terça-feira, dezembro 31, 2019

AVALIANDO OS NOSSOS DIAS

“...POUCOS E MAUS FORAM OS DIAS E ANOS DA MINHA VIDA...” (Gênesis 47.9).

Cá estamos em mais um último dia do ano. Desta feita, 2019. Como será que podemos avaliar os nossos dias esse ano? Do mesmo modo como Jacó avaliou os seus? Olhando para os dias que se foram, podemos nos referir a eles de que maneira? Através de que lentes olhamos?
Na história de Jacó, podemos ver no registro das escrituras que ele tinha muitos motivos para classificar os seus dias como bons e maus, certamente, pois, afinal, apesar de tudo o que passou
Deus o amou, conforme está escrito: “AMEI JACÓ...”
As coisas que sofreu tinha muito a ver com consequências de suas atitudes, o que ele plantou, e como o que semeamos colhemos, não era de se esperar diferente.
Contudo, a fidelidade de Deus esteve presente em todos os seus dias, fazendo-o prosperar como lhe prometeu em Bétel.
Jacó é um típico caso de alguém insatisfeito, pessimista, deprimido, que olha o mundo através de lentes escuras.
E quanto a nós? Como podemos avaliar os nossos dias? Podemos dar testemunho de que 2019, em particular foi o melhor ano das nossas vidas? O que temos de recordações, coisas boas ou coisas ruins?
As escrituras fazem a seguinte afirmação: “ TODOS OS DIAS DO AFLITO SÃO MAUS...” (Provérbios 15.15). Creio que neste ano todos os nossos dias não foram de aflição, de tristeza, de dificuldades,  mas experienciamos dias felizes com muita alegria, celebrando as vitórias que o Senhor nos deu, não é verdade?
Está escrito: “...A ALEGRIA DO CORAÇÃO É BANQUETE CONTINUO.” (Provérbios 15.15). Glória a Deus! Tudo depende de como esteve o nosso coração todos os dias do ano que está prestes a se findar. Nosso coração vive cheio de alegria ou de tristeza, mágoas, amarguras, sentimentos ruins, insatisfação, enfim?
Quando o nosso coração está alegre, logo ao acordar e fazer nossas atividades de vida diária, podemos olhar ao espelho e sorri alegremente, por vermos quanto o nosso rosto está formoso, porque, como está escrito: “ O CORAÇÃO ALEGRE AFORMOSEIA O ROSTO...” (Provérbios 15.13). Como é bom nos sentirmos belos! Como faz bem a nossa alma! Como é encorajador para o início de mais um dia!
E sem contar com o que a Bíblia diz que “ O CORAÇÃO ALEGRE É BOM REMÉDIO...” (Provérbios 17.22). Que receita maravilhosa! Mantendo o coração alegre, gastamos menos na farmácia, glória a Deus!
Jacó não teve os mesmos privilégios que nós, como Igreja, Corpo de Cristo temos hoje. Primeiro ele não conheceu Jesus, não tinha o Espírito Santo em si, não era morada de Deus, não tinha a Palavra escrita para que pudesse conhecer o poder de Deus, não tinha uma comunidade a interceder por ele e sua família, não tinha a vida eterna, tampouco a esperança de viver a eternidade na casa do Pai.
Quanto a nós, somente os ingratos poderão avaliar os seus dias negativamente. A começar do perdão dos nossos pecados diariamente, exceto para os que não perdoam, porque cada dia que não perdoamos não somos perdoados, aí a coisa complica, pois a separação da comunhão com Deus traz tristeza continua. Temos um Advogado para com o Pai, quando pecamos e nos arrependemos, daí, nossos pecados são cancelados e, na nova aliança, Deus não se lembra deles jamais, aleluia!
Vivemos no Reino de Deus, que como está escrito “ É JUSTIÇA, PAZ E ALEGRIA NO ESPÍRITO SANTO.” (Romanos 14.17). Jesus nos deu a Sua alegria, uma partícula do fruto do Espírito é alegria e, como poderemos viver todos os dias em tristeza, lamentando dias maus?
Alguém até pode alegar está vivendo um tempo difícil na saúde, nas finanças, na família, ou em outra qualquer área da vida, porém, a ordem da Palavra é para “ALEGRAI-VOS SEMPRE NO SENHOR. OUTRA VEZ DIGO: ALEGRAI-VOS.” (Filipenses 4.4) e ainda “REGOZIJAI-VOS SEMPRE.” (1 Tessalonicenses 5.16). A palavra “SEMPRE” não nos dá direito a nos regozijar conforme a situação.
Seja qual for a circunstância o segredo é estar em Cristo. Estando nEle há esperança de vitória ou aqui na terra ou quando chegarmos na casa do Pai como vencedores por meio dEle, glória a Jesus!
Há, Salomão se refere à velhice como dias maus, entretanto, não para os que estão em Cristo, pois à medida que os anos vão passando a esperança da glorificação nos motiva a ser alegres, temos a garantia de que se permanecermos nEle seremos semelhantes a Ele, aleluia!
Mantenhamos sempre um coração alegre, cheio do Espírito Santo e da Palavra, e mesmo que chegue o dia mau, revestidos de toda a armadura de Deus podemos resistir e permanecer inabaláveis, glória a Deus!
Um 2020 de dias...dias..dias... porém vivendo em alegria e gratidão a Deus,  na expectativa de ouvir a trombeta tocar e assim estaremos para sempre com o Senhor, o nosso Amado!
MARANATA!

Nenhum comentário: