terça-feira, julho 28, 2020

PLANOS...PENSAMENTOS...IDEIAS...

“É DA NATUREZA HUMANA FAZER PLANOS, MAS A RESPOSTA CERTA VEM DO SENHOR.” (Provérbios 16.1).

Fazer planos faz parte da nossa natureza. E com os planos, via de regra, vem os sonhos. Mesmo na velhice não há motivos para deixar de sonhar, pois como está escrito, um dos resultados do derramamento do Espírito Santo, seria “...SONHARÃO VOSSOS VELHOS.” ( Atos 2.17). Que promessa gloriosa!
Ouvimos muito se falar nos sonhos de Deus, mas, será mesmo que Deus sonha? Como pode sonhar, Alguém que conhece todas as coisas, nada lhe está oculto? Sonha aqueles que não enxergam o próximo minuto de sua vida, jamais, porém, Aquele que todas as coisas estão nuas e patentes aos seus olhos (Hebreus 4.13), glória a Deus!
A Biblia nos traz exemplo de pessoas que fizeram planos, cujos planos não aconteceram como o esperado, porém, como o Soberano havia determinado.
Quando lemos a história de José, vemos que o plano dos seus irmãos era tirá-lo de cena, primeiro matando-o, depois vendendo-o como escravo. Agora, acabaria assim, com aquele que lhes era tropeço.
Todavia, os planos (pensamentos) de Deus eram totalmente diferentes! Eles jamais poderiam imaginar que seu irmão desaparecido seria a pessoa mais importante do Egito, abaixo do Faraó, e que eles seriam dependentes dele!
Hamã, se tornou inimigo dos judeus por Mardoqueu não inflar seu orgulho, se prostrando diante dele.
O plano maligno para se vingar fora não somente contra Mardoque, mas sim, contra todo o povo judeu. O vírus luciferiano dele se tornou uma virose severa que o levou a óbito! A forca preparada para o servo de Deus acabou por ser inaugurada pelo que a mandara fazer! As consequências do plano para enforcar Mardoqueu alcançou os seus dez filhos, que lástima! Cuidado pais, não façam fatura para seus filhos pagarem.
Outro personagem que foi vítima de um plano contra sua vida foi o profeta Daniel. Seus inimigos vendo que não tinham de que o acusar em seu comportamento em nenhuma área, buscaram na lei do seu Deus. Entre obedecer ao rei e obedecer ao rito religioso (o judeu tinha a obrigação de orar três vezes ao dia), ele preferiu fazer sua devoção.
Os que elaboraram o plano e o puseram em ação nunca imaginaram que aquele decreto seria a sentença de morte, não somente para eles, mas, também, as coitadas de suas esposas e filhos pagaram a pena! Leões famintos que passaram toda a noite vendo comida, sem contudo, poder se alimentar, não porque Deus os mandou jejuar, porém como está escrito: “...O MEU DEUS ENVIOU O SEU ANJO E FECHOU A BOCA DOS LEÕES...” (Daniel 6.22).
O apóstolo dos gentios, no seu zelo religioso, traçou um plano, no qual tinha por objetivo principal, fazer calar a mensagem sobre o Profeta da Galiléia. Teve êxito em Jerusalém a tal ponto que estendeu o plano para outras cidades estranhas, de tão enfurecido contra os discípulos de Jesus (Atos 26.11).
Aquele que declarou ter recebido todo poder no céu e na terra, (Mateus 28.18), tinha um plano, e que plano! O que perseguia os seus seria perseguido; o que os colocava na prisão, sofreria prisões; o que os fazia sofrer, experimentaria sofrimentos em todos os sentidos! E como está escrito em Jó 42.2, o plano de Deus não foi frustrado; tudo se cumpriu na vida do discípulo Paulo.
O plano do homem rico que havia prosperado e tinha em abundância era aumentar seus celeiros e depois descansar, desfrutar dos seus bens. Todavia, Jesus chamou nossa atenção para a falibilidade da nossa vida! Quem pode garantir se está vivo no próximo minuto?
Devemos ser diligentes, planejar nosso orçamento, como Jesus deu o exemplo em Lucas 14.28, contudo, tudo o que planejarmos deve ser submetido à vontade do Senhor, especialmente na área financeira porque o dinheiro não é nosso, mas daquele que nos comprou. Agora, só funciona assim se tivermos consciência de pertencimento.
Podemos descansar nos planos de Deus para cada um de nós, pois está escrito:
“Porque eu sei os planos que tenho para vocês”, diz o S ENHOR. “São planos de bem, e não de mal, para lhes dar o futuro pelo qual anseiam.”
‭‭Jeremias‬ ‭29:11‬ ‭NVT‬‬.
Recebi uma palavra para alguém que irá ler esse texto: tenha muito cuidado com o que tem vindo a sua mente, com o plano que está em preparação para ser executado. Em nome do Senhor Jesus não o leve a efeito. Será de um prejuízo enorme não somente para sua vida espiritual, mas em todas as áreas. Em nome de Jesus o engano maligno seja retirado da sua mente, para que a situação seja colocada diante de Deus, aguardando a saída que Ele já tem. PARE!  Em nome de Jesus! Haverá muito sofrimento, muita dor... espere em Deus. Salmos 27.14.
MARANATA!

Nenhum comentário: