domingo, agosto 02, 2020

UM PAI QUE VIVIA NA CASA DO SENHOR (semana dos pais)

“...HAVENDO-O DESMAMADO, LEVOU-O CONSIGO...À CASA DO SENHOR, A SILÓ.” (1 Samuel 1.24).

Quem não se lembra da história do sacerdote Eli? Como sacerdote ele vivia no templo, contudo, já não tinha o privilégio de ouvir a voz de Deus! O Senhor precisou lhe mandar mensagens através do menino Samuel.
É um perigo ser sacerdote velho! Pai e sacerdote, porém não estava honrando a Deus em primeiro lugar, apesar do ter sido escolhido pelo Senhor (1 Samuel 2.28/29). O problema não era a velhice biológica, mas o envelhecimento espiritual!
O profeta Aías, mesmo idoso e sem enxergar não foi enganado quando a esposa de Jeroboão se disfarçou a mando do marido, para procurá-lo, a fim de ouvir a palavra do Senhor. Aías ouvia a voz de Deus! Idade avançada, limitações naturais de um corpo envelhecido não nos impede de ter comunhão e intimidade com Deus! Jamais a velhice será um empecilho entre um verdadeiro filho de Deus e o Pai!
Há muitos que estão desesperados por não poderem ir ao templo nestes dias de pandemia, especialmente os idosos. Esquecem de que cada um dos que estão em Cristo é templo de Deus.
Conforme Jesus falou à mulher samaritana, a adoração ao Pai independe de lugar físico. O que realmente faz a diferença é como adoramos.
Na nova aliança temos uma grande diferença nesse aspecto em relação à antiga aliança.
Na AA a presença de Deus se manifestava no templo físico, mais especificamente na arca do concerto, que ficava no lugar santíssimo separado do lugar santo pelo véu. Naquele lugar só podia entrar uma vez ao ano, o Sumo Sacerdote, pois do contrário, quem se aproximava da arca era ferido ou morria (Samuel 6.19; 2 Samuel 6.6.7).
Hoje temos a Arca em nós, aleluia! Não precisamos frequentar o templo para entrar na presença de Deus. Temos a Sua presença vinte e quatro horas em nós enquanto estivermos em Cristo, glória a Jesus!
Devemos nos reunir no templo, sim, para a comunhão dos irmãos, para oferecer nossa adoração, nosso louvor, nosso serviço, junto com os filhos de Deus ali reunidos em nome de Jesus. Ele prometeu estar onde nos reunirmos em Seu Nome. NUNCA POR RELIGIOSIDADE! NUNCA POR OBRIGAÇÃO, mas para “...APRESENTAR OS NOSSOS CORPOS EM SACRIFÍCIO VIVO, SANTO E AGRADÁVEL A DEUS QUE É O VOSSO CULTO RACIONAL.” (Romanos 12.1).
Lamentavelmente há muitos que não se afastam do templo, não perdem reunião porque se sentem aliviados, ouvem a Palavra de Deus, pensam que deste modo poderão agradar a Deus, todavia, não sentem a Presença de Deus em si, não ouvem a voz do Amigo Espírito Santo em qualquer lugar que estejam, não entram no lugar santíssimo, não têm acesso ao trono da graça. Para estes o véu ainda não foi rasgado. Entendem que tal irmão ou irmã pode orar por ele e Deus atender e não a ele mesmo.
Por isso é muito mais fácil entrar no templo, pois qualquer um pode fazer porém entrar no Lugar Santíssimo, somente por Jesus, só e somente por Ele temos acesso ao Pai (Efésios 2.18). Todos os sacerdotes tinham livre acesso e a Igreja é sacerdócio real, e nos, sacerdotes (Apocalipse 5.10).
O salmista não tinha acesso ao templo, pois desejava estar nos átrios, ou mesmo à porta da casa de Deus (Salmos 84). (Ainda tem quem cante que quer habitar nos átrios...).
Deus havia proibido algumas pessoas entrar na sua casa, tipo, eunucos, filhos ilegítimos (Deuteronômio 23.1). Os gentios (quem não era povo de Israel) de modo nenhum podiam entrar no templo. Essa foi uma das razões da prisão de Paulo em Jerusalém (Atos 22.29).
Eli vivia no templo, mas não era templo... e o pior, mesmo sendo sacerdote não tinha acesso a Deus e colocou “Por isso, jurei que os pecados de Eli e de seus filhos jamais serão perdoados por meio de sacrifícios nem de ofertas”.” (1Samuel‬ ‭3:14‬ ‭NVT‬‬).
Meus amados, ELI e seus filhos não tiveram o privilégio que temos sendo Igreja, Corpo de Cristo. Mesmo sendo sacerdotes nunca experimentaram a graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!
Procuremos cada dia amar a Jesus mais e mais, pois deu a Sua vida em nosso lugar para que através do seu sangue tivéssemos a remissão dos nossos pecados.
Sejamos templos onde a presença de Deus sem uma realidade, onde Sua glória se manifeste. Que sejamos Casa de Oração, Casa de sacrifício, Casa do Senhor, Casa de Deus!
Sendo Templo de Deus aqui habitaremos nas moradas da Casa do Pai!
MARANATA!



Nenhum comentário: