domingo, maio 02, 2021

Esquecer-se de si mesmo

 Uma das atitudes mais difíceis ao ser humano é esquecer-se de si mesmo. Uns mais, outros menos; o certo é que somos todos naturalmente inclinados aos nossos próprios interesses, a tarefas que nos projetem, que realcem nossa imagem pública, que construam nossa reputação. 

E, quando se trata de nós, missionários, o quadro tende a se agravar. Queremos resultados, precisamos apresentá-los. O sistema nos ensinou e nós aprendemos que este é o nosso dever. Todas essas regras, criaram verdadeiros gigantes que tomaram conta das nossas mentes e, sem que percebêssemos, passaram a ditar as normas do nosso dia a dia.

Fui despertada pelo Espírito a me observar neste aspecto,quando tive a chance de me olhar através de um espelho que Ele mesmo me apresentou. Confesso que fiquei chocada com o que vi – eu ali, ocupada e ocupada com muitas coisas. Assim como Marta, eu também não conseguia desfrutar plenamente da presença de Jesus em minha casa, mesmo estando sempre trabalhando e trabalhando para Ele. 

Como eu, talvez você ainda nem tenha se dado conta de que, ao longo dos anos, veio a se tornar um fazedor compulsivo que, em nome da obra de Deus, deixou-se absorver por uma dinâmica infinda de tarefas e afazeres,que lhe consomem o tempo, a saúde e, sobretudosua vida de intimidade com Ele, o Deus da obra.

Como eu, talvez você até sinta aquele bem-estar interior que amacia o ego, quando recebe o reconhecimento expresso daqueles que elogiam sua agenda cheia, seu esforço e destacam sua capacidade de fazer, e fazer bem. Isso serve como combustível para alimentar nossa compulsão, retocar nossa autoimagem e manter a ilusão de que estamos no caminho certo. 

Quando na verdade não estamos, pois Deus não precisa do que fazemos. Os motivos do Seu amor por nós estão nEle mesmo e na Sua graça, não no resultado das nossas produções. O que Ele deseja é apenas uma relação de comunhão verdadeira, entre nós e Ele, como Pai de amor. 

Foi num contexto como esse que Deus me desafiou a uma noite de vigília com Ele, mergulhada em Sua presença, esquecida de mim mesma e dos meus afazeres. É nesse contexto que mais uma vez me sinto desafiada. Desta feita, para desafiar você!

Não peça nada, não fale nada. Apenas se disponha a ouvi-Lo dizer o quanto você é um filho precioso e amado. Deixe-se saturar desta verdade. Deixe que o Pai fale. 

Mas, esteja atento. Pode ser que gigantes comecem a se apresentar em sua mente, como aconteceu comigo. Eles tentarão lhe confundir, despistar seu foco, turvar sua visão.Eles não querem que você se veja como filho, que as vezes precisa de cole suprimento de amor

Não hesite! Resista-os! Não com sua força, mas se mantendo no propósito de se deixar encher pelo Espírito e desfrutar do principal motivo para o qual Deus lhe chamou – o chamado para ser filho, 24 horas por dia, todos os dias da sua vida! 

Fique tranquilo, tenha paciência consigo mesmo. Descanse nEle e viva no aconchego da Sua intimidade. Não espereresultados imediatos, geralmente eles não acontecem na primeira busca. Apenas esteja certo de que, se você O buscar de todo coração, Ele se deixará encontrar (2 Crônicas 15.2; Jeremias 29.23), o processo vai se iniciar e,uma longa caminhada de comunhão e intimidade, se descortinará à sua frente. 

Espero que você aceite o desafio e descubra o quanto vale a pena!

 

 

Bissau, 24 de setembro de 2020.

Mísia Carvalho da Costa

Guiné-Bissau/África


Publicado com permissão da autora

Nenhum comentário: