quarta-feira, novembro 11, 2020

PUREZA: CARACTERÍSTICA DA IGREJA QUE VAI SUBIR COM JESUS


“PORQUE ZELO POR VÓS COM ZELO DE DEUS; VISTO QUE VOS TENHO PREPARADO PARA VOS APRESENTAR COMO VIRGEM PURA A UM SÓ ESPOSO, QUE É CRISTO.” (2 Coríntios 11.2).

O Noivo é puro. A Noiva é pura. Não ha o que questionar. Para ser participante da Noiva, Corpo de Cristo é necessário estar puro. 

Isso só é possível quando passamos pelo processo de purificação, ao nascermos de novo, como está escrito que o Noivo nos purificou “...POR MEIO DA LAVAGEM DE ÁGUA PELA PALAVRA.” (Efésios 5.26) e ainda “...MEDIANTE O LAVAR REGENERADOR E RENOVADOR DO ESPÍRITO SANTO.” (Tito 3.5). Deus fez todo o processo para nos purificar, a fim de que pudéssemos estar preparados para as Bodas do Cordeiro, aleluia!

A Noiva é PURA! 

O apóstolo dos gentios escreveu sobre o assunto quando diz: “ ...RECEIO DE QUE ASSIM COMO A SERPENTE ENGANOU EVA COM A SUA ASTÚCIA, ASSIM TAMBÉM SEJA CORROMPIDA A VOSSA MENTE E VOS APARTE DA SIMPLICIDADE E PUREZA DEVIDAS A CRISTO.” (2 Coríntios 11.3).

O enganador está trabalhando como nunca antes, pois ele sabe que o seu tempo está findando na terra, por isso meus amados, precisamos estar atentos, vigilantes, como o servo que espera o seu senhor sem saber a que hora ele virá, como está escrito: “ VIGIAI, POIS, PORQUE NÃO SABEIS QUANDO VIRÁ O DONO DA CASA...” (Marcos 13.35).

A Noiva está vestida de branco. Nossas vestes espirituais são a comunhão plena com Deus (já escrevemos sobre isso. Estás vestido?).  Tais vestes têm preço; são compradas, pois o mesmo Jesus aconselhou a igreja em Laudicea para que comprasse dEle (Apocalipse 3.18). Cabe a nós manter a purificação que Ele já fez, mantendo nossas vestes lavadas diariamente no sangue do Cordeiro, como está escrito (Apocalipse 22.14).

Urge vivermos purificados, para conservar a pureza devida a Cristo. Uma maneira de purificação é através do sangue de Jesus (1 João 1.7). Porém, a purificação pelo sangue tem condições, não é simplesmente dizer como muitos dizem: o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado. 

Para que sejamos purificados pelo sangue de Jesus, primeiro: temos que andar na luz. Quem anda (maneira de viver) segundo os princípios do reino das trevas, não será purificado. Segundo: somente os que estão em comunhão uns com os outros (irmãos, não apenas os amigos, os que nos amam).

Assim, quem está em trevas porque odeia a seu irmão  não experimentará a purificação pelo sangue (1 João 2.9-11). Pode ter trocentos anos de igreja, ser evangélico, cristão, não importa; ter cargo de liderança, função eclesiástica,  ser conceituado no meio em que vive, pode ser tudo e ter tudo, só não é NOIVA! A NOIVA é pura! O NOIVO é puro!

Um dos requisitos da verdadeira religião para com Deus e os homens é “GUARDAR-SE INCONTAMINADO DO MUNDO.” (Tiago 1.27). 

Devemos pensar naquilo que é puro (Filipenses 4.9).  Afinal, “NÓS TEMOS A MENTE DE CRISTO.” (1 Coríntios 2.16) e pensamos nas coisas que são de cima (Colossenses 3.2), mas para isso precisamos ter ressuscitado com Cristo, glória a Deus.

É extremamente urgente examinarmos nossa vida e nos despojar de toda impureza como manda a Palavra em Tiago 1.20, 21 e só livres dessas obras da carne poderemos receber com mansidão a Palavra que é poderosa para salvar as nossas almas. Também, precisamos fazer o que está escrito: “...PURIFIQUEMO-NOS DE TODA IMPUREZA, TANTO DA CARNE COMO DO ESPÍRITO, APERFEIÇOANDO A NOSSA SANTIDADE NO TEMOR DO SENHOR.” (2 Coríntios 7.1).

Portanto, meus queridos procuremos servir a Deus com consciência pura (2 Timóteo 1.3), buscando a sabedoria do alto que é primeiramente pura (Tiago 3.18). O salmista expressa que somente os de coração puro poderão permanecer no santo lugar (Salmo 24.4), e o Senhor Jesus afirmou que somente os puros de coração verão a Deus (Mateus 5.8).

O casamento está chegando! Confiemos na graça do Senhor Jesus que nos ajudará a chegar, não atentemos para as nossas fraquezas e pecadilhos de estimação, que infelizmente nos querem fazer parar. Lembremos que Jesus se fez pecado para que “...NELE FÔSSEMOS FEITOS JUSTIÇA DE DEUS.” (2 Coríntios 5.21), glória a Jesus! Permaneçamos em Cristo, amados !

MARANATA!


Nenhum comentário: