quarta-feira, novembro 01, 2006

POR QUE TANTA CORRERIA PELO TER? – 01

“ MELHOR É UMA MÃO CHEIA COM DESCANSO DO QUE AMBAS AS MÃOS CHEIAS COM TRABALHO E AFLIÇÃO DE ESPIRITO.” ( Eclesiastes 4.6).

Trabalhar é necessário. Deus trabalha, Jesus trabalha também. ( João 5.17).
Quando Deus colocou Adão no Edem, não o colocou para ficar na preguiça, mas para o lavrar e o guardar.( Gênesis 2.15).
A Bíblia diz que se alguém não quiser trabalhar também não coma. ( 2 Tessalonicenses 3.10). Mas não é trabalhar com aflição:
“... TRABALHANDO COM SOSSEGO, COMAM O SEU PRÓPRIO PÃO.” ( 2 Tessalonicenses 3.12).
Trabalhar com sossego, com tranqüilidade, isso é que deve ser feito. Não preterir o tempo de descanso, o tempo de lazer e descontração com a família, por exemplo, por causa de tanto trabalho.
Melhor é uma mão cheia...
O contexto em que vivemos nos estimula a correr atrás das coisas, com prejuízo, às vezes para a nossa saúde, a vida da família por conta do “ter”.
Quantos estão vivendo uma vida sem qualidade, nervosos, irritados, mal humorados, enfim, por causa do tempo exagerado que dedicam ao trabalho. Aliás, já há uma especialidade médica para cuidar dessas pessoas que se tornaram maníacas pelo trabalho. Buscam cada dia mais o “ter” e nunca chegam a estarem satisfeitos.
“... OS OLHOS DO HOMEM NUNCA SE SATISFAZEM.” (Provérbios 27.20).
A insatisfação está ligada à natureza do homem.
Contudo, não devemos viver com aflição para ter as duas mãos cheias... De repente, luta-se tanto, corre-se tanto, o tempo passa sem que o percebamos, e a morte nos apanha... O que adquirimos, acumulamos, ajuntamos com trabalho e aflição de espírito fica para quem nada fez. Será que valeu mesmo a pena?
Na nossa correria de trabalho sacrificamos quantas vezes o tempo de comunhão com Jesus, o tempo que devemos passar com a Santa Palavra, o convívio com nossos irmãos quando nos reunimos para cultuar.
Não temos tempo. O tempo é curto. Há muito para ser feito. E dessa maneira não paramos para observar as coisas belas que estão a nossa volta! Nem percebemos pequenos detalhes que muitas vezes são importantes para os que convivem conosco.
Quem pode fazer voltar um minuto perdido? Uma oportunidade desperdiçada? Um momento de ternura que não foi aproveitado devidamente?
Quando chegarmos à fase da velhice, olhando para trás, veremos que muita coisa não valeu a pena. Se pudéssemos voltar no tempo agiríamos tão diferente! As prioridades seriam outras, como por exemplo, pessoas ao invés de coisas, o “ser” ao invés do “ter”, coisas espirituais ao invés de coisas materiais... Mas... já foi...
Portanto, meus amados, enquanto é tempo despertemos com atenção para a Palavra de Deus, e não precipitemos a nossa partida com tanta correria sem descanso, sem tempo para viver com qualidade. Lembremo-nos de que:
“INUTIL VOS SERÁ LEVANTAR DE MADRUGADA, REPOUSAR TARDE, COMER O PÃO DE DORES...” ( Salmo 127.2), pois
“A BÊNÇÃO DO SENHOR É QUE ENRIQUECE; E NÃO ACRESCENTA DORES.”
(Provérbios 10.22).
Aproveitemos cada minuto da nossa vida com alegria desfrutando do bem que o Pai celestial nos tem dado. Vivamos em amor e felizes com a presença maravilhosa de Deus em nossa vida. Isso é de verdade o que faz diferença!
Aniversariantes PARABÉNS! Gênesis 28.3

Um comentário:

Dennis Da Silva disse...

A paz, Mamãe!

Nossa, valeu mesmo! O que a sra escreveu foi muito bom. Muitos pastores e obreiros deveriam ler este artigo. Não vale a pena perder os filhos pelo simples motivo de que estava na "obra". Precisamos viver uma vida equilibrada. Gracas a Deus que o sra tem escrito tem sido mais e mais equilibrado...muito obrigado!
Um Beijo com carinho do teu filho Dennis