para cada um de nós. Não deixe o seu lugar, por conta de conflitos da adolescência, apresente um comportamento de amadurecido e espere com paciência no Senhor. No tempo certo  Deus lhe colocará no lugar que está preparado e lhe espera. Não se rebele, pois, submeta-se simplesmente. O Pai sabe muito bem o que faz, Ele é Deus!
MARANATA! ,

Nenhum comentário: